Chapelaria do Congresso Nacional

O Salão Branco do Congresso Nacional é conhecido popularmente como Chapelaria sendo o local em que parlamentares e cidadãos têm acesso às Casas Legislativas. Desde 2016 o espaço tornou-se uma parada obrigatória para os turistas, que visitam Brasília, devido à presença do painel “Alumbramento” de autoria da renomada artista plástica Marianne Peretti.

A artista franco-brasileira havia doado a obra, composta por três camadas de vidros em sobreposição, para o Congresso Nacional em 1978. No começo dos anos 1990 a obra precisou ser desmontada pelo fato de que estava num espaço que precisaria ser utilizado para outra finalidade. Integrando o acervo do Senado Federal a obra ficou guardada num depósito até que pudesse ser novamente montada.

Chapelaria, a Entrada para o Palácio do Congresso Nacional

De segunda a sexta é oferecido o roteiro completo de visita ao Senado Federal e a Câmara dos Deputados para os grupos que tem agendamento prévio. Quem não fez o agendamento pode realizar o passeio nos fins de semana e feriados. Os chamados visitantes espontâneos (sem agendamento prévio) tem acesso ao tour completo enquanto que às quintas os visitantes sem agendamento podem visitar o Salão Negro, o Salão Nobre do Senado, Salão Verde, Salão Nobre da Câmara e Plenários das duas casas. Em terças e quartas as visitas ficam restritas a quem tem agendamento prévio.

Nos dias úteis, segunda a sexta, a entrada para o tour é pelo Salão Branco do Congresso Nacional que é a popularmente chamada Chapelaria. Em feriados e finais de semana a entrada do roteiro é pela rampa de acesso ao Salão Negro que fica na face que é virada para a Esplanada dos Ministérios. O tempo médio dessa visita é de 50 minutos, contudo, pode mudar conforme as atividades legislativas do dia.

Dica – Nos dias úteis não é permitido acessar o Congresso Nacional de bermuda, camisas sem mangas, chinelo de dedo, minissaias e shorts. Essas regras e vestimenta não se aplicam a crianças menores de 12 anos de idade.

O Ressurgimento do Alumbramento

Quando decidiram montar novamente a obra “Alumbramento”, agora na chapelaria do Congresso Nacional, foi necessário realizar um trabalho de manutenção e recuperação. Além do fato do painel ter sido mantido guardado num depósito há que se destacar que a obra tem mais de três décadas. Um item que agrega um valor inestimável para esse salão que tem uma nobre função, dar acesso as casas legislativas tanto para os parlamentares como para os cidadãos.

A Obra

O painel de Marianne Peretti passou por um processo completo de recuperação e se encontra em excelente forma instalado na chapelaria. Trata-se de uma obra grandiosa com medida de 10m x 2,80m e formada por três diferentes camadas de vidros em sobreposição. Possui mais de 200 peças que ajudam a dar-lhe as suas formas que captam o olhar dos expectadores de uma forma especial.

Conhecendo Marianne Peretti, a Artista

Nascida em Paris, França, Marianne Peretti se radicou em Olinda tornando-se uma das artistas plásticas mais reconhecidas de sua época. Peretti foi a única mulher a integrar a equipe de Oscar Niemeyer no projeto de construção da capital federal, Brasília. Há diversos trabalhos da artista na cidade planejada como os vitrais da Catedral de Brasília. Uma dica é que há outros trabalhos da artista no Congresso com destaque para vitrais no Salão Verde e no Salão Nobre do Senado e Câmara.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Centro-Oeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *