Pernambuco

Pernambuco é um Estado brasileiro que está localizado na região nordeste do país. Sua área total é de 98.311 quilômetros quadrados, sendo apenas um pouco menos do que a Coreia do Sul. A capital de Pernambuco é Recife, que possui o maior número de habitantes dentre as cidades do Estado, é famosa por seu carnaval e pelo frevo, que se tornou a dança oficial do local.

Capital Recife

Há duas suposições para a origem do nome Pernambuco, alguns acreditam se tratar de uma palavra indígena para designar o pau-brasil, mas a versão mais aceita é de que o nome do Estado surgiu depois de uma adaptação da palavra do tupi Paranã-Puca, que significa “onde o mar se arrebenta”, pois a maior parte do litoral pernambucano possui paredes de recifes e corais.

É na capital, Recife que se encontra o Aeroporto Internacional do Recife, que foi eleito um dos cinco aeroportos mais modernos de todo o mundo, e em se tratando da capacidade para passageiros, é o maior da região nordeste.

O Povo Pernambucano

A população de Pernambuco está estimada em quase 9 milhões de habitantes, sendo mais de 25 mil pessoas, descendentes dos índios que habitavam o Estado no passado, que estão divididos nas seguintes etnias indígenas: Pipipãs, Pankaruru, Kapinawá, Kambiwá, Tuxá, Truká, Atikum, Fulnió, Xucuru.

População Pernambucana

Os habitantes de Pernambuco estão divididos em: 37,9% de brancos, 6,3% de negros, 55,2% de pardos e 0,6% de amarelos ou indígenas. E em se tratando de religiões e crenças, há no Estado, mais de 5 milhões de pessoas que se declararam católicas, pouco mais de 1 milhão são protestantes, mais de 90 mil são espíritas, 13 mil são seguidores de religiões afro-brasileiras, 4 mil são judeus, 3 mil seguem religiões orientais, 47 mil seguem outro tipo de religião e mais de 800 mil não tem nenhuma religião.

A Economia de Pernambuco

A economia pernambucana é baseada na agricultura, produzindo mandioca e cana-de-açúcar; na criação de animais; e indústrias têxteis, alimentícias, eletrônicas, metalúrgicas e químicas. Desde que o Estado foi colonizado pelos portugueses a economia se baseava apenas na agricultura, destacando-se para a produção da cana-de-açúcar. Mas nos últimos anos isso foi acabando, pois o Estado passou a também se destacar em outras áreas.

O PIB, Produto Interno Bruto, de Pernambuco foi de mais de 60 milhões de reais no ano de 2007, em apenas 10 anos o PIB teve aumentos significativos jamais vistos antes no Estado.

Agricultura Local

Entre os produtos cultivados na agricultura, além da cana-de-açúcar, estão: algodão arbóreo, cebola, mandioca, feijão, banana, mandioca, milho, uva e tomate. Em se tratando de pecuária, destacam-se as criações de: galináceos, bovinos, caprinos e suínos.

Pernambuco foi escolhido para serem implantadas unidades de diversas empresas: Petrobrás, Novartis, Hemobrás, Bunge, CSN, Gerdau, Camargo Corrêa, entre outras.
Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *