Museus Pelo Mundo: Unindo Turismo e Cultura

Museu da Criança em Portland

Portland é uma cidade americana fundada em 1851 e localizada no estado de Oregon. É conhecida como a “Cidade das Rosas” e está entre as dez cidades mais ecológicas do planeta. A cidade recebe turistas de todas as partes do mundo e uma das suas principais atrações, além das rosas e do jardim Botânico Berry, é a grande quantidade de museus. O Museu da Criança, O Museu de Oregon da Ciência e da Indústria e o Jardim Zoológico de Oregon estão localizados em prédios e estruturas separadas, mas vizinhos umas das outras, o que torna quase obrigatória a visita aos três locais. O problema é o tempo, porque cada um é mais interessante do que o outro e é agradável passar muitas horas dentro desses museus. O Museu da Criança de Oregon é especialmente interessante e interativo, atraindo crianças e adultos. Lá, a garotada encontra desde uma biblioteca especial sobre os animais de estimação e apresentações de teatro, até impressionantes dinossauros que contam a história de sua evolução. As crianças vão brincar com água e também podem se perder numa encantadora floresta mágica.

Museu do Holocausto de Houston

Depois dos fatídicos episódios vividos pelos judeus na Alemanha nazista no século passado, diversas cidades do mundo resolveram homenagear aquele que foi o maior genocídio humano da historia mundial, o Holocausto. Este evento marcou a vida de milhões de pessoas que tiveram parentes mortos em campos de concentração sob as ordens de Hitler. No mundo, há diversos espaços para homenagear os mortos e os sobreviventes. Como exemplo temos o Museu do Holocausto de Houston, um dos pontos turísticos da cidade. Por lá encontramos um memorial dedicado aos judeus que vivem nos Estados Unidos com seus nomes, fotos e objetos pessoais. Vemos também um pouco de imagens do que foi o Holocausto e o que ele causou ao povo judeu, hoje disperso no mundo e em reuniões constantes para lembrar o período mais negro de sua historia. Pouca gente sabe, mas existe também um Museu do Holocausto no Brasil, em Curitiba, no Paraná.

Museu do Holocausto de Houston

Museu do Holocausto de Houston

Museu Charles H. Wright de História Afro-Norte Americana

Os negros foram bem influentes na historia norte americana. Escravos vindos da áfrica, por muitos anos, foram a base da economia norte americana em suas colônias até que houveram batalhas e eles foram libertos. Mas nem a pseudo liberdade negra foi o suficiente para que esta pequena população fosse considerada, na verdade, livre ou com direitos, uma parte da história dos Estados Unidos que não deve ser esquecida. Para quem não quer esquecer e aprender um pouco mais sobre a história dos negros norte americanos, uma dica é visitar o Museu Charles H. Wright de História Afro-Norte Americana, em Detroit, no Estado do Michigan. O espaço conta um pouco do que os negros viveram por lá, o sistema de enforcamento, seu trabalho forçado em fazendas e como foram libertados, mas ignorados por anos pelos brancos norte americanos. Quem quiser saber mais do espaço basta entrar no site, o www.thewright.org.

Museu de Ciências de Miami

Miami é uma cidade bem visitada por brasileiros. Um dos motivos é a quantidade de lojas no seu centro comercial, que com preços baixos de eletrônicos e roupas, em geral, facilita a quem quer investir em compras e voltar com a mala cheia. Mas, em sua viagem a Miami, não vá apenas fazer boas compras, mas visitar espaços bacanas para conhecer um pouco mais do que a cidade tem para oferecer. Uma sugestão de roteiro é dar uma passada pelo Museu de Ciências de Miami. O Museu de Ciências de Miami é um local para crianças e adultos aprenderem sobre os mistérios do universo. É comum ver grupos de alunos de escolas locais por lá tendo aulas e vendo apresentações com profissionais dos museus e também ver demonstrações abertas ao público com cientistas que vão apresentar as suas novas descobertas ou lançar livros e ensaios em suas áreas.

Museu Histórico do Sul da Flórida

Por mais que você leia sobre como a Florida foi construída e que mudanças aconteceram, nada melhor que ver em um espaço organizado como em uma visita ao Museu Histórico do Sul da Flórida, que é um ótimo espaço já de pé desde os anos de 1962. Ele é aberto ao público infantil e adulto em todos os dias da semana. O espaço conta com 400 metros quadrados e é um museu enorme e com bastante informação. Divido em áreas, tem espaço para pesquisadores estudantes ou não, um teatro para palestras e eventos, uma loja do museu e um acervo para cultura com vídeos e imagens para ser consultado por quem quer um pouco mais de informação ou está em busca de material para mestrados, doutorados e projetos científicos.

Museu Histórico do Sul da Flórida

Museu Histórico do Sul da Flórida

Museu de Arte Contemporânea de Detroit

Detroit é a maior cidade do estado de Michigan nos Estados Unidos e quem viaja para lá em férias com certeza não encontra qualquer tipo de dificuldade para montar um roteiro turístico, pois o que não falta naquela cidade são lugares importantes que merecem a atenção dos visitantes. Todavia, como cada um de nós tem sua paixão na vida, aqueles que são apaixonados por arte não podem deixar de procurar os locais onde podem conhecer mais sobre este importante e vasto tema. Em Detroit, você tem quatro museus que contam vários tipos de histórias e entre estes está o Museu de Arte Contemporânea, que não pode ficar fora de sua agenda de passeios, pois é lá que você terá oportunidade de conhecer belíssimas peças ou coleções feitas por artistas que foram famosos em suas épocas e que de alguma forma deixaram marcas na história do povo ou do país.

Museu Histórico Motow

No sudeste de Michigan, um dos destinos turísticos mais populares é o Museu Histórico Motown, que a cada ano que passa vem atraindo mais e mais visitantes que aos milhares chegam todos os anos das mais diferentes partes do mundo. O Museu foi fundado no ano de 1985 por Esther Gordy Edwards, tendo como uma de suas principais missões preservar o legado da Motow Record Corporation, fundada em 1959 por seu irmão Berry Gordy, com dinheiro emprestado por ela que já era empresária bem sucedida. Outra missão do Museu é educar pessoas fazendo isso através de programas e exposições que venham promover valores como criatividade, visão de futuro, empreendedorismo e coragem, em especial para jovens que precisam de motivação. O museu que conta a história de uma época muito importante da música americana teve em Esther não só a fundadora, como também diretora da fundação durante quase três décadas, até morrer no ano passado.

Museu Burke de História Natural e Cultura

Este museu, inicialmente, estava situado no campus da Universidade de Washington em Seattle. É um museu da história e da cultura naturais e conta com mais de 12 milhões de espécies. Em 1880, foi criado um grupo amador de história que foi a raiz do museu que surgiu mais tarde, quando as ambições desse grupo já haviam crescido o suficiente para a criação do museu natural de história de Seattle.

Museu Burke de História Natural e Cultura

Museu Burke de História Natural e Cultura

Quando a universidade passou a ser universidade de Washington, o museu foi fechado e um novo foi criado em Washington, mas com o tempo foi faltando espaço para as coleções quando um edifício foi construído para o Burke que contou com a ajuda generosa de Caroline Burke, que de pronto recebeu o nome de seu marido. O museu se dedica a fazer com que tenhamos uma compreensão melhor do mundo e nosso verdadeiro lugar nele incentivando a reflexão, o aprendizado, a responsabilidade e o respeito pela natureza de modo geral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultural

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *