Parque Nacional Serra das Confusões

Mesmo que o nome deste Parque Nacional nos dê um certo receio, não fique assustado, afinal o Parque Nacional Serra das Confusões é um local tranquilo e repleto de belezas naturais, mesmo que isso seja contraditório ao próprio nome. A Serra das Confusões fica situada no Estado do Piauí e tem muito reconhecimento, principalmente por sua característica histórica, cientifica e cultural, que foi adquirida com o tempo.

O Parque Nacional que tem como intuito preservar este local historicamente importante para nosso país é repleto de sítios arqueológicos, grutas e cavernas que são muito interessantes e bons atrativos turísticos para as pessoas que gostam de natureza. 

O Parque Natural foi criado em 02 de outubro de 1998 e possui uma grande área de preservação, chegando a mais de 800 mil hectares, sendo o maior parque do nordeste brasileiro, estando em sexto lugar entre os parques com maior espaço físico de preservação. Está localizado na parte sudoeste do Piauí, e compreende cidades de Tamboril do Piauí, Redenção do Gurguéia, Guaribas, Cristino Castro, Canto do Buriti, Bom Jesus, Santa Luz, Jurema, Curimatá, Caracol, Brejo do Piauí e Alvorada do Gurguéia. A unidade de conservação está há 620 quilômetros de distância de Teresina.


Endereço e Informações Adicionais do Parque Nacional das Confusões

Para ter acesso ao parque, é necessário passar pela cidade de Caracol, e para seguir até a unidade, entre na rodovia BR-343 e PI-140, mais conhecida como Transpiauí e vá até chegar em São Raimundo Nonato, e quando chegar, siga por mais 80 quilômetros.

A cidade de São Raimundo Nonato tem estradas importantes que ligam várias grandes cidades como a BR-020 que faz a ligação entre a capital Fortaleza, e também outras estradas que conectam a Brasília, mesmo que hajam trechos sem pavimentações.

O parque não é aberto ao público geral, já que o objetivo primordial deste é a preservação de algumas espécies em extinção como a onça-pintada, jacucaca, araponga-de-barbela, tatu-canastra, onça parda e tatu bola, além é claro, da conservação do principal bioma representado ali, a caatinga. Só é possível entrar no parque cientistas com a autorização do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)

Histórico do Parque Nacional das Confusões

Como sabemos, a região nordeste foi altamente colonizada, e no Piauí esta ocupação ocorreu de maneira de dentro para fora. A figura conhecida como Domingos Sertão, durante o período das sesmarias, ali fundou grandes fazendas para a criação de gado, o capitão Domingos Afonso Mafrense, assim também conhecido tornou-se um grande fazendeiro e colonizador da região.


Algumas fazendas foram deixadas e legadas para os padres da Companhia de Jesus, ao qual foram determinantes para o desenvolvimento do setor primário, especificamente a pecuária na região do Piauí. A produção conseguia abastecer toda a região nordestina, até que entrou em declínio, quando os padres foram expulsos da região.

O local que está toda a extensão do parque contou com populações e organizações pré-históricas, isto é evidente nos sítios arqueológicos existentes no local, ali existem 13 registros dos 32 cadastrados em toda a região centro-norte. Ali existem pinturas e gravuras, e desenhos de animais e humanos em paredes e cavernas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Parques Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Esta serra é muito linda e interessante…

    Dayara 13 de janeiro de 2012 21:58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *