Cachoeira Peirópolis

O bairro de Peirópolis está situado a 19 km do centro da cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Tornou-se um lugar bastante procurado por turistas devido aos fósseis de animais pré-históricos encontrados no local. Sendo conhecida como a Terra dos Dinossauros, Peirópolis, também tem outras atrações como uma incrível cachoeira.

A seguir vamos te dar algumas dicas de como aproveitar ao máximo o turismo nesse recanto histórico de Minas Gerais. Um destino interessante para quem está viajando com a família ou sozinho.

A História de Peirópolis – A Terra dos Dinossauros

O nome da região é Peirópolis, desde 1924 em homenagem ao imigrante espanhol Frederico Peiró que foi um dos responsáveis pelo crescimento local devido à atividade calcária. Após o término do ciclo de mineração esse território tornou-se notável pelos achados paleontológicos. Foram descobertos fósseis e ovos de animais pré-históricos enterrados em seu solo a partir de 1945.

Atualmente, Peirópolis, conta com o Museu dos Dinossauros e o Centro Paleontológico de Pesquisas. O acervo de fósseis de Peirópolis ultrapassa os 1.500 fósseis. Os turistas ainda podem tirar fotos com as réplicas de dinossauros que estão espalhadas pelos jardins locais.

Cachoeira de Peirópolis

A principal atração turística de Peirópolis é o seu Museu dos Dinossauros, em frente ao anexo do museu está o local em que se pode comprar o ingresso que custa R$ 20,00 para visitar a cachoeira de Peirópolis. Os turistas podem seguir de carro até a chamada Primeira Cachoeira de Peirópolis, fica a somente 2 km do local de aquisição do ingresso.

Basta seguir até chegar a uma bifurcação em que há uma placa indicando a cachoeira a direita. Pegando a direita se chega a um portão, estacione e então siga pela trilha de pedras para ter acesso à cachoeira. É importante que os visitantes usem a trilha demarcada para chegar até a água, nada de se aventurar pelas pedras molhadas, pois basta um escorregão para ter uma queda feia.

Cachoeira RPPN Vale Encantado de Uberaba

Você pode aproveitar a sua ida a Peirópolis e visitar outra cachoeira em Uberaba. Para quem não conhece a sigla RPPN significa Reserva Particular do Patrimônio Natural. A cachoeira de Uberaba conhecida como Vale Encantado está dentro da propriedade de um fazendeiro local sob a responsabilidade de preservação por parte do mesmo. Para ter acesso a cachoeira é necessário entrar em contato com José Noel Prata, o administrador, seja pelo telefone (34) 4102-1019 ou pelo e-mail jnoelprata@gmail.com.

A área dessa cachoeira é de cerca de 38.13 hectares e a altura da queda d’água é de 15 metros. A cachoeira se encontra em meio a área de mata fechada e suas águas são límpidas. O solo é de areia natural e a reserva possui uma variedade superior a 130 mil árvores que são nativas do local.

Estrutura do Local

A fazenda conta com estrutura para receber os visitantes da cachoeira com restaurante. Atenção que você precisa fazer reserva para almoçar no local. Nos dias em que o restaurante não está aberto é possível fazer um piquenique numa área de gramado com mesas. A estrutura também tem banheiro para os visitantes.

A cachoeira fica bem perto da área do receptivo do local, é necessário descer uma trilha de cerca de 20 metros. Por ser uma cachoeira cercada de paredões o visitante pode se sentir dentro de uma gruta. A água é gelada sendo refrescante no verão e evitando a sensação de calor extremo. Por ser uma cachoeira rasa é indicada para crianças.

O valor de entrada é de R$ 10,00, há possibilidade de acampar no local, verifique o valor. Quem mora longe de Uberaba e não quer acampar pode reservar um hotel na cidade para descansar depois do passeio.

Período de Chuvas

Para não perder a viagem a Peirópolis é interessante observar a possibilidade de chuva. O período de maior precipitação vai do mês de outubro a abril, contudo, as chuvas são mais frequentes entre janeiro e fevereiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *