Cidade de Lima

Lima

A cidade de Lima é a capital do Peru, que por sua vez é um dos países que compõem a nossa linda América do Sul. Lima é uma cidade de muita cultura, muita dança, uma cidade de praia e uma cidade também de muita história. É o local também onde para a grande maioria dos voos internacionais e por isso é um ponto de parada obrigatória para quem vai para o Peru e região.

Por ser esse ponto de parada no país, indicamos que aproveite um tempo para conhecer também essa bela e grande cidade que hoje conta com aproximadamente 12 milhões de habitantes, e que além disso, oferece muitas opções interessantes para o seu lazer. Essa grande cidade em número populacional só perde para a cidade de São Paulo no Brasil e para a cidade do México.

O Peru é um país que recebe milhões de visitantes anualmente, principalmente por ser a sede de uma das maiores atrações do planeta Terra, a antiga cidade dos incas, ou como alguns a chamam, cidade perdida dos incas, Machu Picchu. Essa cidade está localizada mais no interior do país, muito próxima à famosa cidade de Cusco, ela é uma das grandes atrações deixadas pelas antigas civilizações americanas e é procurada por pessoas de todos os lugares anualmente, no entanto, a grande maioria delas precisa passar por Lima para chegar até lá.

Esse fato, de que as pessoas precisam passar pela capital para chegar até Machu Picchu, é um ponto muito positivo para a cidade de Lima, isso porque muitas pessoas que vão para o país interessadas apenas pelas atrações do seu interior tem a oportunidade de se encantar com as atrações da maior cidade do país, muitas vezes os turistas param em Lima apenas por tempo limitado, mas acabam gostando tanto que acabam voltando com mais tempo para conhecer a cidade.

Lima é uma cidade grande, que assim como outras na América do Sul, teve um crescimento que não foi coordenado com um eficaz planejamento urbano, por isso, por lá assim como na nossa grande São Paulo, vemos locais com favelas e desigualdade, mas isso de nenhuma forma tira a beleza, o mistério e o charme que Lima oferece aos seus visitantes. A cidade tem também um outro lado, que é o lado mais urbano e industrial, a cidade de Lima é onde está o centro econômico do Peru, movimentando anualmente grande parte do PIB do país, é onde estão a maioria das lojas e também das industrias.

A sua população é composta em grande parte por indígenas e por descendentes de espanhóis, afinal assim como seus países vizinhos, que são o Chile, a Bolívia, o Equador e a bela Colômbia, foram colonizados por espanhóis, com exceção do seu outro vizinho, que somos nós o Brasil, colonizados por portugueses. O país faz fronteira com o país no estado do Acre e do Amazonas. Há também outros imigrantes além dos citados acima, são eles os africanos, os europeus vindos de outras nações além da Espanha, os chineses e ainda os japoneses.

Vale lembrar que a capital tem muito para oferecer, até para aqueles que não esperam muito dela, tenho certeza que você irá se surpreender em muitos momentos na sua passagem por lá, por isso digo, se for viajar pela região, não se esqueça de dedicar um tempo à Lima.

Turismo

Há muitas atrações na cidade de Lima, que podem agradar aos mais diversificados gostos, tanto os mais jovens, quanto os mais velhos, há atrações para todo mundo. Inicialmente devemos também destacar que todo o seu centro histórico é considerado um patrimônio da humanidade pela UNESCO, dou-lhes essa informação, apenas para que você saiba qual o nível de turismo que te espera por lá.

Além das opções físicas de turismo, em Lima também é famoso o turismo culinário, o qual conta com muitos restaurantes especializados em comida peruana, que é uma das culinárias mais em alta no mundo atual. A comida peruana é muito única e deliciosa, há chefs famosos a níveis internacionais que hoje são especializados nesta culinária. O turismo gastronômico, portanto, é também um dos motivos dessa capital ser tão procuradas pelas pessoas, inclusive a cidade leva o título hoje de “Capital gastronômica da América”.

Ainda sobre o turismo gastronômico, hoje muitos dos restaurantes da cidade de Lima estão entre os melhores restaurantes do mundo e tudo isso começou por causa de uma organização que aconteceu na cidade no ano de 2007, essa organização deu vida à hoje famosa Sociedade Peruana de Gastronomia. Essa sociedade tem o intuito de promover eventos gastronômicos, de promover a comida peruana como um modo de fortalecer a sua cultura.

Desde que foi criada a sociedade tem se mostrado um verdadeiro sucesso, uma vez que criou centro de formações para chefs culinários, ela contribui para a abertura de restaurantes, com ações para promover a sua culinária local, teve muita estratégia de marketing internacional. Há muitos setores da comunidade que estão envolvidos na composição dessa sociedade, desde grandes chefs e cozinheiros, até produtores locais, pescadores, pesquisadores de alimentos, engenheiros de alimentos, entre muitos outros.

Turismo em Lima

Turismo em Lima

Por eles foi criado um famoso festival, o festival Mistura, que atrai milhares de turistas todos os anos, neste festival que acontece sempre no mês de setembro, são reunidos em um mesmo espaço stands de alimentos dos mais variados tipos, isso reúne produtores, cozinheiros, padeiros, pescadores, chefs, entre muitos outros profissionais do ramo alimentício. O festival tem se mostrado ser um verdadeiro sucesso e a cada ano o número de visitantes e turistas aumenta mais ainda, sendo que nos últimos anos, esse número tem passados das 600 mil pessoas.

Atrações

Não só de culinária vive a capital do Peru, há muitas opções para quem escolhe a cidade como destino de suas férias, por esse motivo fizemos uma lista das principais e as mais imperdíveis entre elas, para até você que tem pouco tempo por lá, possa desfrutar desse lugar tão único e que está tão perto de nós.

Plaza Mayor (Praça maior): Esse lugar também é conhecido como Plaza de Armas, esse ponto da cidade é muito importante para Lima, principalmente porque foi o lugar onde a sua história começou.

Nesta praça, logo depois de assassinarem o imperador Inca, o último imperador, isso na época em que os espanhóis chegaram na região, eles fundaram uma nova cidade, que hoje é a Lima que conhecemos, uma cidade sobre os comandos espanhóis e por esse motivo a arquitetura de Lima é tão europeia, com muitas características das construções da Espanha.

O lugar, no entanto, mantém os seus prédios preservados e é um belíssimo lugar para se conhecer. Lá hoje está a residência do presidente do país, o palácio do governo, a catedral de Lima e muitas outras atrações.

Plaza Mayor

Plaza Mayor

Parque do amor: Inicialmente deve ser dito que a vista deste parque é espetacular, pois ela se estende pelo azul Oceano Pacifico que banha a cidade de Lima. Além disso, um outro ponto muito interessante sobre esse parque é que ele foi muito inspirado nas obras do famoso espanhol Galdi, que por sua vez tem obras belíssimas tal como a igreja Sagrada Família e o Parque Guell, ambos na cidade de Barcelona na Espanha. É um passeio obrigatório para quem passa por Lima, este parque está no bairro chamado de Mira flores.

Parque do Amor

Parque do Amor

Bairro Barranco: Esse bairro é um dos lugares mais bonitos da cidade, isso porque nele há construções coloniais onde antes moravam a alta sociedade da cidade, mas que hoje são ocupadas por lojas, por galerias de arte, por barzinhos e etc. Além de toda essa carga cultural e artística, as ruas do local são muito coloridas, devido aos vários grafites que existem ali pelos muros do bairro.

Bairro Barranco

Bairro Barranco

Museu Larco: Muitos dizem que esse lugar tem uma energia e uma atmosfera muito diferente e não é para menos, afinal ele foi construído em um lugar onde antes era uma grande pirâmide da civilização Inca, infelizmente ela foi demolida por bárbaros espanhóis, alguns anos depois foi construído esse museu no local. Esse museu tem um grande acervo que conta a história das antigas civilizações americanas, é um museu para se emergir na cultura pré-colombiana da América do Sul e latina. Além dessa importância histórica, é um lugar muito bonito que mal parece ser um museu, as suas instalações antes de dar espaço à um museu eram uma mansão colonial.

Museu Larco

Museu Larco

Mira flores: Esse bairro tão bonito, é também um dos lugares mais caros para a hospedagem na cidade, no entanto, você pode ir lá para visita-lo apenas, se não tiver muito dinheiro para a sua viagem, além do Parque do amor, já citado acima, o local tem o famoso calçadão da cidade de Lima, ele se chama Malécon e um dos lugares mais procurados da cidade, afinal sua vista do oceano é muito bonita.

Há outras atrações também na cidade, entre elas está o famoso Parque dos gatos, que oficialmente se chama Parque Kennedy, mas que recebe esse nome popular por causa dos muitos gatos que vivem ali e também tem uma outra atração muito procurada ainda em Mira flores, é o Huaca Pucllana.

Huaca Pucllana: É uma construção muito antiga, que se assemelha à uma pirâmide, mas quando dizemos antiga é porque acredita-se que ela tenha data de antes da ocupação Inca pela região, a construção é do século 5 e os povos que a fizeram são chamados de povos pré incas. É um lugar impressionante, principalmente quando se conhece mais sobre ele, isso porque naquela época eles já sabiam os elementos de construção civil, para que uma obra não cedesse com os terremotos comuns na região, esse é um dos motivos que Huaca Pucllana está de pé até hoje.

Huaca Pucllana

Huaca Pucllana

Parque das águas: Esse parque está no Guines Book of Records, por ser o maior parque público com circuito de águas do mundo. As suas fontes são impressionantes, ele é uma das atrações mais visitadas de todo o Peru e vale uma conferida.

Essas são algumas das principais atrações dessa linda cidade que está localizada em cima do que é conhecido como falésia, que é como um precipício à beira do oceano, há muito mais para conhecer e a cidade merece muito um pouco do seu tempo de viagem.

Parque das Águas

Parque das Águas

Onde Ficar

Os bairros mais indicados são o bairro de Mira flores, bairro São Isidro e o bairro Barranco, é onde estão as melhores opções de hotéis.

Moeda

A moeda usada no Peru chama-se Novo Sol peruano e a sua cotação no final do ano de 2019 é de aproximadamente 1 Novo Sol para cada 1,25 do nosso real brasileiro. Essa balança positiva para o Brasil, apesar de ser pouca pode fazer alguma diferença para os seus gastos, afinal sua viagem para o Peru custará menos do que uma viagem onde você vai gastar em dólares.

O Peru é um lindo país, com incríveis atrações naturais e também atrações urbanas e construídas, seu povo é muito receptivo e também valoriza muito a cultura, principalmente a cidade de Lima é uma ótima pedida para conhecer quando estiver nas suas férias, pegue as dicas por aqui e aproveite a viagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
América

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *