Cachoeira Capão da Onça

Capão da Onça é um local em Ponta Grossa no Estado do Paraná. A região do Capão da Onça na verdade é uma Unidade de Conversação Municipal, ou seja, um ambiente natural com trilhas e várias cachoeiras, um local a ser preservado pelo seu conteúdo natural. O Balneário Capão da Onça é um local particular, localizado na área de preservação, contém as quedas d´água e as trilhas, é aberto para visitação com o devido pagamento de um valor. O local possui uma estrutura muito boa, com churrasqueiras, locais para armar barraca e banheiros; o local é de extrema natureza então som está proibido, o que mantém o local em um silêncio, onde só a natureza fala.

O Local do Capão da Onça abre todos os dias, o horário é de 10 da manhã às 8 da noite e o valor simbólico de contribuição de 10 reais por pessoa permite a visitação de todas as cachoeiras, crianças até 12 anos não pagam a entrada. As cachoeiras do Capão da Onça são muito lindas, de todos os tamanhos, com todas as forças, várias alturas e dimensões, ou seja, não há desculpa para não ir em alguma delas porque você tem medo. Tem de todos os tamanhos e profundidades, ideal para relaxar no fim de semana ou em um feriado para curtir a natureza e um banho de água gelada para renovar a alma e renovar as energias. Lembre-se de preservar a natureza pois ela será eternamente grata por isso.

O local tem cerca de 4 cachoeiras, uma já na entrada do local. O Rio que passa pelo local é o Rio Verde, Logo na entrada, então, temos uma quedinha d’água onde permite que todo mundo entre, tem várias rochas e pouca profundidade, se assemelha a várias piscininhas redondas cheias de água e pouca profundidade, além de uma prainha para ir com as crianças. É importante lembrar de acompanhar sempre quem não tem experiência em cachoeiras e nuca ir sozinho para não passar perrengue ou não cometer algum erro ou desatenção.

A outra cachoeira é um pouquinho mais alta, mas nada assustador, possui várias piscininhas também, ideal para molhas os pés, passear na água com alguém, formam-se vários espelhos d´água, local muito bonito e silencioso. Seguindo adiante na sequência das cachoeiras, temos a próxima que é pequena também, forma-se um local maior, com um pouco de profundidade, com várias piscininhas rodeadas de rochas e várias araucárias pelo entorno dos Campos do Paraná, o local é ideal para ficar debaixo da água que cai das cachoeiras e ser massageado pela água natural. A quarta queda é muito gostosa também, com várias rochas assim como as outras, local raso com várias prainhas e areia fofa, quedas bem pequenas, da para ir com crianças e leva-las debaixo da cachoeira para terem sua primeira experiência com água e cachoeira! A outra queda é um pouco maior, cerca de 8 metros e fraca, sem movimentação de água e a águas da cachoeira também é fraca, a queda possui um pouquinho de profundidade, ideal para entrar e nadar, possui também umas caverninhas, muitas rochas; local perfeito para quem gosta de natureza!


Capão da onça então é repleto de quedas, basta você visitar, contribuir e desfrutar do local. Dê o exemplo, não deixa nada para trás a não ser suas energias positivas, não deixe palitos, plásticos, cascas, nada de poluição, faça diferente, mostre a evolução do ser humano, mostre que a natureza e sua ética e moral podem contar com você. Lembre-se ética é fazer o certo quando ninguém está vendo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *