Espanha – Turismo

Viajar e conhecer novos locais são, de longe, a atividade preferida da maioria das pessoas. Também, não é para menos: O planeta Terra possui vários locais que agradam aos olhos humanos, como praias, montanhas, formações geológico, circuito das águas, entre muitos outros.

Além das formações naturais, destacam-se também os feitos humanos, como monumentos importantes, arranha-céus que desafiam as leis da física e da gravidade, além de várias outras construções que atraem os olhares atentos das pessoas.

Como já é de conhecimento, o mundo passou por um momento forte de globalização nos últimos anos, começando pelas Grandes Navegações, nos séculos XV e XVI, e está até hoje na ativa, o que propicia maior interação entre as nações, possibilitando, ainda, troca de culturas e intercâmbios entre esses lugares.

Ultimamente, viajar ficou mais fácil, apesar da crise econômica que não afeta só o Brasil, mas vários países do mundo todo. Um dos destinos mais procurados é a Europa, seguido dos Estados Unidos e dos países caribenhos. Por falar em Europa, um dos países mais visitados é a Espanha, no qual iremos falar no nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre o turismo nesse país, bem como algumas informações interessantes acerca da história espanhola. Vamos lá?

A Espanha

A Espanha é um país que está localizado entre Portugal e a França, e foi um dos responsáveis por dar os primeiros passos em busca da globalização. A nação espanhola, juntamente com a portuguesa, foram as pioneiras nas Grandes Navegações, responsável pelo descobrimento do território americano e, consequentemente, pela colonização de parte das terras, juntamente com a esquadra portuguesa.

Depois da descoberta das novas terras á oeste, da tensa partilha desses territórios com Portugal e alguns embates entre eles, a Espanha levou o seu idioma, o espanhol, para esses locais, o que permanece até hoje. Com exceção do Brasil, Estados Unidos e Canadá, os países que compõem a América falam, em sua maioria, o espanhol – que deriva do latim e, por conta disso, são os chamados países latinos- americanos, assim como o português também tem raízes no latim- comprovando a dominação mantida pela Espanha até que os países começaram, aos poucos, os seus processos de independência.

Atualmente, A Espanha é chamada oficialmente de Reino da Espanha, por ainda contar com o sistema monárquico, assim como os ingleses. Se organizam numa forma democrática, por meio do parlamentarismo e de uma monarquia constitucional. Considerado um país desenvolvido e dos países que mais tem o seu índice de Desenvolvimento Humano -IDH- alto.

Apesar de enfrentar uma crise onde várias pessoas perderam seus empregos, a Espanha consegue se manter entre os países mais ricos, sendo que boa parte de sua renda deriva do turismo, que é um dos principais mercados para os espanhóis, justamente, pela quantidade de pontos turísticos existentes no território espanhol.

O sucesso espanhol na oferta de turismo ao mundo está galgado nos seus costumes culturais, na culinária, no clima e, é claro, nas muitas atrações turísticas – naturais ou não- dispostas pelo território espanhol.

Décadas atrás, onde o turismo ainda engatinhava no mundo, as principais áreas de atuação da Espanha era em praias e o sol “temperado” que refletia em suas águas. Por possuir mais de 300 praias em sua costa, a Espanha é o local preferido pelos europeus por conta de seu clima ameno – apesar das altas temperaturas- e, também, pela beleza de suas areias.

Por conta da beleza de suas praias, a costa espanhola é recheada de vários hotéis de luxo e pousadas, bem como restaurantes que possuem em seu cardápio o melhor da culinária espanhola, com todo o requinte que o turista merece.

No entanto, não é somente pelas belas praias que a Espanha é reconhecida. A cidade mais visitada do país é a capital, Madrid, que possui em suas instalações um pouco da Espanha que existia na Idade Média.

O Roteiro de Viagem

Para conhecer a Espanha, pelo menos, a sua base, são necessários pelo menos 10 dias de viagem, para passar pelas cidades de Madrid, Barcelona, Sevilha, Granada, Toledo, entre outras. É preferível passar um dia e uma noite em cada cidade, para aproveitar, ao máximo, tudo o que ela pode oferecer, seja de dia –lojas, passeios pela cidade – ou a noite – restaurantes, concertos, teatros, etc- onde muitas dessas cidades dispõe de eventos especiais para os visitantes e turistas.

Se você optar por passar três dias na cidade de Madrid, é interessante se aventurar em excursões para Salamanca, Segóvia e Ávila, a fim de conhecer um pouco sobre a história das cidades e da Espanha num âmbito geral.

Dispondo de dinheiro e tempo, você também pode optar por viagens até o norte do país, chegando ao País Basco, que é uma área onde separatistas reivindicam a separação do território do restante da Espanha, podendo chegar aos Picos da Europa, que é um lugar onde estão localizados os pontos mais altos de toda a Europa ou, até mesmo, dar uma passadinha em Burgos e ou Navarros, que irá lhe apresentar o melhor da culinária regional. No entanto, para que você possa conhecer, com toda a plenitude, os locais citados, é necessário permanecer em território espanhol por mais uma semana.

Se você é daquelas pessoas que adoram viajar, mas de modo tranquilo e com sossego, a Espanha pode ser, realmente, um ótimo lugar para você. Isso porque o país conta com uma forte malha ferroviária, contando com mais de 15 mil quilômetros de linhas férreas, que atravessam todo o país.

Mesmo assim, se você gosta de pegar o carro e dirigir sem rumo, também vai adorar a Espanha, já que o país é dotado de um moderno sistema rodoviário, com estradas de primeira qualidade.

Como já dito, a culinária é um dos grandes nomes da culinária europeia – alguns ainda arriscam a dizer que não é somente da Europa, mas também, do mundo- Os restaurantes ofertam aos clientes farta e deliciosa comida, o que compensa, em algumas vezes, o não bom atendimento de alguns estabelecimentos. Um prato típico espanhol é a Paella.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Europa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *