Qualificação Para o Turismo

No ano de 2018 o Brasil ganhou nova Política Nacional de Qualificação para o Turismo com o objetivo de traçar diretrizes que mantenham o nível de qualidade de atendimento aos turistas elevado proporcionando aumento do fluxo de pessoas em nosso país. O plano apresentado pelo Ministério do Turismo contou com a participação de representantes da cadeia produtiva turística do país, do Terceiro Setor e gestores públicos.

A necessidade dessas diretrizes se torna evidente quando ficamos a par da estatística de que 1 em cada 10 postos de trabalho do planeta são gerados pelo turismo. Nosso país tem cerca de 7 milhões de indivíduos empregados – direta ou indiretamente – nesse segmento e até o ano de 2022 é esperado que haja aumento para nove milhões. Contudo, para que isso seja possível é fundamental que seja feito um investimento maciço em qualificação dos interessados.

Redução das Desigualdades

A qualificação no setor do turismo se mostra imprescindível para que sejam reduzidas as desigualdades sociais bem como o desemprego de jovens seja reduzido. A criação de oportunidades de qualificação possibilita que mais pessoas que não tinham perspectivas de crescimento encontrem um caminho válido para trilhar no mercado de trabalho reduzindo assim as estatísticas de mão-de-obra desempregada e desqualificada.

Melhora da Qualidade do Setor de Turismo do Brasil

O plano de Qualificação para o Turismo do Brasil foi desenvolvido num momento particularmente relevante, pois o país demanda a criação de uma base sólida para o fortalecimento desse segmento que é capaz de movimentar a economia. Para que o turismo se consolide em nossa nação é crucial que melhore a qualidade dos seus serviços para que seja mais atraente tanto para os turistas domésticos quanto para aqueles que vêm de fora.

As ações estão projetando crescimento a curto, médio e longo prazo visando o aumento do número de empregos gerados pelo setor, melhorias sociais e inclusão. Aqueles que já atuam nesse setor não foram esquecidos, existe um plano de requalificação para essas pessoas tornando o seu trabalho mais valorizado. O movimento sugerido por essa nova política combina gestão com o aumento da qualidade dos serviços prestados nesse mercado.

Qualificação que Começa Cedo

Algo interessante de observar é que em alguns pontos do país em que o turismo é a base da economia há qualificação para atender nesse setor desde cedo como é o caso das cidades Gramado e Canela no Rio Grande do Sul. O turismo é um setor com capacidade para se fortalecer cada vez mais, no entanto, demanda de mais investimento e estratégias de transformação mais bem planejadas.

Plano Nacional de Turismo

A nova política de Qualificação para o Turismo tem suas diretrizes completamente alinhadas com a proposta do Plano Nacional de Turismo que objetiva o crescimento do número de turistas nacionais e internacionais por meio da melhora da qualidade dos serviços prestados. Enquanto o Brasil não se comprometer com a qualificação dos trabalhadores do segmento do turismo terá dificuldades em se firmar como um dos principais destinos dos viajantes do mundo. O aumento da segurança também entra nessa pauta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cursos de Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *