Puerto Varas no Chile

Puerto Varas

Puerto Varas para quem não conhece é uma cidade que pertence ao Chile, ela fica no extremo sul do país e está bem próxima da fronteira da Argentina, sendo que a cidade Argentina conhecida mais próxima de Puerto Varas é a cidade de Bariloche. Como é possível imaginar em Puerto Varas faz frio quase o ano todo, sendo que o seu inverno pode ter temperaturas muito baixas e muita neve, sendo assim é preciso escolher bem a época que você viaja para lá, de acordo com as suas principais pretensões quanto à viagem.

Puerto Varas pode não ser um dos destinos mais famosos do Chile, cuja rota principal do turismo se concentra principalmente nos roteiros do Deserto do Atacama e também na cidade de Santiago, que é a capital do país, no entanto, deve-se lembrar que o Chile é um pais grande considerando a sua extensão territorial vertical e algumas localidades podem ser bem afastadas uma das outras.

Um exemplo disso é que Puerto Varas está a mais ou menos 1000 quilômetros de distância da capital chilena, isso mesmo 1000 quilômetros, portanto, uma viagem de carro entre uma cidade e outra pode ultrapassar as 12 horas de estrada, um roteiro cansativo e que pode lhe fazer perder um dia inteiro das suas férias.

Atrativos

Puerto Varas é uma cidade muito charmosa e por esse motivo atrai tantos turistas, essa cidade é cercada de lagos e inclusive está de frente para um, o lago Llanquihue, um lago gelado e de um azul escuro maravilhoso, ao mesmo tempo que possui uma água límpida e cristalina. Ele fica de frente para a cidade e para completar a sua bela vista, ainda é possível ver ao fundo uma bela montanha, que na verdade o que vemos é o vulcão Osorno.

Independente da estação que você escolher para ir até lá, posso lhe garantir que definitivamente a sua viagem valerá muito a pena. Mesmo se você desconsiderar a paisagem espetacular, ainda assim a pequena e charmosa cidade irá definitivamente lhe encantar.

É valido dizer que Puerto Varas foi fundada por alemães e por isso muito na sua cidade e principalmente no seu centro lembra muito a antiga arquitetura alemã, seus chalés, seus telhados diferentes, até mesmo a gastronomia local é influenciada pela sua grande imigração. A cidade é tão linda que apenas caminhar por entre as ruas já traz uma experiência completa, no entanto, não para por aí, na região é possível ainda fazer várias trilhas, subir no vulcão que avistamos de longe, assim como fazer muitas atividades na natureza, etc.

Uma dica é alugar um carro, assim você fica mais livre e pode fazer o seu roteiro e no seu tempo, sem depender de outros transportes ou agencias de turismos, você pode simplesmente andar pela região, ir até os outros lagos, observar a paisagem, um carro lhe dará muito mais liberdade.

O carro é importante também, pois as distancias podem ser muito grandes entre uma e outra atração, lembre-se que esse é um dos maiores lagos da América latina e o segundo maior do Chile, então para contorna-lo em busca de aventuras é indicado estar de carro.

Na região é possível também esquiar, pois ali existe uma boa estação de esqui, se você não curte ou não conhece muito bem o esporte pode ir até lá apenas para conhecer o local e apreciar a vista, já que por lá existe também um teleférico, ele te leva até uma parte mais alta, você chega em um local onde tem uma vista extremamente privilegiada.

A vista da cidade e de muitos dos lugares da região mais parecem aquelas fotos montadas que usamos de fundo de tela no computador, mas elas são reais e absolutamente de tirar o folego, é aconselhável você dar um pulinho também em algumas cidades que ficam por perto, como é o caso da cidade de Frutillar, que é muito famosa também pelos seus festivais de música, que acontecem principalmente nos meses de verão, em janeiro e fevereiro principalmente.

Cidade de Frutillar

Cidade de Frutillar

Não bastasse o belíssimo vulcão Osorno que mesmo durante os meses mais quentes, mantém a neve no seu cume, a região ainda tem um outro vulcão, que possui menos beleza devemos dizer, mas não deixa de ser um vulcão, seu nome é vulcão Calbuco. Um bom lugar para observar a paisagem que oferece este vulcão é Muelle Piedra Plein ou Pier Piedra Plein.

Há muitos passeios interessantes também que envolvem atividades aquáticas, tanto andar de barco, como praticar o rafting. Quando estiver por lá visite também os chamados de saltos de Petroué, que formam uma espécie de cachoeira espetacular.

Não deixe de visitar e aproveitar o famoso Parque Nacional Vicente Perez Rosales, ele possui um grande número de trilhas, lindos lagos, belas vistas para os dois vulcões e jpa está bem próximo à fronteira com os hermanos argentinos, portanto, está próximo também à Cordilheira dos Andes.

Quando ir

Estamos na América do Sul, isso significa que o inverno engloba os meses de junho (no final), julho, agosto e setembro e o verão por sua vez conta com os meses de dezembro no seu finalzinho, janeiro, fevereiro e março, por isso devemos saber que se formos no meio do ano, o clima por lá estará bem frio, com muita neve por todos os lados, é uma ótima época inclusive para o esqui, no entanto, muitos locais de trekking podem ficar interditados.

Se você gosta mais de calor pode optar por ir nos meses mais quentes e visitar lugares que não seriam possíveis durante o inverno. Independente da sua escolha, garanto que será uma viagem espetacular, a beleza da paisagem no frio é tão encantadora quanto a beleza dos meses mais quentes, portanto é tudo uma questão de gosto e preferência pessoal.

Como Chegar

A melhor opção é pegar um avião de Santiago a até uma cidade próxima de Puerto Varas, a cidade de Puerto Montt, as principais companhias de aviação que fazem o trajeto, atualmente são somente a Latam e a Sky Airlines, uma vez que você chega até essa cidade básica, a viagem de Puerto Montt até Puerto Varas demora cerca de 30 minutos, algumas vezes até menos. Se você estiver saindo do Brasil pode pesquisar outras rotas, pelo Chile ou ainda pela Argentina, escolha o valor que for mais interessante para você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
América

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *