Área de Camping em Rifaina

A cidade de Rifaina é um município que está no limite do estado de São Paulo e Minas Gerais. Rifaina começou a ser povoado no ano de 1860, período ao qual muitas construções começaram a ser levantadas no local. Em 13 de maio de 1865 foi chamada oficialmente de Santo Antônio da Rifaina, que estava dentro do município de Franca. A cidade é considerada município de interesse turístico (MIT), assim progredindo na área de principal interesse econômico, estando ela entre as 20 cidades no MIT do estado de São Paulo.

É um município localizado no extremo nordeste de São Paulo, e conta com uma área total de 158 quilômetros quadrados de área. Esta há 464 quilômetros de Distância da cidade de São Paulo, e suas principais estradas de acesso são a Cândido Portinari SP – 334 e a Rodovia Franca – Araxá ou popularmente chamada de MG – 428. Além do turismo, a cidade é ainda relevante na exportação de café e também nos mercado domésticos, conhecido como o Alto Mogiana.

Área de Camping em Rifaina

Como a cidade baseia sua economia principalmente no turismo, há muitas opções de estadias em hotéis e pousadas na cidade, como Pousada Mandevilla, Pousada Vila Harmoniosa, Pousada Rio Grande, Iter polo hotel e restaurante, Pousada vale do sol, Hotel Pousada da pedra, Hotel Jaguara, Porto Marina Farol, Hotel samba viva sacramento e outras hospedagens que podem ser verificadas no site da prefeitura de Rifaina.

Porém, em contra partida, na web não existem locais que oferecem áreas de camping na cidade. Diante disto, muitas pessoas vão a cidade e acampam por conta própria. Apesar da prefeitura ter realizado regulamentos e fiscalizações em locais próximos a represa de Jaguara, há muitas pessoas que procuram outros locais que são permitidos para acampar, claro, sempre de forma a respeitar ao meio ambiente.

A Represa de Jaguara

Em 1971, o reservatório inundou parte do meio rural e urbano da cidade de Rifaina, ao qual afetou a economia que ali se desenvolvia da plantação de arroz, milho e feijão. Em contrapartida a criação do lago artificial trouxe outros meios econômicos à cidade, ou seja, o setor turístico. O lago representa em extensão superficial cerca de 33 quilômetros quadrados, e suas águas são consideradas de baixa turbulência, o que viabiliza a prática de esportes na água, a pesca, mergulhos arqueológicos.

Rifaina, Porta de Entrada ao Circuito da Serra da Canastra

A cidade fica próximo a cidade de Sacramento, no triângulo mineiro. Esta segunda cidade é reconhecida pelas suas imensuráveis belezas naturais, e ao qual compõe mais de 200 cachoeiras catalogadas. Apesar da região compreender o parque da Serra da Canastra, há cacheiras que são liberadas para a visitação como a cachoeira de Casca D’anta, de Parida, João Inácio e Azulim.

Além de cachoeiras, existe um comércio local recente e que compreende as características rústicas locais, como fazendas que produzem produtos artesanais. E além da represa de Rifaina, existem outras como a represa de Igarapava e de Peixotos. Há também a gruta dos palhares, a qual é considerada a maior gruta de arenito dentro da América Latina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Camping

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *