Parque Nacional da Serra de Itabaiana

Características Gerais Sobre O Parque Nacional Da Serra De Itabaiana

O Parque Nacional da Serra de Itabaiana foi criado e oficialmente registrado no ano de 2005, através de um decreto realizado no dia 15 de junho desse ano e tem como principais características o bioma de Mata Atlântica, contando com mais de oito mil hectares de área total, sendo que em números exatos a área da 8024,79 hectares.

Com relação à sua localidade, esse parque abrange uma extensão considerável, uma vez que consegue abranger diversos municípios, dentre os quais estão os seguintes: Itabaiana, que lhe dá o nome, Malhador, Laranjeiras, Campo de Brito, Areia Branca e Itaporanga D’Ajuda, sendo todos esses municípios pertencentes ao estado de Sergipe.

Muito embora ele não seja um parque muito conhecido no âmbito nacional, o Parque Nacional da Serra de Itabaiana é considerado um dos parques mais procurados e visitados de acordo com os órgãos responsáveis pelo turismo do estado de Sergipe, uma vez que ele se situa em uma região de bastante movimentação turística, que é o chamado Polo das Serras. Ainda de acordo com os órgãos responsáveis pelo turismo desse estado, a cada ano, passam pela região cerca de trinta mil pessoas, aproximadamente.

Sobre a Importância Do Parque Nacional Da Serra De Itabaiana

Parque Nacional Da Serra De Itabaiana

Parque Nacional Da Serra De Itabaiana

O parque em questão apresenta uma grande importância para a conservação da natureza, tanto no que diz respeito à fauna, quanto no que diz respeito à flora local. Um outro fator importante a ser preservado é a chamada mata de areia branca, uma das principais mantenedoras da conservação das aves de diversas espécies diferentes. No entanto, o seu atual estado de conservação pode ser considerado preocupante, uma vez que o solo existente nessa mata de areia branca é bastante frágil e no momento se encontra em um processo avançado de utilização.

Há, ainda, diversas outras questões que abrangem a história do Parque Nacional da Serra de Itabaiana, sendo que muitas delas, inclusive, são até curiosas, duvidosas ou até mesmo lendárias. Uma das histórias mais comuns e que são contadas pela população local e funcionários para os visitantes do parque é a do Carneiro de Ouro, que consiste na existência de um carneiro de ouro cuja função é a de promover a atração de aventureiros que sejam movidos pela ganância. Por serem bastante gananciosos, então, eles são levados até as fendas da serra que no fim acaba por explodir em ouro e que é chamada de Sabaraboçu.

Pontos a Serem Considerados Sobre O Parque Nacional Da Serra De Itabaiana

Algumas orientações importantes que geralmente são passadas pelos funcionários do parque com bastante ênfase é o fato de a ocorrência de assaltos durante as trilhas ser um tanto quanto comum, o que faz com que a orientação seja a de deixar celulares e câmeras fotográficas, além de outros itens de valor dentro dos carros. Isso ocorre porque ao longo do parque infelizmente há algumas entradas que não são oficiais, isto é, entradas clandestinas, como são chamadas pelas pessoas da organização e da manutenção do parque, sendo que são por essas “falsas entradas” que os ladrões acabam entrando, muitas vezes armados, inclusive.

Rio no Parque Nacional Da Serra De Itabaiana

Rio no Parque Nacional Da Serra De Itabaiana

Outro ponto é a questão do calor, pois apesar de algumas porções da trilha não apresentarem uma distância muito considerável, como trechos de menos de 500 metros, por exemplo, o calor acaba dificultando em muito o progresso do caminho, principalmente no caso de pessoas que não estejam acostumadas a realizar atividades físicas ao ar livre, por exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Parques Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *