Horário de Missa – Rainha da Paz em Brasília

O que é a Rainha da Paz em Brasília?

A Rainha da Paz, cujo nome oficial é Catedral Militar Rainha da Paz é um local relacionado à Igreja Católica, mas que, no momento, está sob pertinência ao Ordinariato Militar do Brasil. Essa instituição religiosa tem como padroeira a Nossa Senhora Rainha da Paz, assim como o Ordinariato Militar do Brasil. Isso ocorreu na década de 90, quando a estrutura da catedral foi doada para servir como a catedral oficial das forças armadas de Brasília, cujo responsável, até então, era o chamado Dom Geraldo Ávila, que tinha o título de Arcebispo Militar do Brasil, naquela época. Atualmente, a Catedral tem como Arcebispo o Dom Fernando José Monteiro Guimarães.

A Catedral Militar Rainha da Paz está localizada na porção final do Eixo Oeste da cidade de Brasília, que também é chamado de Eixo Monumental. Ela se situa em uma localização bastante próxima ao chamado Setor Militar Urbano, o SMU, que fica entre as vias N1 e S1. O projeto de sua estrutura foi arquitetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e foi inaugurada no dia 12 do mês de dezembro do ano de 1994, após a realização de um aperfeiçoamento e adaptação do projeto original de Oscar Niemeyer, que ocorreu no ano de 1993. Atualmente, há um local especial nessa catedral onde o corpo de Dom Geraldo Ávila se encontra sepultado.

A estrutura dessa catedral é bastante peculiar. Ela conta com um formato em triangulo, o que, tem como intuito, de acordo com o seu projetista, fazer alusão a uma espécie de barraca de campanha. Ela apresenta uma pedra fundamental, que foi abençoada pelo então Para da época, o Papa João Paulo II, o que ocorreu no ano de 1991, quando ele veio ao Brasil. Para formalizar essa bênção, o Papa João Paulo II realizou uma missa na chamada Esplanada dos Ministérios. Nessa ocasião, Oscar Niemeyer também projetou algo especial: um pódio em forma de retângulo apresentando uma estrutura que se assemelhava a uma típica tenda militar, uma vez que o pódio era coberto por uma belíssima estrutura metalizada.

Interior da Catedral Rainha da Paz em Brasília

Interior da Catedral Rainha da Paz em Brasília

Horários da Missa na Catedral Militar Rainha da Paz

Na Catedral Militar Rainha da Paz é possível ir às missas em todos os dias da semana, sendo que, nos dias úteis, isto é, de segunda à sexta-feira, elas têm início às 19 horas e, aos sábados, a missa é às 17 horas, em ponto. Já aos domingos, há o total de três missas ao longo de todo o dia, sendo que a primeira missa se dá às 8 horas da manhã, a segunda missa, às 10 horas da manhã e, a última, às 18:30, ou seja, às seis e meia da tarde.

É de suma importância salientar o fato de que, durante os dias da semana, em cada dia há um tema de missa. Na segunda feira, está sempre prevista a chamada Missa das Almas; na terça, a Missa de Santo; na quarta, a Missa da Saúde; na quinta, a Missa da Eucaristia e, por fim, na sexta-feira, a Missa do Sagrado Coração de Jesus.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Centro-Oeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *