Turismo no Estado de São Paulo

Valinhos

Valinhos é um município que fica na Região Metropolitana de Campinas, no Estado de São Paulo e é conhecida como a capital do figo roxo. Hoje, também pela sua produção de goiaba. Quando falamos em entretenimento e cultura, saiba que a cidade de Valinhos possui dois lugares onde se realiza os seus evento e shows. O mais antigo deles é o Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, onde são realizadas todo ano as festas mais importantes da cidade: A Festa do figo e a Expogoiaba. Dentre as principais atrações turísticas da cidade de Valinhos, os seus visitantes podem conhecer a igreja matriz de São Sebastião, o parque municipal de feiras e exposições Monsenhor Bruno Nardini. Há ainda o Centro de Convivência Brasil 500 anos, um dos principais cartões postais da cidade. Outros pontos turísticos da cidade são o Museu de Arte João do Monte, o Monumento aos 100 anos de Valinho, a Paróquia de Sant’ Ana e o Monumento ao Imigrante.

Capivari

Capivari é um pequeno município situado no estado de São Paulo conhecido tradicionalmente pelo nome “Terra dos Poetas”, sendo a terra natal dos poetas Amadeu Amaral e Rodrigues de Abreu, além de também ter sido o local de nascimento da pintora modernista Tarsila do Amaral. Façamos um pequeno resumo da história da cidade. No começo do século XVIII, ricas jazidas de ouro tinham sido descobertas em Cuiabá, de modo que diversas monções partiam de Porto Feliz rumo à cidade. Mas a viagem, feita geralmente pelos ricos, era um tanto difícil, e muitos morriam durante a trajetória, seja por fome ou pelas lutas durante o percurso. Às margens dos rios formavam-se diversos acampamentos onde as pessoas paravam para descansar, ou até para se esconder. Por volta de 1800 começa a surgir um pequeno povoado às margens do Capivary e esse povoado é que mais tarde daria origem à cidade. Alguns anos mais tarde, em 1813, acontece a oficialização do povoado como freguesia, sendo-lhe atribuído o nome de São João Batista do Capivary. Somente elevado à condição de vila em 1832, recebe o nome de São João Batista do Capivary de Baixo, uma forma de diferenciação em relação a São João Batista do Capivary de cima, hoje chamado de Monte Mor. Em 1875, chegam os trens da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro.

Presidente Epitácio

Presidente Epitácio é um município paulista ainda bastante desconhecido pelo turismo. Somente que conhece bem o estado de São Paulo sabe que esta cidadezinha é um encanto para os moradores e uma chance para que os turistas descansem em meio à natureza. O que torna o município famoso dentre os que conhecem o lugar é a famosa e bonita orla fluvial, que se localiza próxima a margem do Rio Paraná. Por cumprir certos pré-requisitos, determinados e definidos pela Lei Estatual Paulista, o governo do estado resolveu considerar Presidente Epitácio como uma das estâncias turísticas do local. O status então gerou um aumento de renda para a área, que pode investir mais no segmento turístico e atrair cada vez mais visitantes, mesmo que de forma lenta e gradual. Com isso, novas obras começaram a ser feitas e o município ganhou novas escolas, monumentos, pontes e asfaltos, tudo isso graças ao aumento de renda por parte do turismo, que agora é crescente na região.

Presidente Epitácio

Presidente Epitácio

Mairinque

É no estado de São Paulo que se localiza o município de Mairinque, cuja fundação data de 1890 e hoje segue com um crescimento populacional acelerado. O desenvolvimento da cidade se deve em grande parte ao fato de estar às margens da Estrada de Ferro Sorocabana. A estação ferroviária de Mairinque tem destaque especial por ter sido no Brasil, a primeira arquitetura de concreto armado. Hoje, este antigo prédio abriga o Museu da Sorocabana. A obra foi idealizada por Victor Dubugras que era um arquiteto francês. A pouco mais de 70 km da capital paulista, Mairinque teve um grande desenvolvimento com a expansão de seu parque industrial, que fez com que a cidade se transformasse, tendo um crescimento urbano muito rápido com todos os setores do comércio se desenvolvendo e novos estabelecimentos bancários se estabelecendo na cidade. Hoje, todos os setores da atividade social, pública ou privada se encontram em franco desenvolvimento fazendo de Mairinque uma cidade próspera.

Lorena

Na mesorregião do Vale do Paraíba se localiza o município de Lorena. A cidade surgiu do inicio de um povoado pequeno no século XVII, conhecida por  Vila de Guaypacaré. Depois, comércio e outras atividades industriais, mesmo que pequenas, foram crescendo e o município de Lorena se tornou tudo o que ele é hoje. Depois que a Família Real Portuguesa visitou as suas terras, Lorena passou a ser conhecida como cidade das “palmeiras imperiais”, onde a Rua das Palmeiras ficou conhecida como principal ponto turístico do lugar. No auge da produção cafeeira, Lorena foi o palco de construção de grandes fazendas importantes e exportadoras do produto. Recebeu D. Pedro II, D. Pedro I e a princesa Isabel, que se hospedaram em diversas fazendas espalhadas por lá. É uma cidade bastante histórica e que contém diversos monumentos que remetem a uma época de colonização, extração de café e exploração de mão de obra escrava, incluindo o grande feito da Proclamação da Independência.

Lorena

Lorena

Taboão da Serra

Localizado na região Metropolitana de São Paulo, Taboão da Serra é conhecida como uma das principais cidades “dormitório”, abrigando vários trabalhadores paulistas durante um dia ou outro. É também um lugar de bastante localização industrial e, até 1990, seu perfil era meramente repleto de indústrias. Como o mercado de fábricas dentro da cidadezinha não era grande o suficiente para abrigar tanta mão-de-obra que ali vivia, ela não se manteve forte neste segmento. Por isso, muitos habitantes tiveram que se deslocar de Taboão da Serra até a capital de São Paulo, retornando apenas para descansar. O município acabou por ter características mais comerciais, quando problemas de tráfego abalaram as estruturas industriais do lugar. Assim, muitas delas tiveram que se retirar de lá para dar lugar ao comércio de rua. Grandes varejistas adentraram a cidade com força total, tornando-a, hoje em dia, um dos principais pólos terciários de São Paulo, fazendo com que investimentos em várias áreas crescessem bastante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *