Paraiba

Um Estado Brasileiro

A Paraíba é um estado brasileiro que está localizado na região nordeste do país. Com população estimada em mais de 3 milhões e 700 mil habitantes, o estado faz limite com os estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e com o Oceano Atlântico. Sua capital é a cidade de João Pessoa, que tem uma população estimada em mais de 700 mil habitantes.

Em se tratando de turismo, a capital do estado atrai um grande número deles devido a sua posição geográfica diferenciada que faz com que seja comnhecida como a cidade onde o sol nasce primeiro. Algumas das cidades de destaque localizadas na Paraíba são: Campina Grande, Patos, Pombal, Guarabira, Santa Rita, entre outras.

Um Estado Brasileiro

Um Estado Brasileiro

A história do estado se inicia antes mesmo de o Brasil ser descoberto pelos portugueses, pois o território era povoado por índios. Após o descobrimento se tornou província no dia 15 de novembro do ano 1889.

Economia da Paraíba

A economia da Paraíba é baseada principalmente na agricultura, no cultivo de cana-de-açúcar, umbu, juta, abacaxi, fumo, tamarindo, caju, feijão, arroz, café, etc. Na pecuária, se destaca principalmente a criação de caprinos. E na indústria, as mais importantes são: fabricação de tecidos, alimentos, calçados, indústrias metalúrgicas, couro, sulcroalcooleira, etc. Além de se destacar também no turismo.

Beleza Natural

Beleza Natural

A maior parte das importações e exportações realizadas na Paraíba dependem do transporte marítimo, sendo o Porto de Cabedelo o mais usado para as transações. Em 2007, o PIB da Paraíba foi de 22 trilhões de reais. Os municípios paraibanos com os maiores PIBs são: a capital João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Patos, Sousa, Caaporã, Cajazeiras e Conde.

A Cultura Paraibana

A Paraíba é um estado muito rico em cultura, em sua capital, João Pessoa, se encontra o Teatro Santa Rosa, e foi nesse local que as cores da bandeira paraibana foram criadas. O teatro tem mais de 100 anos, e mesmo já tendo passado por diversas reformas, seu estilo arquitetônico continua o mesmo, que é de origem greco-romana, e internamente é revestida por madeira.

Em Campina Grande se encontra outro teatro, é o Teatro Municipal Severino Cabral, que foi construído por um dos prefeitos da cidade que resolveu dar o próprio nome ao local. Possui arquitetura moderna e serve de palco para inúmeros eventos, tanto do estado quanto de outras localizações.

A Cultura Paraibana

A Cultura Paraibana

Outro local que faz parte da cultura paraibana é o Museu de Artes Assis Chateaubriand, localizado na capital, mais precisamente no Parque Evaldo Cruz. Inicialmente ficava onde atualmente se encontra a reitoria da FURNe, Fundação Universidade Regional do Nordeste. Lá se encontram obras dos mais renomados pintores do mundo, como: Cândido Portinari, Antônio Dias, Anita Malfatti, Pedro Américo, Ismael Nery, entre outros nomes.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nordeste

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *