Dolinas Gêmeas

A maioria das pessoas adoram viajar e conhecer as diversas atrações que o mundo pode nos oferecer. Vemos na televisão e através das redes sociais e internet pontos turísticos que nos convidam a visita-los ou por causa de sua beleza natural, ou devido as construções históricas ou devido ao comércio que nos oferta, dentre outros motivos. O Brasil é um país que oferece uma gama de opções para todos os gostos, há locais lindos para quem deseja curtir praia, cidades históricas para quem quer conhecer mais da cultura das diversas regiões, locais famosos por ser ponto de comércio bom e barato e locais por exibir a beleza de construções modernas e elegantes.

Um dos locais do Brasil que atrai por sua beleza natural é a cidade de Ponta Grossa, localizada no interior do estado do Paraná. A cidade atrai muitos turistas devido a Dolina Grande que se localiza próximo às furnas Gêmeas. A dolina é uma depressão que vai se formando devido a dissolução das rochas em regiões calcárias, essa dissolução acontece debaixo da superfície.

Geralmente as dolinas que se formam ficam em formato circular e podem ser inundadas por lagoas, secas ou cheias de sedimentos, solo ou vegetação. No caso das dolinas gêmeas é possível ver dentro do buraco no chão uma floresta, riacho, tudo visto de cima. Para quem deseja curtir o rio e essa natureza mais de perto é possível realizar uma trilha para descer e contemplar a dolina em seu interior.

Próximo a região de paisagem singular há plantação de soja e para quem quer chegar ao local é bom saber que não há uma infra estrutura adequada para a recepção de turistas, portanto é importante se atentar para levar a alimentação do seu dia, água, repelentes e protetor solar, pois não haverá nenhum local muito próximo para você comprar.

Para acessar essa beleza natural diferenciada deve-se se dirigir pela rodovia do Talco e ao chegar no quilometro 18,6 de vira à direita em uma estrada de terra que irá conduzir até a dolina gêmea. Antes de virar a direita você passar por um vilarejo conhecido como vilarejo do Passo do Pupo. Na estrada de terra irá percorrer em torno de 700 metros até poder entrar nas chamadas Furnas Gêmeas. Para acessar a dolina deve ainda andar cerca de 1500 metros para o norte das furnas.

Quando chegar na dolina gêmea irá se avistar a presença de capões de mata nativa, que são araucárias, que estão ao redor da formação da dolina.

Por essa mesma estrada de terra que se chega na Dolina Gêmeas é possível conhecer diversos outros locais de beleza natural impar como por exemplo a fenda das andorinhas. Essa fenda fica há 3,4 quilômetros após se virar à direita na estrada de terra e irá avistar uma porteira. Após a porteira percorre mais cerca de 50 metros e deve-se então realizar uma trilha caminhando. Para esse atrativo a entrada é de graça. Assim como na visita a dolina gêmea aqui na fenda das andorinhas também é necessário levar o que vai ser necessário para o seu dia, pois não há uma infra estrutura para turistas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *