Garganta de Cheddar – Reino Unido

Quem está planejando uma viagem turística para o Reino Unido não pode deixar de incluir em seu roteiro o maior desfiladeiro local, a Garganta de Cheddar (em inglês Cheddar Gorge) que está situado a 30 km a sudoeste da cidade de Bristol. É um lugar que oferece uma paisagem sensacional e que possui um ‘quê’ de místico afinal lá foi encontrado o mais antigo esqueleto humano das ilhas britânicas.

Conhecendo a Garganta de Cheddar?

Esse imenso desfiladeiro, o maior do Reino Unido como já mencionamos, está localizado próximo a vila de Cheddar, em Somerset, Inglaterra. Anualmente, visitam o local famoso por suas inúmeras cavernas, cerca de 500 mil turistas. As grutas são um dos principais atrativos do local foram escavadas pela ação do rio Yeo, atualmente, ele corre subterrâneo. Dentre dessas grutas é possível observar estalactites (formações de rochas sedimentares que brotam do teto de grutas ou cavernas) e estalagmites (formações de rochas sedimentares que brotam do chão de grutas ou cavernas).

O público que se aventura pela Garganta de Cheddar pode conferir de perto duas covas que estão abertas, a de Gough e a de Cox. Um dos destaques é que em Gough foi encontrado no começo do século passado um esqueleto humano completo que data de mais de 9 mil anos. Trata-se de uma grande descoberta científica, o esqueleto passou a ser conhecido como Homem de Cheddar.

Vista Superior - Estrada Garganta de Cheddar

Vista Superior – Estrada Garganta de Cheddar

Vila de Cheddar

Situada no extremo sul das colinas de Mendip, a vila de Cheddar, é uma aldeia de tamanho relativo e que se tornou um ponto de interesse turístico por abrigar o maior desfiladeiro do Reino Unido. Além de fazer os passeios pelo desfiladeiro desbravando suas grutas é interessante conhecer um pouco mais a respeito da vila. Provavelmente você está se perguntando se o nome da vila, Cheddar, tem alguma coisa a ver com o queijo saboroso e homônimo, a resposta é sim.

A vila de Cheddar é apontada como o local de origem desse queijo que conquistou mundo afora. Em sua passagem por essa vila você pode conhecer mais sobre essa fama de origem do queijo. Ressaltamos ainda que a vila é um charme podendo resultar em lindas fotos para recordar do momento em que você passou por esse pedaço do paraíso.

Curiosidade: Saiba Mais Sobre o Homem de Cheddar

Certamente um dos principais motivos que leva muitos turistas a Garganta de Cheddar é conhecer o local em que foi encontrado o Homem de Cheddar, o esqueleto britânico mais antigo e que pode responder a inúmeras questões. A partir da análise do genoma desse esqueleto os cientistas concluíram que os primeiros britânicos tinham pele negra, cabelos crespos e olhos azuis.

O estudo que chegou a essas conclusões foi elaborado por especialistas do University College de Londres (UCL) e do Museu de História Natural – do qual o esqueleto faz parte do acervo. A avaliação da ossada também permitiu que fosse determinado que se tratava de um coletor-caçador de altura mediana, cerca de 1,65 metros com peso de aproximadamente 63 kg. O homem provavelmente migrou para as ilhas britânicas quando a Era do Gelo chegou ao fim.

Homem de Chedar, Um britânico negro de 10.000 anos atrás

Homem de Chedar, Um britânico negro de 10.000 anos atrás

Pensando em visitar a Garganta de Cheddar?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Europa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *