Cachoeira Vale Encantado Campos do Jordão

Campos do Jordão é um município no interior do estado de São Paulo com aproximadamente 50.500 habitantes. Fica próxima a sub-região de Taubaté, zona metropolitana do Vale do Paraíba. Localiza-se à 173 km de distância da capital de São Paulo, 500 km de Belo Horizonte e 350 km da cidade do Rio do Janeiro.

É uma cidade muito conhecida por suas belezas naturais, e pelo clima que possui. Esta fica há uma altitude de 1628 metros, sendo considerada a cidade mais alta do território brasileiro em plena mata da Serra da Mantiqueira. Além de suas belezas naturais que são vastas, em campos, parques, uma flora e fauna extensa e muito ampla, a cidade é também ponto de referência na alta gastronomia. Já que a cidade conta com um dos mais famosos centros de formação gastronômico do Brasil, Senac Campus Campos do Jordão.

Se você está à procura de uma aventura radical de final de semana em família, ou mesmo acompanhado por seu companheiro ou companheira e busca um momento de paz na natureza, fique conosco para saber mais sobre as maravilhas escondidas que esta cidadezinha peculiar no interior de São Paulo pode oferecer. Além da cachoeira vale encantado, vamos também apresentar a você outros pontos naturais que esta cidade e proximidades podem oferecer.

Um pouquinho da História da Cidade

Os habitantes originários da região foram índios guarulhos, puris, cataguás e puris. Esta região começou a ser colonizada e ocupada por homens portugueses, alguns conhecidos como Inácio Caetano Vieira de Carvalho, Martim Corrêa de Sá e Gaspar Vaz da Cunha. O primeiro citado tinha posse de terra que foram vendidas Manuel Rodrigues do Jordão, ao qual deu o nome a cidade de Campos do Jordão. Os campos desta localização foram separadas em lotes e vendidas logo no final do século XIX.

A cidade foi fundada no dia 29 de abril do ano de 1874, onde Mateus da Costa Pinto realizou aquisição de lotes próximos ao rio Imbiri, um dos rios que corta a cidade. Inicialmente a cidade era citada e famosa por ser um local próprio ao tratamento de doenças pulmonares, principalmente da tuberculose. Ali foram construídos hospitais e sanatórios para esse fim. Mas a parti da década de 50, com o desenvolvimento e avanço da ciência médica na cura destas doenças, a cidade deixou de ser referência no tratamento e iniciou o desenvolvimento econômico em torno do turismo. A cidade é agora referência em turismo no inverno, já que nesta época promove eventos e festivais da estação. Além claro, da vasta gastronomia e fauna deslumbrante característica da Serra da Mantiqueira.

Cachoeira Vale Encantado

A cachoeira do vale encantado é uma pequena queda de água, mas em sua volta há uma densa mata quase que encantada! É um local com muitas plantas e flores nativas, como o copo de leite e também é possível apreciar muitas borboletas de múltiplas tonalidades e cores. Do centro de Campos do Jordão até a cachoeira, levam cerca de 60 minutos de carro, ela localiza-se próximo a Avenida Alto da Boa vista. É um local encantador para ir passear com família e amigos, além de apreciar toda a rota arborizada até o local destino.

Outros Pontos Turísticos e Informações

Além da cachoeira do Vale Encantado, vale a pena citar outros pontos turístico na cidade, o Belvedere logo na entrada da cidade, onde é possível apreciar uma vista ampla do vale do paraíba, o Pico do Itapeva, Pico do Imbiri, o parque Estadual Horto Florestal, para as crianças o Parque da Floresta Encantada, o Palácio Boa Vista, passeios de trenzinho com alguns pontos dentro da cidade e também mais longínquos (Off Road), Museu Felícia Leirner, o Mosteiro das Monjas Beneditinas, o tão famoso Morro do Elefante e Teleférico, a Fruta dos Crioulos, Eco parque de Pesca na Montanha, Ducha de Prata, Ecoturismo e Arborismo, Complexo de escalagem e trilhas Pedra do Baú, fábrica de Chocolate Araucária, a famosa cervejaria Baden Baden, o centro Vila Capivari, museu e centro de memória da linha de ferro, centro de atividades de lazer Tarundú, casa da xilogravura, passeios de quadriciclo, bosque do silêncio, o borboletário, passeio de bondinho.

Além de muitos pontos de ecoturismo e lazer, a cidade oferece um largo leque de hospedagens, das mais caras e luxuosas as mais simples também. Existem opções de hotéis e pousadas nos mais variados valores, os mais luxuosos como Center Suíço, Serra da estrela, Orotour, Palazzo Reale. E também locais de acomodações mais econômicas como a pousada Vill’Agi. Seja qual for a sua escolha saiba que esta cidade tem muitas opções de passeios, acomodações e paladares diversificados para oferecer a você. Obrigada pela leitura e boa viagem!


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *