Roupa Para ir ao Congresso Nacional

Para quem decidiu passar as suas férias em Brasília e tem o desejo de conhecer o Congresso Nacional é interessante falar a respeito das regras de vestimenta para poder adentrar no local. Sendo este o local em que se desenvolvem as funções legislativas do país é de se esperar algumas formalidades. Para visitar o lugar em que são elaboradas e aprovadas as leis que regem o Brasil é necessário ter alguns cuidados na escolha da vestimenta, entenda um pouco mais a seguir.

Questões Relevantes para Escolher a Roupa para ir ao Congresso Nacional

Terno e Gravata?

A primeira questão que deve ficar clara é que os homens não precisam estar de terno e gravata e as mulheres não precisam usar alfaiataria para poder visitar o Congresso Nacional. Há o entendimento que os visitantes são em grande parte turistas que levaram apenas poucas roupas em sua mala. Além disso, não faz sentido se vestir com uma roupa de trabalho se você está a passeio, não é mesmo?

Roupas Fechadas

Embora não seja necessário estar com um traje social é exigido que os visitantes usem roupas e calçados fechados. Para os homens a recomendação é de calça, camisa e sapatos fechados. Já as mulheres podem optar entre usar calça comprida com camisa de manga ou então vestido ou saia cujo comprimento esteja pelo menos na altura do joelho.

Essa exigência, especialmente fiscalizada durante os dias de semana, se deve ao fato de que os parlamentares estão trabalhando no Congresso Nacional e se deslocam entre reuniões e cerimônias solenes não sendo recomendado ter pessoas de saias, bermudas e chinelos como pano de fundo.

O que Não Pode?

As peças que podem fazer com que algumas pessoas sejam barradas na entrada do Congresso Nacional são saias e vestidos curtos, bermudas, chinelos e regatas (para eles e para elas). Essas regras de vestimenta não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade.

Podem me Barrar?

A resposta é sim, se você não estiver vestido adequadamente para frequentar o local os seguranças podem barrar a sua entrada. Mas, não se preocupe que para tudo tem solução.

Calça de TNT

Como Brasília é uma cidade muito quente é normal que as pessoas não pensem a respeito dessa regra de não poder entrar de bermuda ou saia no edifício. Para que ninguém perca seu passeio por causa da roupa que está usando há a opção de comprar uma calça de TNT na lojinha da câmara que fica em frente a entrada do Salão Branco ou no quiosque no Salão Negro. A peça custa R$ 5,00 e é descartável, basta que o turista compre e vista para poder fazer a visita. Essa alternativa está disponível todos os dias incluindo feriados.

Atenção

Há determinadas situações e locais que exigem o uso de terno e gravata como, por exemplo, a Tribuna de Honra do Plenário ou então o Salão Verde da Câmara. Se houver alguma dúvida a respeito de situação específica é válido consultar o próprio Congresso Nacional.

Lembre-se como se trata de um local formal há algumas regras que devem ser respeitadas mesmo que para você pareçam desnecessárias.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Centro-Oeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *