Graduação em Turismo e Hotelaria

A indústria do turismo no Brasil vem crescendo muito, sendo uma importante fonte geradora de renda, além de uma das atividades que mais são estimuladas no Brasil e em todo o mundo, pois oportuniza o desenvolvimento das comunidades e o giro de capital. O Brasil se destaca nesse segmento pelas suas características naturais e sua diversidade cultural, estando entre os importantes destinos turísticos do mundo.

Com o desenvolvimento desse segmento também cresce a demanda por profissionais habilitados a preencherem os postos de trabalho que surgem em todo o país. Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre o curso de graduação em turismo e hotelaria, as funções e habilitação do turismólogo e o mercado de trabalho desse profissional.

A Indústria do Turismo no Brasil e o Perfil do turismólogo

Graduação em Turismo e Hotelaria

Graduação em Turismo e Hotelaria

O turismo é uma indústria em desenvolvimento que gera renda e empregos, tendo como característica a preocupação com o meio ambiente, atuando na sua preservação. Pode-se perceber que em locais onde o eco-turismo está desenvolvido o meio ambiente está preservado, em alguns casos com o desenvolvimento de projetos de recuperação, além de beneficiar a comunidade com ofertas de trabalho, possibilitando o desenvolvimento econômico local e até regional.

O profissional do segmento de turismo deverá ter como uma das principais características a capacidade de adaptação, ser comunicativo, sensível as diferenças e as necessidades alheias, disposição para trabalhar muito e em alguns casos disponibilidade para deslocamentos e viagens.

Graduação em Turismo e Hotelaria

Curso

Curso

Em algumas universidades o curso recebe o nome de graduação em turismo, em outras graduação em turismo e hotelaria, no entanto a grade curricular e a habilitação de ambos é muito semelhante e proporcionam ao educando uma formação prática, técnica e humanística muito sólida, obtida durante os 3 anos de duração do curso.

Durante o curso os alunos terão aulas práticas na área de turismo e aulas teóricas das disciplinas exatas como administração de empresas e economia e das disciplinas humanísticas como língua portuguesa, história e geografia, em algumas universidades também existe a opção de uma segunda língua. As aulas práticas contemplam a organização de eventos, planejamento turístico entre outras.

Mercado de Trabalho

Grupos

As possibilidades profissionais para o bacharel em turismo são muitas, dividindo-se em dois grandes grupos: nas empresas de turismo, que são hotéis, operadoras e agências de turismo, companhias aéreas, etc.; e no planejamento das atividades turísticas, desenvolvendo roteiros e atividades em regiões com potencial turístico. Nesse segmento os principais empregadores são órgãos públicos como Secretarias Estaduais e Prefeituras.

Contudo, o profissional também tem espaço como autônomo, desenvolvendo projetos para empresas turísticas, hotéis, parques temáticos e resorts, como consultor independente e também criando a própria empresa, sejam hotéis, motéis, pousadas, organização de eventos, parques, restaurantes, e dezenas de outros empreendimentos na vasta área de turismo que desponta no Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cursos de Turismo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *