Cachoeira do Azulim em Sacramento

O município de Sacramento está situado na região do Triângulo Mineiro e se destaca por contar com diversas cachoeiras que propiciam excelentes opções de ecoturismo e turismo de aventura. Um dos principais pontos de visitação desse município é a Cachoeira do Azulim que se tornou famosa por seu conjunto de belezas e possibilidades.

Conhecendo Melhor Sacramento

Sacramento é um dos municípios de Minas Gerais com maior potencial turístico haja vista que conta com mais de 220 cachoeiras inseridas no Circuito da Serra da Canastra numa área de preservação federal. Um local com grande vocação para a prática de esportes de aventura e que tem ajudado a manter a estabilidade econômica do setor turístico do estado da região sudeste.

Os turistas que escolhem Sacramento como destino de viagem podem conhecer as seguintes cachoeiras: Azulim (com queda d’água de 10 metros), Parida (15 metros), João Inácio (17 metros) e Casca D’Anta (186 metros). Essas são as cachoeiras abertas para visitação. A natureza exuberante das cachoeiras é um atrativo especial para quem quer relaxar e também para os interessados em atividades com muita adrenalina.

As atividades disponíveis em cada cachoeira são diferentes, quem escolhe visitar Casca D’Anta, por exemplo, pode fazer um passeio de observação de aves em seu habitat natural (birdwatching), trilhas e claro se banhar nas águas cristalinas da queda d’água. Já quem opta por visitar a cachoeira do Azulim encontra alternativas com mais emoção esportiva como slackline (que se torna waterline), canionismo entre outras. A bela vista do cenário natural que emoldura a cachoeira do Azulim faz o passeio valer muito a pena.

Arquitetura de Sacramento

O estado de Minas Gerais é um dos mais completos em termos de turismo arquitetônico do país. Em Sacramento além das belezas naturais os visitantes encontram uma série de construções do período colonial que proporcionam uma verdadeira viagem no tempo. Os interessados em ter contato com o melhor do interior do estado mineiro não podem deixar essa cidade de fora do seu roteiro.

Local Estratégico

Nem só de suas belezas como a cachoeira do Azulim ou arquitetura que vive Sacramento. A cidade tem grande relevância turística no estado por estar localizada num ponto considerado estratégico uma vez que fica perto de diferentes estradas que estão ligadas a Serra da Canastra.

Desenvolvimento de Infraestrutura Turística

Embora o município de Sacramento receba um grande número de visitantes ainda não tem uma grande infraestrutura turística desenvolvida. É possível encontrar comércio somente nas cachoeiras de Parida e João Inácio, contudo, a secretaria de turismo tem incentivado que as comunidades rurais do entorno ofereça alternativas para os visitantes.

Além da comercialização de produtos as pessoas que compõem essas comunidades podem passar a atuar como agentes receptivos de maneira que os turistas tenham onde ficar durante a sua estadia. Os moradores locais têm sido treinados também para que possam trabalhar como guias para os turistas. Sacramento é um exemplo de como a atividade turística pode contribuir para o crescimento de um município de pequeno porte.

Sacramento oferece um conjunto de motivos para ser a sua escolha turística em Minas Gerais tendo inúmeras cachoeiras, trilhas, natureza, arquitetura colonial preservada e posicionamento estratégico para chegar às estradas da Serra da Canastra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *