Parque Estadual da Cantareira

Você sabia que a somente 10 km do centro de São Paulo existe uma floresta de Mata Atlântica? O Parque Estadual da Cantareira é uma alternativa para quem deseja fugir dos parques lotados e quer se sentir imerso na natureza. Situado no Núcleo da Pedra Grande esse parque foi inaugurado no ano de 1962 e pode ser acessado de ônibus a partir de Santana, Zona Norte de São Paulo.

É um parque bem legal para quem deseja fazer um programa diferenciado com a família ou amigos. Dá para fazer piqueniques além de aproveitar o contato com a floresta, em alguns trechos pode ser um tanto quanto cansativo, porém, não é nada impossível. Seja você morador de São Paulo ou visitante da maior cidade do país vale a pena conhecer de perto esse parque.

O Que Fazer no Parque Estadual da Cantareira

Como mencionamos no começo desse artigo esse é um parque que oferece uma série de opções de diversão para quem decide encarar seus desafios.

Piquenique e Caminhada

Uma das opções de divertimento mais escolhidas pelos visitantes é fazer um piquenique na Lagoa das Carpas depois de passar por uma trilha de 10 km, ida e volta por caminho asfaltado. O ponto final dessa caminhada é a pedra grande, a dica para quem é mais sedentário na vida cotidiana é subir devagar apreciando a vista. São cerca de 6.780 metros da entrada ao mirante.

Trilhas

Os mais aventureiros podem se interessar pelas trilhas que saem do caminho asfaltado, nesse caso é interessante ter um pouco mais de preparo físico para conseguir resistir ao desafio. Dentre as opções de trilhas estão: Trilha do Bugio com 300 metros, Trilha das Figueiras com 1.200 metros e a Trilha da Bica com 1.500 metros. Quem estiver indo pela primeira vez no Parque Estadual da Cantareira é melhor deixar para seguir por uma dessas trilhas na volta para verificar se não vai estar muito cansado.

Museu da Pedra Grande

Além da maravilhosa vista do mirante em que é possível observar vários bairros da zona norte de São Paulo é possível também visitar o Museu da Pedra Grande que fica ao lado e no qual estão em exibição projetos e maquetes.

Museu da Pedra Grande

Museu da Pedra Grande

Precisa de Guia?

Não, você pode ir sozinho, mas sempre sendo cuidadoso, a dica é pegar na entrada num folheto que apresenta as principais atrações do parque. Os funcionários do parque também podem prestar assistência com informações a respeito do que você poderá encontrar como principais pontos de interesse nas trilhas.

Dicas Extras

O parque conta com infraestrutura de vários banheiros no caminho, para quem vai levar crianças fica a dica de que tem um parquinho localizado ao lado do lago das carpas. Caso não tenha levado lanche observe que antes da portaria há um espaço dedicado somente as lanchonetes do parque com diversos ambulantes.

O parque tem boa segurança com guardas percorrendo a área de moto e carro. Como esse é um parque mais contemplativo não é permitida a prática de esportes. Os visitantes desse parque devem estar atentos para a necessidade de ter tomado a vacina contra a febre amarela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *