Visitação Congresso Nacional

Quando vamos fazer uma viagem são diversos os locais de nosso destino que podem ser visitados. Para um mesmo destino podemos verificar de fazer passeios culturais, para se conhecer museus, prédios e arquiteturas locais, assim como desfrutar da culinária e gastronomia da região. Faz parte do passeio conhecer a história da região e visitar locais que nos contem sobre a evolução local. Visitar locais que falam da administração e governo da região também pode ser interessante e um dos locais do Brasil que mais são visitados com esse intuito é a cidade de Brasília que apresenta lindos e grandes prédios do governo que exibem uma arquitetura exuberante e admirável.

Em Brasília temos o Palácio do Congresso Nacional, que foi um prédio projeto pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Esse prédio foi inaugurado em abril do ano de 1960 e também é conhecido pelo nome de Palácio Nereu Ramos. Esse prédio junto com o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal forma a conhecida Praça dos Três Poderes de Brasília. O formato do prédio não é a toa e possui um significado, falando politicamente as cúpulas do edifício encontra com a concavidade virada para baixo, a cúpula da esquerda, que é onde é destinado ao Senado e isso pretende transmitir equilíbrio e mostrar a importância da experiência, já que pessoas nesse cargo ficam por 8 anos no governo. Há também a cúpula que fica voltada para cima e é onde ficam os deputados. Estar voltada para cima quer passar a ideia de estar aberta a várias opiniões e pensamentos, aberta a receber influência externa, influência do povo brasileiro, já que os deputados os representam.

O Palácio do Congresso Nacional Brasileiro é aberto para receber o público em geral, aberto para ser visitado. Recebem visitas midiadas, visitas mediadas não agendadas, as que são agendadas, visitas técnicas especiais. As visitas são gratuitas e geralmente o percurso pelo prédio dura aproximadamente uma hora. Durante a semana o grupo de visita se limita em 50 pessoas e nos finais de semana esse número aumenta para 70 pessoas. Na terça-feira e quarta-feira não é aberto e na quinta-feira para poder realizar a visita nesse dia deve haver agendamento prévio, devido ao maior movimento nesse dia da semana.

Pessoas que precisam de visitas em outros idiomas é preciso agendar e pessoas com alguma deficiência o ideal também é agendar a visita. Esse agendamento pode ser realizado pelo próprio site do congresso nacional e é fácil de ser realizado.

O tipo de visita técnica é quando deseja visitar locais que não são programados de serem visitados, como visitas aos veículos de comunicação, dentre outros e para isso deve ser agendado com antecedência. O horário para realizar essas visitas acontece das oito e meia da manhã até às cinco e meia da tarde e nos finais de semana e feriados ocorre visita em idioma inglês e libras que acontece das dez e quinze da manhã até às quatro e quinze da tarde.

Algo importante de se saber antes da visita é sobre a vestimenta permitida no local. É proibida a entrada de pessoas que estejam vestindo roupas como shorts, minissaia, chinelo e camisa sem manga, isso para pessoas maiores de 12 anos. Alguns locais e situações é recomendado uso de ternos para homens.

Várias épocas do ano há exposições artísticas, fotográficas e culturais no planalto e é possível verificar se haverá alguma exposição na data de sua viagem visitando a programação que é divulgada em portais eletrônicos.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Centro-Oeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *