Caverna Gough’s no Reino Unido

Nossos ancestrais teriam sido canibais? Essa é uma pergunta que tem sido feita desde a descoberta de ossadas na Caverna Gough’s, no Reino Unido, em que se verificou a presença de marcas de dentes em ossos de seres humanos. Com cerca de 3,4 km de extensão, a caverna era chamada de Sand Hole até as descobertas do escavador Richard Cox Gough que lhe renderam a homenagem na forma do nome dessa caverna situada no desfiladeiro da Garganta de Cheddar.

Um verdadeiro universo subterrâneo de mistério a respeito da humanidade e que pode ser visitada em sua passagem pelo Reino Unido. Ficou curioso para saber mais? Continue lendo!

Descobertas Arqueológicas na Caverna Gough’s

Foi em 1903 que Richard Cox Gough encontrou a ossada mais antiga do Reino Unido, o esqueleto passou a ser chamado de Homem de Cheddar e a sua datação é de 7.150 a.C., o valor desse achado arqueológico vai além de sua antiguidade, trata-se dos primeiros restos mortais com marcas de canibalismo a serem encontrados no local. No entanto, há que se esclarecer que não há comprovação de que o Homem de Cheddar foi realmente devorado por seus semelhantes.

Caverna Gough's Localizada no Reino Unido

Caverna Gough’s Localizada no Reino Unido

Os ossos revirados podem ser resultantes do ritual de sepultamento que acompanha o homem desde os primórdios, porém, cientistas alertam que o período de que esses ossos datam não tinham esse hábito difundido. O que torna o tema polêmico é que outras ossadas foram encontradas no decorrer das décadas com sinais claros de mordidas, rupturas de ossos e sinais de que foram espremidos para que se pudesse sugar a medula óssea. Um conjunto muito forte de evidências para descartar o canibalismo.

Para completar ainda há evidências em outras partes da Europa de que os nossos ancestrais eram mesmo canibais. Ossos de um Neanderthal com datação de 45 mil anos de idade foram encontrados em cavernas de Goyet, Bélgica, com o mesmo tipo de mordidas. Os pesquisadores se depararam inclusive com ossos de uma criança de três anos de idade e dois adolescentes. A dúvida que fica é se o canibalismo seria pela alimentação ou por questões ritualísticas, algo muito comum há milhares de anos.

Turismo na Caverna Gough’s

A Caverna Gough’s está situada em Somerset, no desfiladeiro da Garganta de Cheddar, compondo junto a outras cavernas subterrâneas curioso material de investigação turística. Essa caverna se tornou a mais famosa da região devido ao fato de que nela estava contida a ossada mais antiga do Reino Unido. As descobertas de escavador Richard Cox Gough atraíram turistas para o local que passou a ser aberto para visitação.

Uma dica para quem vai fazer o passeio interno a caverna é levar uma blusa mesmo que o dia esteja bem quente, pois por dentro a caverna pode ser bem gelada, com temperaturas abaixo dos 11ºC. O acesso é seguro sendo um passeio que pode ser feito por pessoas de diferentes faixas etárias. A sinalização e a iluminação dentro da caverna são pontos positivos e que amenizam o fato desse ser o maior desfiladeiro do Reino Unido. Que tal fazer uma viagem para milhares de anos atrás visitando essa curiosa caverna?

Turismo na Caverna Gough's

Turismo na Caverna Gough’s

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Europa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *