Cachoeira Ponte Alta – Uberaba

Estrutura da Cidade de Uberaba

A cidade de Uberaba fica localizada no interior do estado de Minas Gerais, mais especificadamente na região do triângulo mineiro. Em 2017, de acordo com as estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população foi mensurada em aproximadamente 328.000 habitantes, sendo esta considerada a oitava cidade mais populosa do estado. O índice de desenvolvimento humano da cidade é de 0,772, estando acima da média da maioria das cidades brasileiras.

A cidade, no ano de 2012 fico no ranking, em quarto lugar das cidades de maiores PIBs do setor agrícola. A cidade é conhecida pelo gado zebu, sendo este município referência mundialmente desta espécie de gado. Por já haver um histórico favorável a criação de gado, até mesmo em um aspecto cultural, as boiadas que chegavam do pantanal se tornavam um acontecimento social. Frente a isto, a cidade possui uma tecnologia de ponta quando o assunto é inseminação e desenvolvimento genético.

Além do setor primário, Uberaba conta com indústrias no setor alimentício, calçados, polo moveleiro e de química, sendo considerada uma das 100 cidades com maiores polos industriais.

Outro setor de grande importância, é o segmento turístico e são vários âmbitos e segmentos que este se tornou relevante, com turismo de negócios, religioso, parques, museus e circuitos ecológicos.

História da Cidade

Uberaba inicialmente era um distrito sob comando de Goiás, até meados dos anos de 1816. Esta começou a ser alvo muito cobiçado pela Coroa, e na região foi aberto uma estrado sob comando de Bartolomeu Bueno da Silva Filho. Este projeto foi iniciado pela capitania de São Paulo, e nesta rota estão inclusos a passagem pelos rios Moji-Guaçu, Atibaia, Rio das Velhas, Camanducaia. Esta rota até os dias atuais é conhecida, sendo uma passagem marcada pela história de grandes expedições de importância econômica na época, é conhecida como estrada Anhanguera ou Estrada Real.

Esta expedição colonizou praticamente toda a região do triângulo mineiro, fundou povoados como de Vila Boa em Goiás e Araxá. Com intenção principal de escoamento dos minerais e pedras preciosas para Portugal, que mais tarde transferiria nossas riquezas em pagamentos de dívidas a Inglaterra, este foi um processo de expansão marcado pela violência, com extermínio de tribos indígenas e quilombos de resistência, além de camponeses ‘rebeldes’.

No anos de 1877 foi criado o povoado de Nossa Senhora do Desterro do Desemboque, local com uma grande riqueza de minerais e pedras de ouro, sendo que este teve seu ápice ate os anos de 1781, quando se esgotaram os minerais.

Outro povoado foi de Arraial da Capelinha, que ficava há uns 15 quilômetros da cidade de Uberaba. Pelo local não apresentar terras férteis e água potável, e então inicia-se outra expedição ali próximo para encontrar o lugar habitável, assim estabelecendo-se nas margens do rio Uberaba. O local começa a crescer com a vinda de fazendeiros e comerciantes a província que estava se formando. Sob o comando do Major Eustáquio, com segurança e potencialidade de crescimento do local, foi atraindo mais e mais habitantes ao arraial de Uberaba.

Foi levantada a primeira capela em 1818. Por decreto real, Uberaba eleva-se a condição de Freguesia, tendo um grande significado político, em emancipação religioso, de ordem civil e militar. Aos poucos, ali formou uma população de fazendeiros, agricultores, pecuaristas, profissionais gerais e comerciantes. No ano de 1856 a Vila de Santo Antônio de Uberaba torna-se cidade, tendo a inauguração da estrada de ferro em 1889, facilitando a entrada dos imigrante e a entrada da pecuária de gado zebu.

Hoje a cidade de Uberaba é um centro com vasta dinamicidade econômica e variedade parque industrial, desenvolvido setor primário, contando com uma estruturada e planejada cidade.

Pontos Turísticos

A cidade tem um grande potencial no turismo com artesanatos diversificados, é um patrimônio histórico cultural, sediando religiões como o espiritismo, com o ícone Chico Xavier. Há opções de ecoturismo e conta com uma infra estrutura vasta de hotéis, centro de eventos, parques além de festas da cidade. A região oferece ao visitante experimentar sensações incríveis na natureza, já que ao seu entorno existem grandes cachoeiras e sítio paleontológico.

  • MADA – Museu de Arte Decorativa

  • Mercado Municipal construída em 1922

  • Parque Municipal do Ipê

  • Peirópolis – museu com extenso acervo de fósseis de dinossauros.

  • Museu do Zebu

  • Museu da Arte Sacra

  • Casa de Memórias e Lembranças de Chico Xavier

  • Museu do Dinossauro 

  • Memorial Chico Xavier

  • Igreja de Santa Rita

  • Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus

  • Igreja Medalha Milagrosa

  • Igreja São Domingos

  • Igreja Nossa Senhora da Abadia

  • Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus 

Cachoeira Ponte Alta Uberaba

A região que compreende a cidade de Uberaba conta com parque e muitas cachoeiras ao redor, uma delas é a cachoeira da fumaça, que fica há 72 quilômetros do centro urbano de Uberaba. Esta cachoeira possui cerca de 43 metros, sendo a cachoeira de maior vazão do triângulo mineiro.

Além de desfrutar de um banho de cachoeira, é possível também realizar outros esportes como o rappel, já que possui estruturas vastas de cânion, sendo esta uma estrutura ótima para praticantes desta atividade.

Para chegar até a cachoeira da fumaça é necessário sair de Uberaba com sentido a Nova Ponte, logo a frente haverá uma saída a direita com sentido a Uberlândia, entre nesta estrada e siga por aproximadamente mais 11 quilômetros. Na estrada haverá uma parte com uma grande descida que se acentua a esquerda, e no final desta terá um ponte, terá uma entrada para o camping do Rio Claro a direita.

Para alcançar o acesso a cachoeira, a sua queda, é necessário atravessar a rodovia antes de passar pela ponte. Agora se você quiser ir até o topo da cachoeira, passe a ponte e entre a direita, em uma trilha sinalizada.

As trilhas de acesso são bastante fechadas e de difícil acesso, então é altamente indicado o uso de roupas confortáveis e tênis, além de muito cuidado em solos molhados com alto risco de escorregar.

O camping Rio Claro dispõe de uma ótima estrutura, se você quiser passar mais de um dia terá acesso a um local com estrutura de quiosques, restaurantes locais e banheiros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *