Ecoturismo x Esporte de Aventura

O Brasil está entre os países com maior potencial em todo planeta no turismo doméstico com o ecoturismo, devido as suas impressionantes diversidades ambientais, sejam no clima ou no relevo, possibilitando assim, além do prazer de desfrutar das belezas naturais do turismo de aventura e a oportunidade da pratica de atividades físicas ou esportivas de aventura junto a natureza, como escaladas, trilhas, ciclismo, canoagem rafting, rapel, parapente e outras formas de atividades que proporcionam um contato intimo com a natureza. As belezas naturais existentes no país são elementos fundamentais para quem curte esporte e aventura, e o ecoturismo é um dos segmentos do turismo que mais tem crescido e se destacado nos últimos anos, assim as agencias de turismo cada vez mais se preocupam em organizar pacotes turísticos para esse público que muitas vezes prefere uma trilha a uma balada. Ecoturismo e esportes de aventura estão intimamente relacionados e aqui vamos citar três das atividades mais populares no Brasil: as trilhas, o rapel e o rafting.

Trilha

Trilha

Trilhas

As trilhas são caminhos íngremes que podem ser feitos caminhando, de bicicleta como cicloturismo e tem também as trilhas para serem feitas em veículos especiais. Muitas trilhas também levam os turistas por rotas históricas ou culturais, mas todas têm em comum o contato com as mais exuberantes belezas naturais com matas, encostas, rios, lagos cachoeiras, piscinas naturais, etc. A exploração de trilhas mais íngremes devem ser realizadas com a companhia de guias que tenham experiência e conheçam os perigos do lugar, para que a aventura seja segura. Ao decidir se aventurar por um roteiro turístico com trilhas preste atenção ao nível de dificuldade que elas se classificam, pois algumas requerem um alto grau de condicionamento físico, mas sempre que feita com segurança a aventura valerá a pena, com certeza.

Caminhada

Caminhada

Rapel

O rapel é uma pratica cada vez mais difundida no ecoturismo, e é praticada por pessoas de todas as idades, desde que estejam em boas condições de saúde e tenham condicionamento físico para tal. Consiste em descer através de cachoeiras, cavernas, rochas e de outras espécies de encostas utilizando cordas. É considerado um esporte radical e está associado ao montanhismo, alpinismo e canyoning. Através do rapel estes desbravadores tem a oportunidade de apreciar a natureza de pontos que não podem ser alcançados pelas outras pessoas, proporcionando um contato intimo com a natureza e muita adrenalina.

Ecoturismo X Esportes Radicais

Ecoturismo X Esportes de Aventura

Rafting

Rafting é uma palavra em ingles, derivada de raft, que quer dizer balsa. O rafting consiste em descer através de rios e corredeiras em botes de borrachas. É um esporte ideal para quem gosta do contato com a natureza pois as corredeiras por suas peculiaridades naturais são pouco exploradas pelo homem, assim, a maioria dos roteiros de rafting no Brasil são em locais com matas preservadas e/ou então em reservas ecológicas.

Estas três práticas e muitas outras possibilitam um contato muito grande com a natureza, ao planejar sua viagem elas podem transformar as suas férias em uma aventura muito especial e inesquecível, mas é importante observar que a práticas destas e de outras formas de esporte aventura seguem normas e requerem um certo nível de condicionamento físico compatível com a atividade escolhida, envolvendo também certo grau de risco, portanto é fundamental a presença e guias, a utilização dos equipamentos e observação das normas de segurança recomendadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecoturismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *