Teatro Elizabeth Sneddon na África do Sul

Indo a África do Sul, o visitante não pode deixar de conhecer o teatro Elizabeth Sheldon, um dos pontos turísticos mais importantes do país. Este tem marcos importantes, não apenas para a história do país como do teatro em si. Por isso, é tão importante. Este foi um ponto bem visitado durante a Copa do Mundo na África do Sul e ficou mais conhecido do que antes, mesmo tendo sido sede de peças importantes de teatro que passaram por turnês mundiais de apresentações.

História do Teatro Elizabeth Sneddon

O teatro Elizabeth Sneddon está localizado na cidade de Durban, no centro da África do Sul. De abertura ao público, o espaço possui poucos anos de vida, já que sua fundação data do ano de 1981. Mas, em menos de trinta anos, é um dos espaços turísticos e culturais mais importantes em sua cidade.

O mais importante deste teatro é o porquê dele ter sido criado. O Teatro Elizabeth Sneddon foi fundado pelo falecido Professor Elizabeth Sneddon que teve um grande papel na educação das artes cênicas no país. Este espaço cultural possui como marco, ser o primeiro teatro fundado e mantido por uma instituição acadêmica no país e, por isso, ele marca o começo do desenvolvimento desta arte na África do Sul, que ainda caminha em passos lentos quando se fala em profissionalização.

O Teatro Elizabeth Sneddon começou a ser usado apenas para fins de estudo dos alunos de teatro da universidade local, para apresentações do grupo de teatro da da Universidade de KwaZulu-Natal. Depois, ganhou ares experimentalistas. Os alunos podiam agendar dias e horários para apresentar criações e, eventualmente, mostrar seus projetos como uma extensão em sala de aula.

O teatro ganhou ares profissionais pouco tempo depois e começou a ser uma boa pedida para ser usado como sede de eventos locais. Logo em seguida, foi aberto ao público para apresentações de peças de teatro, virando um ponto de encontro e, posteriormente, um ponto turístico da África do Sul.

Teatro Elizabeth Sneddon Pode Ser Alugado

A estrutura do teatro em questão é voltada para um público de duas mil pessoas. Conta com bilheteria para compra de ingressos antecipados ou compra do ingresso no momento do espetáculo. Há climatização no ambiente, já que o clima na área externa é um pouco quente, palco amplo e cadeiras confortáveis.

O teatro passou por uma reforma no ano de 2005 para voltar ainda melhor, mas é considerado ainda um espaço precário se comparado a teatros europeus e norte americanos. Há itens de sua estrutura tão bons quanto os outros teatros maiores como acústica, boa mesa de som, iluminação, resfriamento de palco e segurança para quem assiste e para os atores. Existe espaço para convidados especiais na parte de cima em pequenos camarotes nos moldes ingleses de construir teatro e cadeiras em três andares.

Mesmo fazendo parte de uma instituição de ensino, o espaço pode ser locado e sediar peças, o que constantemente acontece tanto de produções locais ou vindo de outros países. Pode ainda ser alugado para eventos coorporativos e para festas. Já sediou espetáculos de música, dança e ainda eventos de outras escolas como formaturas, colações de grau e festas especiais.

Apresentações no Teatro Elizabeth Sneddon

Ao todo, o Teatro Elizabeth Sneddon já deixou em seus palcos mais de 17 grandes apresentações de espetáculos de dentro e fora do país. Nesta conta se somam peças para crianças, adultos e idosos. Eventualmente, há espetáculos gratuitos para chamar os moradores locais para um entretenimento e para conhecer os grupos de teatro, que ainda galgam seu espaço na cultura africana.

O Teatro na Africa do Sul

O teatro nos moldes gregos, com palco e encenação, ainda é novo na África do Sul. O país que desenvolveu bastante seu núcleo comercial e para turismo ainda cativa espaço nas artes cênicas, já que os povos são de culturas diversas. É comum ainda ter mais de uma língua sendo falada em um mesmo bairro, restinhos de dialetos locais antigos que deixaram o país um misto de culturas, fenômeno mais que interessante para os turistas interessados neste aspecto de viagem.

O teatro Elizabeth Sheldon traz como marco ser o primeiro teatro da África do Sul para fins acadêmicos, e a Universidade de KwaZulu-Natal ser a primeira do continente africano a ministrar o curso em sua grade curricular. Até então, os interessados em tal tema teriam que ir para outros países fora da África para se graduar e talvez, não pensar em voltar, já que os espaços para apresentações eram precários.

Turismo na África do Sul é Uma Boa Opção

Ao contrário do que muita gente pode imaginar sobre viajar ao país, um turismo pela África do Sul pode ser uma grande experiência para o viajante, seja este adulto ou adolescente. Este é o país mais desenvolvimento economicamente do continente e, apesar de ter ares de modernidade, é um grande passeio pela cultura africana e suas diversas tribos que convivem no mesmo espaço.

O mais interessante sobre a África do Sul é que o país é uma grande mistura de urbano e rural. Há cidades altamente desenvolvidas e outras que ainda estão caminhando entre a pobreza e classe mediana. Há regiões mais distantes onde tribos estão vivendo em um ambiente rudimentar e que recebem muito. Quando eles vêem seus visitantes, ficam felizes de mostrar sobre um pouco do que vivem e como vivem. É importante informar que o país como um todo tem uma ótima receptividade para os turistas.

Um nicho que começou ser explorado há pouco para o turismo jovem na África do Sul foi o intercâmbio para aprender inglês. Esta é a segunda língua local e por ser um país considerado com custo de vida baixo, tem atraído diversos turistas para aprender inglês durante as férias, que vão voltar de quebra com uma grande experiência de turismo e cultura. O custo pode ser metade de um turismo em outra cidade inglesa ou norte americana com a mesma finalidade, já que a África do Sul conta com boas escolas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
África

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *