Regionalização do Turismo

O turismo é um segmento de grande importância econômica e cultural, responsável pelo desenvolvimento das regiões onde é fomentado. O Brasil é por suas características naturais um país turístico, seja pela riqueza de suas culturas, suas diversidades naturais ou exuberância da flora e da fauna.

Nas últimas décadas o turismo no Brasil tem sido incrementado e recebeu grandes investimentos, e atualmente existem diversos programas e projetos sendo desenvolvidos neste segmento, muitos deles em parcerias com o poder público através do Ministério do Turismo, entre eles destacamos o programa de regionalização do turismo, que faz parte do Plano Nacional de Turismo.

Mapeamento regional

Regionalização do Turismo

Regionalização do Turismo

Entre as diversas metas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo está a estruturação do turismo brasileiro através de um programa de regionalização, onde foram mapeadas 276 regiões turísticas que envolvem cerca de 3.600 municípios brasileiros.

A partir deste mapeamento e posterior divisão do país em regiões turísticas as ações políticas e estratégicas e os programas desenvolvidos pelo Ministério do Turismo, passaram a serem desenvolvidos com base nesta divisão regional, adquirindo maior identidade e significado as ações, agregando valor aos produtos turísticos.

Programa de Regionalização do Turismo

Programa

Programa

Com base nesse mapeamento foi então desenvolvido o Programa de regionalização do turismo que busca desenvolver as atividades turísticas atendendo as diversidades de cada região, dando um real destaque aos elementos naturais da região, seu povo, sua identidade cultural, suas qualidades naturais e suas carências.

Este programa tem sido desenvolvido e planejado com a participação popular, pois tem interesse em preservar as características e a identidade de cada uma das regiões turísticas do país, sendo a valorização das comunidades locais e sua cultura um dos grandes objetivos deste programa, que busca envolver a comunidade, o poder público, a iniciativa privada e também o terceiro setor, pois todos estes segmentos são afetados direta ou indiretamente pelo desenvolvimento turístico em suas localidades, e quanto maior a integração entre todos maior a chance de sucesso nas ações desenvolvidas.

Curso de regionalização do Turismo

Ministério

Ministério

Para atender os objetivos do programa de Regionalização do Turismo o Ministério do Turismo desenvolveu o Curso de Regionalização de Turismo que já está em sua segunda edição. O curso é gratuito e realizado na modalidade EAD – Ensino a Distância, e os interessados devem acompanhar no site do Ministério a abertura da próxima edição. Através do curso os participantes recebem subsídios conceituais, metodológicos e técnicos que são fundamentais para alavancar os projetos de desenvolvimento regional do turismo brasileiro.

O desenvolvimento do turismo regional no Brasil tem grande importância e beneficia vários setores, pois possibilita através dos projetos locais que a comunidade também seja beneficiada, participando dos ganhos e se beneficiando das melhorias estruturais. Além destes, outro grande beneficio da regionalização do turismo é a preocupação na preservação da identidade cultural de cada uma de suas regiões, um aspecto que torna válida todas as demais iniciativas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cursos de Turismo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *