Turismo no Sul de Minas: Dicas de Passeios

O Estado de Minas Gerais é bem rico e bacana para o turista interessado em uma boa programação de férias nacional. É uma boa pedida para quem deseja passar uns dias longe de casa e ao mesmo tempo curtir passeios mais em conta que uma viagem internacional. O Estado costeiro traz lindas praias, boas festas e belas atrações para todos os tipos de gosto. Mas para quem deseja mais tranquilidade e bons serviços, bem como uma bela paisagem em sua viagem, a região sul do Estado é a melhor opção. O clima do sul de Minas é um estável nos 15 graus devido a altitude. Pode variar um pouco, mas no geral os dias são quentes e ensolarados no verão e frios a noite e com chuvas esporádicas no inverno. Com cidades aconchegantes, esta região de Minas Gerais pode ocupar toda a sua viagem. Confira boas dicas de cidades para conhecer para quem está viajando para o sul de minas nos próximos meses a seguir.

Turismo no Sul de Minas: Dicas de Passeios

Turismo no Sul de Minas: Dicas de Passeios

Poços de Caldas

Poços de Caldas já é bem popular quando se fala em turismo. O município sulista de Minas Gerais costuma receber visitantes o ano todo por conta de suas águas termais, vindas de lençóis de água que emanam na superfície. As águas termais são bem recomendadas para relaxamento para pessoas de todas as idades. Um dos fatores interessantes da cidade é que os hotéis e pousadas sabem que as fontes termais são seus principais atrativos, por isso muitos ficam entre fontes. Muitos hotéis possuem suas próprias águas térmicas sem cobrar pelo serviço, apenas tendo o comodismo de ao invés de se banhar em piscinas de água fria, o turista pode aproveitar as fontes térmicas sem sair da segurança do espaço privado. Outros atrativos de Poço de Caldas são a Represa de Bortolan, o Complexo Aquático e o Palace Cassino. O palace foi construído nos anos 30 e hoje dá espaço a um complexo cultural local, mas por muitos anos foi sede de festas e bailes para jovens e adultos.

Imagem de Amostra do You Tube

Monte Verde

O visitante desta cidade sulista de Minas não pode deixar de apreciar a bela paisagem da Serra da Mantiqueira, já que a cidade fica bem ao topo. É uma ótima opção de férias românticas, já que a altitude gera uma linda paisagem e um clima gostoso de frio durante o dia todo. É uma ótima pedida para uma viagem de lua-de-mel, não? Por lá há diversas pousadas bacanas e diversos atrativos, somando mais de 200 opções de hospedagem. A cidade em si já é um grande atrativo. Muitas das casas e edifícios comerciais possuem arquitetura europeia, fruto da colonização dos europeus(uma boa parte alemães) do final do século XIX. Os apaixonados por ecoturismo vão encontrar em Monte Verde boas opções para curtir. Há muitas trilhas em mata fechada e reservas. Há ainda para se destacar na cidade bons restaurantes com uma gastronomia sofisticada.

Passa Quatro

Fazendo parte do circuito turístico das Terras Altas da Mantiqueira, Passa Quatro é uma das cidades que deve estar obrigatoriamente em qualquer turismo pelas cidades sulistas de Minas Gerais. Os fãs de ecoturismo com certeza vão adorar os atrativos naturais do município como trekking, caminhadas em reservas e cachoeiras com queda mediana, ótimas para banho e os fãs de uma boa queda de água natural. Uma dica de turismo em Passa Quatro é o passeio de trem com uma maria fumaça restaurada do século XX. Esta sobe a serra e mostra lindas paisagens com paradas estratégicas para apreciação dos viajantes . Ao final do trajeto uma bela recepção com música local e uma feira típica de artesanato para as lembrancinhas da viagem.

Passa Quatro

Passa Quatro

São Lourenço

Altitude e clima frio é o que não faltam no sul de Minas. Mais um exemplo disso é a cidade de São Lourenço, localizada a nada menos que 873 metros acima do nível do mar. Os atrativos locais são lindas reservas florestais, bosques, um lago com pedalinho e passeio de barco para toda família. Um dos principais atrativos de São Lourenço é o Parque das Águas, com fontes termais para os visitantes e massagens relaxantes.

Imagem de Amostra do You Tube

Caxambu

As fontes termais são o principal atrativo do turismo no Sul de Minas e dentre as cidades que disponibilizam tais atrativos está Caxambu. A cidade tem como diferencial ter em suas terras uma grande concentração de águas carbogasosas do planeta. Há fontes por lá de águas minerais com alto poder diurético e desintoxicante que atraem visitantes no apenas do Brasil de outros países também. Este município está localizado na Serra da Mantiqueira e traz atrativos tanto para visitantes como moradia. É uma cidade com ótima qualidade de vida, segurança, bom equilíbrio entre zona verde e zona urbana. A gastronomia local também é um atrativo para os visitantes, com destaque para as sobremesas como ambrosia, doce de leite e outros produtos a venda apenas nesta cidade.

Extrema

Quem vem do sul do país para Minas Gerais vai conhecer primeiro esta cidade. Conhecida como o portal do Estado, Extrema é uma bela recepção para os visitantes. É uma ótima pedida para os visitantes darem uma parada por alguns dias. Traz um clima ameno pela altura da cidade, uma boa quantidade de hotéis e restaurantes e uma ótima pedida para curtir férias tranquilas. Mesmo sendo uma cidade considerada interiorana traz bons restaurantes e hotéis de qualidade, com o toque suburbano. O cardápio de pratos típicos locais também é bem variado.

Extrema

Extrema

Marmelópolis

Esta é mais uma das cidades do sul de Minas Gerais em torno da Serra da Mantiqueira, bem pertinho de São Paulo. O principal atrativo para os turistas aqui é a bela paisagem oferecida, com vistas para a serra em todos os pontos da cidade. Há também um clima bem bacana, variando entre 10 e 8 graus celsos. Em noites mais frias o clima pode chegar da facilmente a 5 graus negativos. Logo, casacos na mala!

Pedralva

Outra bela cidade sulista de Minas é Pedralva. Ladeada por montanhas, é uma ótima dica de ecoturismo também. Há reservas para caminhadas, espaço para vôo livre, trekking e escalada e também locais para apreciação de animais com guias especializados. Logo, também é uma boa dica para fotógrafos de natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>