Acesso a Cachoeira da Mariquinha

A bela Cachoeira da Mariquinha é um dos pontos turísticos da região da cidade de Ponta Grossa, no estado do Paraná, que mais recebe turistas, em especial por estar localizadas próxima do Buraco do Padre, uma furna com lindas quedas d’água. Contudo, antes de preparar o tênis para essa aventura turística é interessante saber como ter acesso a essa maravilhosa beleza natural.

Localização e Acesso a Cachoeira da Mariquinha

A região da cachoeira é uma unidade de conservação que está situada a cerca de 30 km do centro da cidade de Ponta Grossa. Para chegar até lá é necessário ir pela Rodovia do Talco – PR 513, contudo, fica o aviso de que é na verdade uma estrada de chão. Como o caminho é todo formado por estradas não-asfaltadas é interessante ir com um carro que aguente esse percurso.

Ao passar pelo vilarejo de Passo do Pupo, partindo do Campus Uvaranas da UEPG, vire a direita numa estrada que não tem pavimentação. Depois de ter percorrido 1.4 km vire novamente à direita numa bifurcação seguindo pela estrada por mais 12 km. Então você chegará a Cachoeira da Mariquinha. Pelo fato de que o entorno dessa cachoeira é um pouco confuso sugerimos que você coloque esse trajeto no seu GPS antes de partir. Infelizmente a região não tem muitas placas tornando possível se perder.

Trilha

Após todo o caminho na estrada é necessário ainda percorrer uma trilha a pé podendo apreciar a natureza até a cachoeira. O tempo médio de caminhada é de 20 minutos, no final da trilha os turistas chegam ao que parece uma espécie de praia em meio a vegetação. A cachoeira em si tem uns 30 metros de queda d’água e tem algumas áreas com uma profundidade acentuada podendo gerar acidente para quem não sabe nadar.

Horário de Funcionamento e Ingressos para Cachoeira da Mariquinha

A Cachoeira da Mariquinha está aberta das 8h às 20h e demanda o pagamento de ingresso sendo o valor de R$ 10,00 para adultos para passar o dia e R$ 20,00 para quem deseja acampar no local. Crianças que tenham até cinco anos são isentos de ingresso. Não é permitida a entrada de animais nem nas trilhas e nem na cachoeira.

Preparando a Mochila para Conhecer a Cachoeira da Mariquinha

Para quem pretende emendar o passeio na Cachoeira da Mariquinha com uma visita ao Buraco do Padre deve levar bastante água e comida, mesmo que não vá ficar para acampar. Leve uma média de 1 litro e meio de água por pessoa, se possível congele para que fique numa temperatura razoável para consumo durante o passeio. Leve alimentos leves e nutritivos como barras de cereal, frutas entre outros. Leve ainda lanternas, repelente (tem muitos insetos no local) e protetor solar com um fator mínimo de 30.

Acampamento

Os turistas interessados em fazer camping poderão se instalar na Cachoeira da Mariquinha no local indicado para instalar as barracas. Vale lembrar que há estrutura de banheiros, contudo, é bom estar preparado para um ambiente com alguns reveses haja vista que é um banheiro frequentado por muitas pessoas ao longo do dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *