Argélia

Argélia ou Algéria, cujo nome oficial é República Argeliana Democrática Popular, é o maior país da África, com uma área de quase 2,4 milhões de quilômetros quadrados, e mais de 30 milhões de habitantes.

Argelia

Argelia

História

A Argélia é habitada desde 10.000 a.C pelos berberes, e em 1.000 a.C apareceram os cartigineses que se instalaram em assentamentos ao longo da crosta, mas os berberes que já possuíam o reino da Numídia, aproveitaram a ocorrência das guerras púnicas para se tornarem independentes de Cargado, o que durou pouco, pois em 200 a.C essa área foi tomada por Roma, aí houve a queda do Império Romano do Ocidente e os berberes conseguiram novamente sua independência, mas parte de sua área foi tomada pelos vândalos que permaneceram com elas até serem tomadas pelos bizantinos, que ficaram com o domínio delas até o século VIII quando chegaram os Árabes. E no século XX a França conseguiu total controle da Argélia até 1962, que foi quando a Argélia declarou sua independência.

Vista Argelia

Vista Argelia

Geografia

Esse país possui duas regiões principais: a região sul onde fica o deserto do Saara que ocupa 90% de sua área, e a região norte que é formada por quatro zonas: uma onde parte é povoado de Chotts, tem clima semiárido, e que conta com muitos criadores de ovelhas; uma onde se localiza a cadeia de montanhas Atlas que possui solo fértil e seu clima é mediterrâneo; uma faixa pequena de planícies; e por último, uma onde ficam as montanhas do Atlas do Saara, mas infelizmente o norte da Argélia é uma área sujeita a terremotos.
A Argélia também possui pouca vegetação na região árida do Saara, seu clima predominante é árido e quente, e é afetada por ventos quentes e com poeira conhecido como siroco.

Demografia

Em janeiro de 2011 a população da Argélia estava em 34.895.000, cujos 90% vivem no norte e o restante no oásis do Saara, e 30 % de toda a população de argelinos tem 15 anos de idade.
Linguisticamente, cerca de 80% fala árabe, 20% francês. Um fato muito curioso da Argélia é a maneira que eles assistem à televisão, pois em muitos de seus lares contém dois televisores um com canais em francês para os homens adultos e outro com canais árabes para as mulheres e crianças.

Bandeira Argelia

Bandeira Argelia

Política

A Argélia é governada atualmente pelo presidente Bouteflika de acordo com a constituição de 1976, e apesar de possuir democracia na eleição de seu presidente, seu regime é considerado autoritário devido à falta de liberdade de imprensa que já causou a morte de vários intelectuais e jornalistas.

Economia

Possui uma dívida externa que gira em torno de 20 milhões, e sua principal atividade econômica está no setor de hidrocarbonetos, ou seja, esse país possui muito combustível fóssil, tornando-se assim, responsável por 60% das receitas orçamentais do país, que é o segundo maior exportador de gás natural do mundo, contendo cerca de 160 trilhões de pés cúbicos de gás natural em suas reservas.
Portanto, a Argélia cuja sua capital é Argel, é um grande país não somente em questão de dimensão, mas também em relação ao seu grande desenvolvimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
África

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Quero muito conhecer esse Pais ARGELIA , estou estudando sua geografia, politica, clima etc… como e muito diferente do meu Pais. Preciso estar confiante e bem integrada com essa nova mudança. Creio que dará mais que certo. Inchallah!!!

    Cláudia Pereira 9 de setembro de 2013 14:13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *