Choperias em Peirópolis

Que tal ir até uma fantástica terra dos dinossauros sem sair do Brasil? Basta conhecer o distrito rural de Peirópolis que está situado no município de Uberaba, Minas Gerais, e que se tornou conhecido em todo o território nacional após terem sido encontrados fósseis de dinossauros por lá. No início do século passado o distrito tinha projeção como produtor de calcário tendo somente posteriormente se convertido num destino de turismo.

Uma das principais atrações locais é o Museu dos Dinossauros que foi construído na antiga estação ferroviária da cidade sendo parte integrante do Complexo Científico Cultural de Peirópolis. Os visitantes podem ainda visitar parques com réplicas de dinossauros assim como se hospedar em confortáveis pousadas. Para encerrar as atividades com os dinossauros nada melhor do que aproveitar as choperias locais, algumas até entram no clima dos dinos.

A Descoberta do Sítio Paleontológico

O nome de Peirópolis se deve ao imigrante espanhol Frederico Peiró que no ano de 1911 construiu duas fábricas de cal virgem no local valendo-se do fato de que o calcário era abundante. Foi a partir da década de 1940 que a região passou a ser mais conhecida pelas descobertas paleontológicas do que pelo calcário. Em 1947 o renomado paleontólogo gaúcho Llewellyn Ivor Price (1905-1980) foi trabalhar em Peirópolis.

O profissional foi informado de que quando a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (primeira rodovia a passar pelo Triângulo Mineiro) foi construída, em 1889, já haviam sido descobertos fósseis de dinossauros. No período entre os anos de 1949 e 1961 el trabalhou numa sistemática escavação na região de Caieira encontrando muitas ossadas fossilizadas que datam do Período Cretáceo Superior (há cerca de 100 a 65 milhões de anos). O destaque ficou para os dinossauros conhecidos como titanossauros.

Criação do Museu e do Centro de Pesquisas em Peirópolis

Foi em 1991 que a prefeitura de Uberaba se dedicou a restaurar o edifício da antiga estação ferroviária para que o mesmo servisse como sede para o Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price. O espaço abriga também um laboratório para o preparo dos fósseis e um museu de paleontologia. Uma curiosidade é que alguns imóveis do entorno da estação foram reformados para servir de moradia para pesquisadores.

A principal atração do museu atual é esqueleto fossilizado, descoberto em 2000, de um crocodilomorfo do Cretáceo Superior Uberabasuchus terrificus. Trata-se de um dos mais completos expostos em todo o mundo. Esse espécime pertence a família chamada Peirosauridae que recebeu tal nome em homenagem a Peirópolis.

Cachoeiras

Na região de Peirópolis há duas cachoeiras que podem render ótimos passeios em família. Pode ser legal alugar um carro na cidade para poder se deslocar até a entrada delas. Quem tem preparo para seguir por trilhas vai se dar melhor nesses passeios, mas não é nada que seja impossível até para os menos acostumados.

Choperias de Peirópolis

Após entrar tão profundamente no universo dos dinossauros você vai gostar de um pouco de descontração nas choperias da região que também se tornaram famosas. Alguns dos estabelecimentos que se destacam são a Choperia Ilha dos Pássaros, Choperia Caçarola do Dino e Choperia Recanto do Lago. Para absorver tanto conhecimento a respeito de fósseis nada mais indicado que um bom chope, não é mesmo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *