Residência Oficial do Presidente

A residência oficial dos presidentes brasileiros é o Palácio da Alvorada construído especialmente para essa finalidade. Se você deseja fazer uma viagem turística a capital federal do Brasil, Brasília pode aproveitar para fazer uma visita guiada pelo complexo descobrindo todas as suas belezas e diferenciais arquitetônicos. Esse passeio é gratuito e oferece para os turistas acesso a passagens muito interessantes de nossa história.

Agendando a Visita

Quem deseja fazer a visita guiada no Palácio da Alvorada deverá realizar o agendamento com antecedência através do site criado especialmente para essa finalidade. O processo deve ser feito com alguma antecedência porque se deve aguardar a resposta da solicitação via e-mail. Tendo a sua visita confirmada compareça ao palácio no dia marcado com pelo menos 15 minutos de antecedência.

Dicas Importantes para a Visita Guiada

Não é permitido entrar no palácio com mochilas, tripés de câmeras fotográficas, máquinas fotográficas profissionais, qualquer tipo de alimento entre outros itens. Quem eventualmente estiver portando algo que não seja permitido poderá deixar no guarda-volumes que assim como a visita é gratuito. Aproveite que você poderá preencher um cartão postal e enviar a si mesmo gratuitamente.

A Visita Guiada ao Palácio da Alvorada

Fachada

O começo do passeio é pela fachada frontal do edifício que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Logo a frente desse moderno palácio está o espelho d’água que tem 60 cm de profundidade em conjunto com uma escultura de Alfredo Ceschiatti intitulada ‘As Laras’.

Hall de Entrada do Palácio

O segundo local a ser visto no passeio guiado pelo palácio é o fabuloso hall de entrada que possui uma rica parede dourada em que está gravada a seguinte frase do poeta Augusto Frederico Schmidt que foi escrita para integrar o discurso da pedra fundamental da nova capital do país: “Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável em seu grande destino.”.

Capela

Após conhecer o hall os turistas são levados para a capela que fica situada ao lado esquerdo do edifício principal. Um dos pontos admiráveis dessa capela é contar com maravilhosa iluminação natural assim como decoração criada por Athos Bulcão.

Conhecendo as Dependências do Palácio da Alvorada

Embora o objetivo seja conhecer as dependências da residência oficial do presidente a visita guiada é feita pela parte externa do edifício que tem paredes de vidro de maneira que não tem problema não entrar.

Salão do Estado

Uma das paredes desse aposento é feita simplesmente de jacarandá-da-bahia e sua composição de móveis tem peças contemporâneas e outras mais antigas. Há mesas e estantes com livros que tornam o ambiente ideal para reuniões de trabalho.

A Biblioteca

O sonho de todo e qualquer apaixonado por livros com estantes que possuem nada menos do que 3.406 livros dentre os quais se destacam obras de autores brasileiros como Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, Machado de Assis entre outros. Se já não bastasse a riqueza literária o espaço ainda conta com quadros e uma tapeçaria de Di Cavalcanti que tem o nome de ‘Músicos’.

O Mezanino

Trata-se do espaço de circulação que existe entre a biblioteca, o hall de entrada e o salão nobre do palácio e no qual estão três urnas funerárias marajoaras além das esculturas Outono e Inverno de Alfredo Ceschiatti e uma maravilhosa mesa de cristal.

O Salão Nobre

Um amplo espaço que está dividido em quatro ambientes e que possui decoração composta por belíssimas mesas de centro, sofás e esculturas. Preste atenção especial as paredes que contam com obras de ninguém menos do que Candido Portinari (‘Os Seringueiros’ e ‘Jangadas do Nordeste’).

O Salão de Música

Para os momentos de relaxamento do presidente foi criado esse belo salão de música que possui um lindo piano de meia cauda cercado por lindas poltronas, obras de arte e tapetes de grande valor agregado.

O Salão de Banquetes

Observando que um presidente pode fazer reuniões com quantidades variadas de pessoas esse ambiente tem uma mesa que pode ser montada com diferentes tamanhos podendo comportar até 50 pessoas. Os aparadores são de uma beleza singular e tem maravilhosos objetos de prato de ornamentação.

A Piscina

Uma bela piscina está localizada no jardim do palácio com revestimento de azulejo azul.

Os Belos Jardins do Palácio da Alvorada

O projeto desses jardins é do jardineiro do palácio imperial do Japão, Yoichi Aikawa, que utilizou na composição pau-brasil, araucárias e outras espécies que são tão simbólicas para o nosso país. A parte externa do palácio é muito bem cuidada recebendo até mesmo a visita de animais exóticos como araras azuis. O ponto de início dos jardins externos é a bela escultura ‘Rito dos Ritmos’.

Os Dragões da Independência

Para fechar com chave de ouro a sua visita a residência oficial do presidente vá até a área em que ficam os guardas conhecidos como Dragões da Independência em homenagem ao 1° Regimento de Cavalaria da Guarda que foi criado por Dom João VI no ano de 1808. O uniforme é uma referência a Guarda de Honra de Dom Pedro I.

Horário de Visita

As visitas somente são realizadas as quartas-feiras das 14h30 às 16h50.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Centro-Oeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *