Visita ao Supremo Tribunal Federal

O edifício do Supremo Tribunal Federal (STF) abriga a Suprema Corte do país que tem ganhado cada vez mais espaço nos noticiários políticos nos últimos anos. Esse fato contribuiu para que a sede projetada com as linhas modernas do arquiteto Oscar Niemeyer chamasse ainda mais atenção de turistas brasileiros e estrangeiros. O local que abriga inúmeras obras de arte está aberta para visitação pública desde que haja agendamento prévio. Descubra como ter acesso a esse local tão importante para o andamento do Brasil e não perca a chance de visita-lo.

A Visita pelo Supremo Tribunal Federal

Quem faz essa visita tem acesso a 200 anos da história da Justiça em nosso país assim como pode conhecer e entender o funcionamento do judiciário. A tramitação de processos e julgamentos pode ser mais complexa do que imaginamos a partir do que vemos na TV. Os turistas ainda podem conferir o acervo de obras de artes que pertence a corte suprema.

Hall dos Bustos

O início da visita é no Hall dos Bustos em que estão peças de bronze que prestam homenagem a nomes importantes da nossa história como o jurista Rui Barbosa e o imperador Dom Pedro I.

Salão Nobre

Logo em seguida a visita ao STF prossegue no Salão Nobre que é o local em que as autoridades estrangeiras são recepcionadas. Ao passar por esse espaço os turistas conferem alguns presentes que foram concedidos ao longo dos anos além do acervo de móveis que datam da época do império.

Galeria dos Ministros

Essa é a galeria em que estão as fotos de todos os ministros da Suprema Corte desde o ano de 1829. No final da galeria está o gabinete do presidente do STF que dependendo da gestão está ou não aberto à visitação do público. Nesse gabinete a peça que surpreende é a imponente mesa de peroba do campo que se encontra extinta.

Plenário da Suprema Corte

O ponto alto da visita ao STF, os turistas geralmente chegam com a expectativa de conhecer esse espaço. É no plenário que são tomadas as principais decisões da Suprema Corte, algo que impressiona quem está de passagem.

Salão Branco

Por fim os turistas chegam ao salão em que está a galeria dos presidentes podendo conferir todos aqueles que já ocuparam o posto.

Agendamento Prévio

Para pode visitar o Supremo Tribunal Federal é necessário fazer o agendamento prévio, para isso clique aqui. É necessário informar a data e horário pretendidos da visita assim como a cidade e o estado de residência dos visitantes. A equipe do cerimonial irá responder em até dois dias úteis para apresentar a disponibilidade.

Com a confirmação o responsável pelo grupo deverá preencher o formulário com os dados solicitados. Se o formulário não for enviado com até 5 dias úteis de antecedência a mesma estará automaticamente cancelada. É permitido grupo de até 30 pessoas e é obrigatório apresentar documento com foto no momento da entrada.

Serviço – Visita ao Supremo Tribunal Federal

As visitas em dias úteis acontecem de segunda a sexta-feira às 10h e às 11h. Nas segundas, terças e sextas há também sessões às 14h, 15h, 16h e 17h. Embora não seja necessário uso de traje formal não são permitidas roupas esportivas. A visita é gratuita. Se precisar os contatos do STF são: (61) 3217-4066 ou e-mail: visitacao@stf.jus.br.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Centro-Oeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *