Nova Déli

Nova Deli é a capital da Índia. É uma das cidades mais antigas e ao longo da história serviu como cenário para as mais diversas manifestações culturais, com isso, não seria diferente que a cidade esteja repleta de belas construções antigas, como mesquitas e fortalezas e monumentos diversos. A cidade também é a sede dos prédios do governo do país.

Informações sobre Nova Deli

A cidade está situada dentro da metrópole também chamada de Nova Deli, possuindo uma área total de 42,7 quilômetros quadrados. É uma cidade planejada, que foi projetada pelo arquiteto Edwin Lutyens, de origem britânica. Possui uma paisagem belíssima, com amplos bulevares cercados por árvores, e um centro histórico preservado que possui diversos monumentos nacionais.

Está localizada na planície Indo-Gangética, e por isso possui uma altitude estável, a cidade também se encontra na zona sísmica IV, um local com a possibilidade de fortes terremotos. O clima na cidade é continental, tendo temperaturas altas no verão, entre 25°C a 45°C e temperaturas baixas no inverno, entre e 5°C a 22°C. Os verões são longos, durando de abril até outubro e o inverno se inicia em novembro e tem seu ápice durante o mês de janeiro.

As chuvas na cidade não são recorrentes, elas ocorrem, em sua maioria, durante o período denominado estação as monções. Durante as monções, que vai de julho a agosto, os ventos levam o ar úmido dos oceanos para o continente, o que acarreta em chuvas. A pluviosidade anual fica em torno de 714 mm.

O fuso horário do país está oito horas e meia a frente do horário que usamos no Brasil. A cidade conta com mais de 21,75 milhões de habitantes (dados de 2011).

Turismo em Nova Deli

Está interessado (a) em conhecer uma cidade diferente de tudo que estamos acostumados? Nova Deli é uma ótima opção. A cidade é com certeza caótica, barulhenta o tempo todo, com milhões de pessoas que com certeza transformam tudo mais tumultuado. O trânsito é uma particularidade da cidade, os carros buzinam insistentemente e durante todo o tempo, trafegando em meio a muitos outros carros, bicicletas, carretas e outros automóveis. Mas esse detalhe não estraga tudo que a cidade oferece, com belas mesquitas, templos hindus, fortalezas, além de uma culinária local extremamente característica.

A cidade oferece opções de atividade para todos os tipos de turistas, além dos pontos turísticos mais famosos, a cidade conta ainda com restaurantes sofisticados, retiros espirituais, festas e baladas noturnas, restaurantes mais simples, comida de rua, shoppings e mercados que vendem de tudo, enfim, a cidade abriga de tudo que pode agradar um turista.

Como Chegar

Nova Deli conta com o principal aeroporto do país, o Aeroporto Internacional Indira Gandhi. Esse aeroporto recebe voos do mundo todo, possuindo uma estrutura bem elaborada.

Ao desembarcar no aeroporto é possível ir para qualquer ponto da cidade, dali também é possível explorar o restante do país, usando carro ou trem. Para quem irá ficar em Nova Deli é necessário ter cuidado com os taxistas do local, pois muitos deles podem ser inescrupulosos e se aproveitar dos turistas. A melhor opção é ter um transfer combinado com a agência de viagem que irá te levar diretamente ao seu hotel, alguns hotéis também oferecem transfer próprio, tudo isso pode ser combinado anteriormente via internet.

Para se locomover na cidade há várias opções, o recomendado é que não se alugue carro, já que a cidade possui um transito muito mais intenso que no Brasil, e você provavelmente irá ficar confuso. Os Rikishi, uma espécie de táxi movido por uma bicicleta, é uma ótima opção para conhecer a cidade e se dirigir para os pontos turísticos.

Movimentação na Cidade de Nova Deli

Movimentação na Cidade de Nova Deli

Onde se Hospedar

Para buscar hospedagem você deve considerar os preços, claro, mas também a facilidade de locomoção e a proximidade dos pontos turísticos que você vai visitar, já que a locomoção pode gastar seu tempo de viagem e ainda sair mais caro. O país conta com Uber e outros aplicativos de locomoção, que vão sair mais barato que os táxis, mas no geral o trânsito é tumultuado e pode fazer você perder grande parte da sua viagem dentro de um carro. Vamos conferir as principais regiões para hospedagem, bem como seus pontos positivos e negativos:

  • Paharganj: Essa área é onde estão localizados a maioria dos mochileiros, por isso, se esse é o seu estilo de viagem é o local adequado, já que você irá conhecer pessoas do mundo todo, além disso, a região proporciona alimentação e hospedagem em preços bem acessíveis. No local também está localizada a Main Bazaar street, onde você encontrará roupas e outros produtos em preços bem reduzidos. O bairro está no centro da capital, fica próximo a principal estação de trem da cidade, a New Dekhi Railway Station, sendo uma ótima opção para poder se locomover para os locais mais distantes. Alguns pontos interessantes podem até ser alcançados com uma caminhada. Vale lembrar que é um local muito movimentado, por isso, não é recomendado para quem busca tranquilidade.

    Paharganj

    Paharganj

  • Connaught Place: Essa é uma área bem central da cidade, possui diversas lojas de grife com preços mais baratos que no Brasil, além disso, na região estão localizados órgãos governamentais, restaurantes mais “chiques”, bares e baladas. Essa área é recomendada para quem está disposto a gastar um pouco mais de dinheiro com acomodação. Há várias estações de metrô próximas, além de que os motoristas de Uber ficam na região esperando passageiros. Alguns pontos turísticos da cidade estão na região, sendo possível chegar até eles com uma caminhada.

    Connaught Place

    Connaught Place

  • Chandni Chowk (Old Delhi): Essa é a parte ideal para quem gosta de turismo histórico, já que a região ao norte da cidade é a parte antiga de Nova Deli. Na região a maioria dos turistas é local do país mesmo. A região é belíssima, com vielas antigas, bem do jeito que vemos reproduzido em filmes o país. Próximo dela está várias estações de metro e também a maior mesquita do país, a Jama Masjid, e o Red Fort. Ótima opção de local de hospedagem, que conta com preços variados.

    Chandni Chowk

    Chandni Chowk

  • South Delhi: Outra opção para quem está disposto a pagar um pouco mais. É uma região segura, com belas ruas amplas cercadas por árvores. Ideal para quem quer conhecer a Índia agitada, mas pretende ter noites mais tranquilas. Mesmo sendo um local mais tranquilo, ainda conta com barraquinhas de comida nas esquinas, além de restaurantes e bares. Na região fica o maior centro de computadores da Ásia, chamado de Nehru Place.

    South Delhi

    South Delhi

  • Karol Bagh: Esse bairro não conta com pontos turísticos, mas é uma boa opção para quem buscar preços acessíveis. A região dispões de várias lojas, livrarias, restaurantes, nele também há diversas linhas de metro que podem ser usadas para visitar o restante da capital.

    Karol Bagh

    Karol Bagh

Melhor Época Para Visitar

Os verões podem ser quentes demais para quem não esta acostumada com climas intensos, já os invernos são bastante frios, por isso, a melhor época para visitar é durante a estação das monções, quando o clima fica mais ameno e as chuvas não causam um desconforto tão grande.

Como Planejar O Seu Roteiro Por Nova Deli

O ideal para ficar na cidade é de três a quatro dias, caso vá visitar outros locais da Índia ou até mesmo se instalar por mais tempo na cidade e visitar outros pontos turísticos a partir dali. É possível fazer um bate e volta a partir de Nova Deli para conhecer pontos como o Taj Mahal, por exemplo, por um trem que sai às 6h da manhã e retornam as 20h35, chamado de Shatabdi Express, ele foi planejado para quem pretende conhecer o local estando na capital, e oferece até mesmo refeições durante a viagem.

Para quem vai conhecer apenas pontos da cidade, o ideal é separar as atrações por distritos, por exemplo, conhecer tudo da Old Delhi em um dia, depois ir para regiões como a Connaught Place no dia seguinte, e usar os outros dias para atrações mais afastadas, como o Lotus Temple.

Vamos conhecer os principais pontos turísticos de Nova Deli abaixo:

Pontos Turísticos

Portão da Índia

É um grande monumento que fica no centro de uma praça, e foi construído em homenagem aos soldados que morreram tanto na Primeira Guerra Mundial como nas Guerras Afegãs do ano de 1919. O monumento é um arco, e foi construído pelo arquiteto Edwin Lutyens, nele estão gravados os nomes de mais de 85 mil soldados.

O Portão da Índia demorou dez anos para ser construído, de 1921 até o ano de 1931. Antes da Índia se tornar independente havia uma estátua do rei Jorge V acima do monumento. Ele tem uma altura total de 42 metros. O local é visitado tanto por turistas como pelas famílias locais, que buscam lazer em sua praça e também passam o tempo nela em dias festivas. Na parte de cima do monumento está escrito:

Portão da Índia

Portão da Índia

Aos mortos do exército da Índia que caíram com honra em França e Flandres, Mesopotâmia e Pérsia, este de África, Gallipoli e em qualquer lugar do próximo ou longínquo oriente e na sagrada memória dos que deixaram seus nomes inscritos ao cair na Índia ou na fronteira noroeste durante a Terceira Guerra Afegã.

Túmulo de Humayun

É uma das maiores, se não a maior construção do período mongol na Índia, sendo um grande mausoléu construído a mando da viúva de Humayun, para o descanso eterno de seu marido, no século XVI. O monumento tem uma influência arquitetônica do Taj Mahal, mas há diferenças, já que tal monumento foi feito no intuito de demonstrar riqueza e poder, diferente do Taj Mahal, construído por amor.

Túmulo de Humayun

Túmulo de Humayun

O monumento foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. O endereço do Túmulo é Mathura Road, do lado oposto ao Dargah Nizamuddin. A entrada custa R$ 9 reais convertidos.

Forte Vermelho (Red Fort)

Um conjunto de fortificações e construções, todas feitos em material marrom claro avermelhado com certeza são impressionantes. O Forte fica na região da Velha Deli, e as construções faziam parte de uma fortaleza mongol no século XVII. A arquitetura do forte é impressionante, e suas proporções são enormes, ele já chegou a abrigar onze palácios dentro de seus muros.

Forte Vermelho

Forte Vermelho

O endereço do forte é: Netaji Subhash Marg, Lal Qila, Chandni Chowk, e a entrada também custam R$ 9,00 reais convertidos.

Templo de Lótus

Esse é o tipo de local que deixa qualquer um de boca aberta, ele foi construído em formato de flor de lótus, representando perfeitamente essa belíssima flor da natureza. Além de ser impressionante pela arquitetura, a experiência no local também é única. O tempo é pertencente à fé Baha’i, sendo um dos seis grandes tempos dessa vertente no mundo.

Templo de Lótus

Templo de Lótus

Para quem não sabe, a fé Baha’i prega a união de toda a humanidade pela sua espiritualidade, independente da religião. E é para isso que o templo está ali, qualquer um pode exercer sua fé ali, o local não possui altares nem símbolos de uma religião específica, sendo um local para a união de todos. Essa prática não é comum para nós brasileiros, mas com certeza possui um fundamento interessante.

De qualquer forma, mesmo que você não vá até o local exercer sua fé, a visita como turista também é interessante e agradável. A entrada no templo é gratuita e o seu endereço é: Lotus Temple Rd, Bahapur, Shambhu Dayal Bagh, Kalkaji.

Indira Gandhi Memorial Museum

Indira Gandhi Memorial Museum

Indira Gandhi Memorial Museum

O local foi criado especialmente para contar a história de Mahatma Gandhi, dedicado a sua vida e obras. O local da construção do museu é a residência em que Gandhi passou seus últimos dias de vida na Índia, e também o local onde ele foi assassinado. Gandhi é com certeza um dos maiores pacifistas da história da humanidade, sendo considerada uma pessoa venerável pelos indianos.

Visitando o lugar é possível entender melhor como ele viveu, e quais foram os seus últimos passos. Com certeza é uma visita importante e forte, e que irá acalmar a alma do visitante e lhe trazer respostas necessárias. O endereço é:  Safdarjung Road, 1.

Connaught Place

Connaught Place

Connaught Place

Essa região já foi citada acima como um bom local para se hospedar, caso você não esteja hospedado no local e tenha um dia livre visite a Connaught Place. A região conta com inúmeras lojas e restaurantes deliciosos. A área é bem moderna e possui lugares ótimos para passar uma tarde, como algumas praças bem arborizadas.

Mesquita Jama Masjid

Mesquita Jama Masjid

Mesquita Jama Masjid

A mesquita fica em frente ao forte vermelho, e o memorial Indira Gandhi fica logo atrás, ou seja, o ideal é programar um dia para visitar os três pontos. O lugar é um templo, mas se assemelha bastante a um palácio indiano, o local conecta a cultura e a religião do povo indiano, sendo uma experiência muito legal para os turistas. A mesquita é a maior da Índia e foi construída entre os anos de 1644 a 1656.

Demonstre respeito ao visitar a mesquita, já que é um lugar de adoração sagrado para o povo indiano.

Chandni Chowk

Chandni Chowk

Chandni Chowk

Quer viver a realidade indiana por um dia? Visite o Chandni Chowk, o maior mercado da Índia e que com certeza irá lhe dar o gostinho de como realmente é a cidade e os moradores dela. É um passeio que foge dos pontos turísticos tradicionais, mas que não pode ficar de fora já que é uma experiência única, reunindo pessoas do mundo todo negociando com os comerciantes locais por mercadorias tradicionais do país, como tecidos e especiarias. Também é o lugar ideal para comprar presentes para os amigos e familiares.

Rashtrapati Bhavan

Rashtrapati Bhavan

Rashtrapati Bhavan

É a residência oficial do Presidente da Índia, e fica no centro de Nova Deli. O edíficio possui uma arquitetura da época colonial e foi projetado por Edwin Landseer no ano de 1912, e sua construção durou cerca de quatroa anos. É a maior residência de um chefe de estado do mundo todo. Possui uma suntuosa cúpula central, que foi aumenta para estar à altura do Panteão de Roma pelo então vice-rei da Índia, Lord Hardinge, no ano de 1929.

Qutb Minar

Qutb Minar

Qutb Minar

Esse é o minarete (torre alta e fina) de tijolo mais alto do mundo. Tem 72,5 metros de altura, com uma base de 14,3 metros de diâmetro e seu topo tem 2,75 metros de diâmetro. Ele está localizado em meio a outras construções coloniais do tempo que foi construído, no ano de 1193.

Esse monumento foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO no ano de 1993. É uma visita interessante para tirar fotos e conhecer um pouco mais da arquitetura indo-islâmica.

Templo de Akshardham

Templo de Akshardham

Templo de Akshardham

Esse é o maior templo hindu do mundo, foi inaugurado no ano de 2005, e mais de 3 mil voluntários e 7 mil artesãos ajudaram na sua construção, que foi toda planejada pelo sadhu Shastri Narayanswarupdas.

Esse é uma das maiores atrações da cidade e também da Índia. A construção é belíssima, de tirar o fôlego realmente, com suntuosas torres além dos elefantes na base de toda a construção, possui jardins e espelhos d’águas, ou seja, uma visita imperdível.

Jantar Mantar

Jantar Mantar

Jantar Mantar

Uma visita diferente, mas que pode despertar o seu interesse. O local reúne 13 edíficios que funcionavam como um antigo observatório astronómico. Esse é um dos cinco Jantar Mantares que foram construídos pelo marajá Jai Singh II de Jaipur desde o ano de 1723.

O observatório tinha como principal objetivo prever as datas e horas dos movimentos do sol, planetas e da lua. Todas as suas construções são instrumentos astronômicos que para época em que foram construídos eram extremamente evoluídos. O monumento foi incluído na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

A visita é diferente e divertida, com certeza vale a pena para quem se interessa por astronomia, ou simplesmente quer ver de perto essas bonitas construções.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ásia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *