Parque Nacional da Gruta dos Palhares

O Parque Municipal da Gruta dos Palhares está localizado no Município de Sacramento, cidade que fica entre o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Sacramento quer dizer “Verdade sagrada” vindo do Latim. Um lugar de grande espiritualidade, fundada em 1820 por um cônego. Fazendo jus ao nome, houve muita divulgação da fé cristã na área. Alguns exemplos de quem passou por lá: Padre Vitor Coelho de Almeida, falecido em 1987 e hoje com processo de canonização em Roma e Eurípedes Barsanulfo, fundador do primeiro colégio espírita do Brasil no século XX. Sacramento, por sua vez, conta com alguns indicadores de qualidade muito bem desenvolvidos, como a alfabetização chegando à marca de 100% contando ainda com 100% de infraestrutura básica, como água tradada, esgoto tratado, pavimentação asfáltica, iluminação e já implantado a coleta de lixo seletiva.

Para atender a grande demanda de turistas, Sacramento possui uma boa rede de hotéis e pousadas, com pessoas altamente preparadas para receber bem. O turista encontra em Sacramento um grande leque de turismo. Dentre todas suas atrações, há a Gruta dos Palhares, localizada dentro do Parque Municipal dos Palhares.

Mais especificamente, o Parque fica na Rodovia Antenor Duarte Vilela próximo ao centro da cidade (cerca de 10 km) e possui muita riqueza natural, dentre elas, a famosa caverna da Gruta dos Palhares.

O Parque Municipal é uma das principais atrações turísticas da cidade de Sacramento, porém, por questões de segurança é necessária uma autorização para adentrar à gruta. Também o Parque Municipal contém piscinas, restaurante, lanchonete, sorveteria, quiosques e uma área de camping para abrigar os visitantes. O Parque foi criado em 1974 e é tombado pelo poder municipal, atrai muitos turistas, tanto pela beleza, quanto pela calmaria. Além da beleza natural, o Parque Nacional abriga uma espécie de templo natural, abriga símbolos religiosos. Há relatos de 1918 onde já consta, nessa época, altares dentro da gruta. A gruta, portanto, sempre foi um lugar místico.

A Gruta dos Palhares é considerada a maior gruta de arenito da América Latina. Como outras cavernas compostas de arenito, ela pode ser expandida pela erosão. Cavernas de arenito geralmente são muito estáveis pois se originam de processos geológicos mais antigos, preservando sua integridade. O processo de erosão dessas cavernas geralmente é físico, assim, explica a capacidade de sua integridade.

A Gruta dos Palhares ramifica-se em outros compartimentos. Possui uma exploração em profundidade estipulada de 400 À 450m e a sua altura é de cerca de 22m. Como uma gruta em si, esta também abriga uma rica flora e fauna, podendo ser encontrados diversos animais, como maritacas, papagaios e outras aves. A Gruta dos Palhares, recebe cerca de 4000 visitantes mensalmente, o que faz dela um patrimônio a ser preservado. Como sua formação rochosa é de arenito, é necessário manter a umidade da gruta à níveis considerados seguros, para que o tipo de formação rochosa, arenito, não comece o processo de desintegração, pois se for ressecando, corre o risco de acontecer desabamentos. Na parte interna, até 400m de profundidade, possui um “labirinto” que abriga vários cômodos, cerca de 20.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Parques Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *