Plano Estratégico em Turismo

Pra a Copa do Mundo de 2014 o turismo contará com um plano estratégico que deverá avaliar a atual situação, as demandas, os investimentos e os cronogramas das ações que deverão se desenvolver em todas as cidades sedes, isto na área de turismo durante o mundial de futebol.

Apresentação do Plano

O ministério do Turismo (MTur), por ocasião da reunião da Câmara Temática Nacional de Desenvolvimento Turístico (CTNDT) que aconteceu em Brasília, apresentou uma proposta para que fosse elaborado o Plano Estratégico do Turismo no Brasil para a Copa do Mundo da FIFA em 2014.

Turismo

A meta é que depois do plano elaborado e aprovado pelo Grupo Executivo da Copa que é composto por Casa Civil, ministérios do Turismo, da Fazenda, do Esporte e Planejamento e ainda o ministério de Orçamento e Gestão, possa então ser estabelecida uma Matriz de Responsabilidades do Turismo Brasileiro com os olhos voltados para o Mundial de Futebol.

Soma de Esforços para o Evento

De acordo com Carlos Silva que é secretário Nacional de Políticas de Turismo, no momento em que for definido o plano estratégico de turismo para a Copa deve-se alocar recursos e somar esforços para que esse grande evento tenha não só o planejamento, mas também o tratamento condizente com a ocasião. Já Oreni Braga que é secretária de turismo do Amazonas a Câmara Temática não poderia fazer uma proposta que fosse oportuna ao especial momento vivido pelo país.

Copa

Segundo ela o turismo representa o coração desta Copa, a coluna vertebral do mega evento e o que precisamos são bons hotéis, mão de obra de qualidade, aeroportos em ótimo estado. Este é o planejamento que merece ser feito para que o turista tenha a oferta da prestação de bons serviços e adequada infraestrutura quando 2014 chegar.

Foco do Plano

Levando em conta todos esses dados é que o plano estratégico em turismo terá o foco em seis principais áreas: estruturação da oferta em turismo ( alimentação, hospedagem, recepção, atrativos culturais e naturais): infraestrutura turística( centros de atendimento aos turistas e sinalizações); qualificação profissional (de gerentes a prestadores de serviços de turismo); promoção e apoio a comercialização ( a nível nacional e internacional); combate a exploração sexual ( campanhas de conscientização); serviços e estruturas de caráter temporários para a Copa.

Objetivo

A Câmara Temática Nacional de Desenvolvimento Turístico trabalha focada no objetivo de propor políticas publicas e soluções técnicas que se façam necessárias e sejam eficientes no setor do turismo por ocasião da realização do Mundial de 2014.

Temas

A representação da Câmara é feita por 12 representantes das cidades sede, dos ministérios do Turismo e dos Esportes, do Conselho Nacional do Turismo e do Instituto Brasileiro de Turismo. Essa Câmara vai definir uma matriz de responsabilidade para com o turismo como já fizeram com os estádios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esportes

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *