Trilha Morro do Chapéu – Rifaina

O município de Rifaina está situado no estado de São Paulo na divisa com Minas Gerais e atrai muitos turistas em busca de ecoturismo devido a sua fantástica diversidade de opções nesse sentido. Um dos destaques desse pequeno pedaço do paraíso é o aclamado Morro do Chapéu que rende um passeio e tanto na forma de trilha. Abaixo você poderá saber um pouco mais sobre esse destino que não pode faltar na sua lista.

Conhecendo Rifaina

Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade é o Lago Jaguara, com 33 km quadrados é um espelho d’água fabuloso. Outro atrativo é a praia artificial da cidade que é resultado do represamento do Rio Grande. Nos finais de semana de sol a cidade fica agitada quase como um balneário com direito a jet skis e lanchas.

Os turistas ainda encontram restaurantes incríveis e quiosques para aproveitar bem o dia. Não é raro se deparara com casas de veraneio em Rifaina. O município que na alta temporada vê o total de 4 mil habitantes saltar para 10 mil conta com inúmeras trilhas que culminam em cachoeiras. Para curtir a noite a dica é dar uma passada nos arredores das praças 24 de dezembro e Edgar Ajax.

Trilha para o Morro do Chapéu

O Morro do Chapéu apresenta cobertura vegetal que varia do bioma de cerrado para floresta semi-decídua. Infelizmente, há algum grau de degradação, uma situação que vem chamando a atenção de ambientalistas. A fauna do local também merece destaque incluindo aves, insetos, mamíferos de diferentes portes e até aracnídeos. Ao escalar esse morro você terá uma visão panorâmica do reservatório do Jaguara assim como da barragem que dá origem a praia artificial. Uma experiência que com certeza ficará gravada nas suas memórias.

No entorno há ainda algumas trilhas especiais para os adeptos de motocross assim como trechos em que é possível aproveitar o melhor das cachoeiras que tornaram Rifaina tão procurada pelos turistas. Há empresas de turismo que oferecem acompanhamento para evitar a degradação do ambiente. A recomendação de qualquer maneira é que os turistas que optarem por fazer trilha ou mesmo acampar no Morro do Chapéu tenham o cuidado de levar sacos para armazenar e eliminar o lixo.

Conhecimento para Melhorar o Turismo em Rifaina

O município viu o número de turistas aumentar significativamente nos últimos anos, isso fez com que algumas questões ganhassem destaque dentre as providências necessárias para garantir um turismo mais sustentável para o futuro. Uma das questões mais relevantes diz respeito ao melhor conhecimento do ambiente e dos seus limites para que se torne possível desenvolver estratégias que se mostrem menos degradantes ao meio ambiente.

O camping selvagem é muito interessante enquanto alternativa de turismo, mas pode ser também bastante complicado para o ambiente haja vista que muitos turistas não têm cuidado durante a sua estadia para não interferir na flora e na fauna. Se você está se preparando para ir até Rifaina lembre-se de garantir que sua passagem seja o menos impactante possível para o ambiente, assim você poderá voltar sempre para um paraíso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *