Festa da Tomatina na Espanha

Quem deseja viajar à Espanha e está com disposição ou vontade de curtir os passeios engraçados e divertidos pode seguir para a Festa da Tomatina na qual o objetivo está em se confraternizar ao usar tomates como ferramentas de comunicação. Em momento no qual país sofre por causa da crise econômica mundial que começou na segunda metade do século XX esse consiste em período no qual a população pode se confraternizar e esquecer um pouco os problemas que possui por causa da perda de emprego.

Cultura Popular da Espanha

Não se pode ignorar o fato de que se trata de uma das mais tradicionais festas da Espanha na qual os públicos de diversas idades se juntam para comemorar a cultura nacional. Interessante notar que o evento também faz sucesso entre público mundial, de forma principal nos países europeus vizinhos. Acontece de forma anual e antecede as comemorações que se designam ao feriado de São Firmino. Quem deseja participar do evento deve seguir ao centro de Valença, de forma precisa no mês de agosto. Existem pacotes de turismo que integram o passeio ao local.

Como se Comportar na Festa da Tomatina?

Simples, pegue o máximo de tomates que conseguir com uma ou duas mãos e arremesse às pessoas que estão próximas. No lugar apenas não vale ficar limpo. A primeira pessoa com roupas sem sujeira que anda no entorna correm o risco de receber tomatadas e ficarem sujos. Existem participantes que colocam óculos de natação para melhorar a pontaria e não sofrer ataques que prejudiquem a visão por alguns instantes, o que pode ser crucial para tomar um banho de frutos por todos os lados. A melhor dica no que tange ao vestuário está em trajar a pior roupa, aquela que está prestes a ir ao lixo. Na rua existem pessoas que chegam a ficar de cuecas, mas a polícia proíbe o nu explícito. Nesse sentido se faz necessário ter algum tipo de comportamento ético.

Como se Comportar na Festa da Tomatina?

Como se Comportar na Festa da Tomatina?

Quando e Como Surgiu a Festa da Tomatina?

Festa da Tomatina consiste em evento popular que acontece de modo anual em Valença, na Espanha. Especialistas em história da região apontam que o costume começou em 1944 e existem tantas explicações à origem que ninguém defende ao certo apenas uma ideia para explicar como a guerra de tomates começou ao ponto de virar ponto de cultura local conhecido ao redor do mundo. Existem pessoas que apontam o começo quando grupos de jovens iniciaram festas populares com a presença de bonecos e que apenas pessoas inscritas podiam participar. Como o povo ao redor não gostou da ideia começou a ser arremessar tomates no grupo até o momento em que a prática tomou conta da cidade de Valença. Outra teoria para as origens da Festa da Tomatina na Espanha aponta que o costume começou quando jovens pegaram tomates de caminhão que tinha tombado e começaram a arremessar contra desfiles do carnaval popular. Embora seja um exemplo apoiado de forma oficial pelo governo, também existem boatos da existência de grande perigo por causa dos empurrões ou roubo depois da prática de violência.

Tomatina na Europa: Sucesso Popular

Com o sucesso que a Tomatina ganhou na Espanha não demorou a outras culturas europeias entrassem na moda de arremessar tomate nas pessoas em uma data específica do ano. Em terras portuguesas a cidade de Coimbra consiste no qual mais conhecido no sentido de sediar a Tomatina em Portugal. Para evitar acontecer ataques entre as pessoas que não querem participar o governo da província reservou local para o evento acontecer. Não se pode ignorar o fato de que na região a ideia foi promovida como tática publicitária de conhecida marca que trabalham com polpa de tomate a aproveita o exemplo para fazer anúncio dos produtos e conceder descontos e brindes aos consumidores. Tomatina que marcou a história no território português aconteceu no primeiro semestre do ano de 2011, cidade de Braga, na qual foram reunidos quase dois mil pessoas com o desejo de participar de forma ativa na brincadeira que objetiva arremessar o maior número de tomates no meio de uma guerra. Livro dos Recordes aponta que cerca de dez mil toneladas do fruto foram usadas como munição durante os eventos festivos com nome de “Tomatina”. O poder público da cidade aponta que o fato serviu como ponto inicial para a vira cultural que durou por cerca de três meses seguidos.

Tomatina na Europa: Sucesso Popular

Tomatina na Europa: Sucesso Popular

Fome do Mundo: Contradições da Tomatina

Existem críticos que apontavam diversos pontos negativos na festa do gênero que em termos práticos rememora as épocas nas qual a Europa vivia com uma grande barbárie na qual motivos de festejos se tornam ocasiões para brigar ou fazer furtos nos turistas que não estão acostumados com os empurrões que existem durante os festejos. Também existe o problema da fome do mundo que enxergar grandes países como Espanha e Portugal desperdiçaram toneladas do fruto que poderiam seguir às nações pobres da África, Ásia e América Latina. O globo terrestre tem taxa de população em ascensão e que diminuir em nível a se considerar de forma negativa em termos de oferta de alimentos, o que faz aumentar a crítica por conta dos eventos que se relacionam com a temática. Especialistas apontam que as práticas de agricultura são responsáveis por grande parte da degradação do solo, por consumo da água potável do mundo e envio de CO2 para a atmosfera.

Planeta Terra não consegue eliminar o excesso de poluentes e gases quentes que ficam na atmosfera. O excesso que não escapa da atmosfera terrestre volta ao solo e provoca aumento o tornar a temperatura desregular em níveis a se considerar de forma negativa por grande parte dos especialistas. Os blocos de gelo que existem nos polos do globo terrestre começam a derreter e por consequência aumentam o nível do mar em intensidade capaz de engolir pequenas ilhas ou nações que estão regiões de baixas latitudes. Nesse sentido a energia para produzir o tomate acaba sendo gasta a toa ao levar em conta que os alimentos são arremessados e inviáveis ao consumo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultural

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *