Qual Órgão do Governo Utiliza o Palácio do Planalto?

Edifício imponente situado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o Palácio do Planalto é a sede do Governo Executivo e abriga o gabinete presidencial. Trata-se de uma das primeiras construções concluídas quando a nova capital federal estava sendo erguida seguindo o projeto de arquitetos renomados como Oscar Niemeyer.

História

O Palácio do Planalto entrou para a história por ter sido o ponto central das comemorações da inauguração de Brasília. Aberto no dia 21 de abril de 1960 esse edifício se tornou o símbolo da transferência oficial do status de capital do país. O trabalho de construção da edificação teve início em 10 de julho de 1958. Durante o período em que o gabinete presidencial estava em construção a sede do governo, em Brasília, era o emblemático Catetinho – uma construção de madeira que foi inaugurado em 1956 e utilizado pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

O Projeto Arquitetônico do Palácio do Planalto

O arquiteto responsável pelo desenho do edifício do Palácio do Planalto foi Oscar Niemeyer que combinou linhas puras com um poderoso efeito plástico. As colunas são um dos principais destaques desse edifício e de acordo com a fala do próprio Niemeyer elas são como plumas tocando o chão.

A rampa do Palácio do Planalto oferece acesso ao salão nobre que foi pensado para a realização de eventos de grande porte como a recepção de dignitários estrangeiros. Há ainda o Parlatório que foi pensado como um espaço em que o presidente e seus convidados se dirigem ao povo que se concentra na praça logo em frente. Uma curiosidade é que esse espaço foi usado na inauguração de Brasília e em poucas outras ocasiões.

O Trabalho de Restauração do Palácio do Planalto

Em uso desde 1960 o prédio só passou pelo primeiro trabalho de restauro na primeira década dos anos 2000. Ao longo das décadas o edifício foi sentindo o peso do uso cotidiano e apresentava uma série de problemas como as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Os sistemas de ar condicionado e incêndio também precisaram ser revistos nesse processo.

O restauro também foi realizado na bela fachada do palácio assim como houve um trabalho de reaproveitamento do uso de água para reduzir os gastos. O palácio ganhou ainda um estacionamento com capacidade para 500 veículos, algo que não prioritário na década de 1950 quando sua construção teve início.

Prédio de Grande Relevância

No Palácio do Planalto além do gabinete presidencial (local em que o presidente exerce as suas funções) estão a Secretaria Geral da União, a Casa Civil e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Visitação do Palácio do Planalto

O edifício está aberto para a visitação turística aos domingos no período das 9h30 às 14h. As visitas são guiadas e tem duração de apenas 20 minutos. Nos dias de semana o palácio tem acesso restrito e independente do dia é bem difícil ver o presidente, pois quase sempre ele é escoltado pela entrada norte ou então de helicóptero. A segurança do palácio fica por conta do 1° Regimento de Cavalaria de Guardas – conhecidos como Dragões da Independência – e o Batalhão da Guarda Presidencial.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Centro-Oeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *