Granja do Torto – Onde Fica?

A Residência Oficial da Granja do Torto é a casa de veraneio destinada ao ocupante do cargo de presidente da república e fica localizada no bairro homônimo em Brasília. Aliás, o bairro pouco populoso, mas de importância estratégica recebeu esse nome exatamente por ser o local em que a casa está situada, nesse espaço da capital federal é possível encontrar ainda a Cidade Digital e o Parque de Exposições. O bairro está situado fora do Plano Piloto de Brasília.

Conheça a História da Residência Oficial da Granja do Torto

O primeiro ponto que deve ser esclarecido é que oficialmente a residência oficial do presidente da república é o Palácio da Alvorada que foi inaugurado no ano de 1958 (antes da inauguração oficial da capital federal em 1960). Contudo, alguns presidentes já optaram por ter a residência da Granja do Torto como sua moradia oficial dentre eles estão João Goulart (mandato de 1961 a 1964), João Baptista Figueiredo (último presidente do regime militar de 1979 a 1985), Luís Inácio Lula da Silva (dois mandatos entre os anos de 2003 e 2011) e Dilma Rousseff (mandato de 2011 até o impeachment de 2016).

Granja do Torto, Localizada em Brasília-DF

Granja do Torto, Localizada em Brasília-DF

Uma curiosidade é que a primeira pessoa a utilizar a Fazenda do Riacho Torto (como o local era conhecido anteriormente) foi Íris Meinberg que entrou para a história por ter sido diretor da NOVACAP (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil), ele foi um dos fundadores da cidade de Brasília. No terreno da fazenda além da residência há piscina, quadra poliesportiva, rios e córregos artificiais, heliponto, área de churrasqueira e espaço destinado à preservação de mata nativa. Ao todo são 37 hectares.

Granja do Torto

Alguns boatos dizem que o nome Granja do Torto teria sido escolhido pelo então presidente João Goulart como uma forma de homenagear seu irmão adotivo, Adão Guedes que sofreu um acidente quando enquanto realizava trabalho de fazenda (no Rio Grande do Sul é também chamada de granja) tendo machucado um dos olhos que foi substituído por um olho de vidro. Devido ao uso de olho de vidro, Adão, ficou conhecido como ‘Torto’. Assim Granja do Torto seria uma homenagem como se a fazenda tivesse sido nomeada como a fazenda do Adão.

No entanto, fica o adendo de que nessa fazenda há uma granja instalada com o objetivo de fornecer frangos e ovos. No período em que o presidente João Figueiredo morou nessa casa de veraneio havia a criação de cavalos também.

Granja do Torto, Casa de Veraneio do Presidente da República

Granja do Torto, Casa de Veraneio do Presidente da República

Acervo de Obras de Arte

Mesmo sendo uma casa de veraneio, a residência da Granja do Torto, conta com parte do acervo das obras de arte da presidência da república. Os trabalho que estão expostos nessa residência são de épocas e estilos diferentes, há desde serigrafias de Carlos Scliar até obras de Philip Sutton.

Localização da Residência Oficial da Granja do Torto

A casa de veraneio está situada no extremo da ponta da Asa Norte de Brasília, fica às margens do Ribeirão do Torto, o fator motivador do seu nome. Embora não haja visitas turísticas oficiais a residência é possível aproveitar os demais pontos de interesse do bairro, passando por Brasília vale a pena fazer uma visita.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Centro-Oeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *