Visita a Catedral de Brasília

Conhecida simplesmente como a Catedral de Brasília, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, é uma das mais belas edificações planejadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer para compor uma modernista capital federal. Quem decide fazer esse mergulho na história e arquitetura do nosso país, visitando Brasília, não pode deixar de fazer uma visita a essa maravilha em forma de catedral. Que tal conhecer mais sobre a sua história e horários de visitação? Continue lendo…

Catedral de Brasília: Contemple a Beleza

Estrutura

A surpresa com essa magnífica obra arquitetônica começa já ao avistar a sua edificação ao longe. Ao todo são 16 arcos de concreto que saíram da modernista imaginação de Oscar Niemeyer e que junto o branco imaculado passa uma sensação de leveza. Para alguns a catedral se assemelha a uma nave espacial que está só esperando o melhor momento para romper as barreiras da terra rumo ao espaço sideral.

Estrutura da Catedral de Brasília

Estrutura da Catedral de Brasília

Obras de Arte

A estrutura leve e as quatro estátuas dos evangelistas que tem 3 metros de altura cada já prenunciam a maravilha do interior da catedral. Saiba que assim que entrar pelo túnel que leva ao interior da catedral você será iluminado por lindos e coloridos vitrais. Não deixe de olhar para cima para avistar sobre a sua cabeça três estátuas enormes de anjos que são de autoria de Alfredo Ceschiatti.

Há também outras obras de arte no local como os painéis que fazem a representação da via sacra e cuja autoria é de Di Cavalcanti e os azulejos que adoram o batistério e nos contam algumas passagens da vida de Nossa Senhora de Athos Bulcão. Marianne Peretti, artista franco-brasileira e única mulher a colaborar na construção de Brasília, emprestou seu enorme talento para 2 mil metros de vitrais que acabaram de passar por processo de restauro.

Os visitantes da catedral podem ainda deleitar seus olhos com uma réplica em tamanho natural da Pietá de Michelangelo e orar diante da cruz de madeira que foi utilizada na primeira missa realizada na capital federal. Visitar essa maravilha que faz da nossa capital ainda mais especial é uma maneira de se sentir na Brasília em construção.

Brincando de Falar com as Paredes

E para quem pensa que as surpresas da Catedral de Brasília acabaram temos que citar a famosa brincadeira de falar com as paredes. A acústica do local é um dos pontos de maior destaque e alguns turistas aproveitam para falar literalmente com as paredes. O interessante é que as pessoas que estão do outro lado da parede poderão ouvir e responder. Faça esse teste quando estiver passando pela Catedral, garantimos que dá certo e é bem divertido.

Foto Noturna da Catedral de Brasília

Foto Noturna da Catedral de Brasília

Faça Mais de Uma Visita

Um dos segredos dessa catedral é que de acordo com a intensidade luminosa e posição do sol o interior muda oferecendo experiências diferenciadas. Em cada hora do dia é possível observar os vitrais com cores diferenciadas, sendo assim vale a pena se planejar para mais de uma visita. A iluminação noturna deixa o cenário ainda mais incrível. Essa catedral foi inaugurada oficialmente em 1970 e consiste num dos pontos turísticos mais procurados de Brasília.

Serviço

Para quem se interessou em visitar a Catedral de Brasília é importante conhecer seus horários de atendimento.

Visitas Diárias

Acontecem das 8h às 19h30.

Horário das Missas

De terça a sexta as missas são realizadas às 12h15 e às 18h15.

Aos sábados as missas acontecem às 17h.

Aos domingos as missas são realizadas às 8h30, às 10h30 e às 18h.

A visitação é gratuita.

Atenção

Para poder visitar a Catedral de Brasília é importante não estar com roupas muito curtas ou consideradas impróprias para o ambiente. O entorno é seguro até mesmo para quem deseja a visita noturna. No lado de fora há vendedores oferecendo suvenires como flores secas do Cerrado.

Missas na Catedral de Brasília

Missas na Catedral de Brasília

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Centro-Oeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *