Turismo em São Joaquim: Santa Catarina

Turistas que estão em busca de paz podem encontrar o roteiro ideal no passeio a São Joaquim, Santa Catarina, cidade que não possui valor além do que trinta mil habitantes. O local tem destaque nacional por causa do cultivo de fruta, de modo especial maças. Quem vai fazer a viagem de carro deve usar pneus que são adaptados para a estrada de terra ao levar em conta que esse tipo de caminho está na maior parte do local. Ao trafegar nas pistas de terra em São Joaquim os visitantes possuem a oportunidade de deslumbrar as grandes plantações de frutas com quantidades a se perder de vista. Antes do turismo a principal atividade econômica da cidade está no comércio de frutas e espécies botânicas típicas do clima no interior catarinense, ou seja, constante frio.

Qual a Cidade Mais Fria do Brasil?

De acordo com especialistas em meteorologia a cidade com tempo mais frio de Brasil é São Joaquim, em Santa Catarina. Nesse sentido os turistas que apreciam o fato de viajar para locais frios não podem escolher o local como ideal. Há quem pense não existir neve em terras nacionais, de fato as mesmas jamais viajaram para a cidade catarinense e conheceram os efeitos que surgem por causa do prenúncio que surge do vento sulista. Há turista que chega à região apenas para ver a neve cair do céu, momento no qual as pessoas se reúnem para fazer brincadeiras que não são típicas em grande parte do país, como as guerras de bola de neve, como se os turistas estivessem no Canada ou na Suíça. Nos meses de outono o clica fica inferior a dois graus inferior aos limites de zero. Apesar de o frio ser a grande marca de São Joaquim em termos de turismo não se pode ignorar o fato de que na cidade também existem outros tipos de serviços e bens que podem transformas as viagens ao local. Quem viaja nos primeiros meses do ano pode participar de colheitas de maças frescas. Em qualquer parte do ano há o mel serrano que traz qualidade acima da média do produto encontrado não apenas no Brasil como também no continente sul-americano.

10 Opções de Lazer em São Joaquim: Santa Catarina

  • A: Belvedere. Turistas que acessam o local pode deslumbrar conjunto de escadas que cujo topo leva para local que traz visual deslumbrante da cidade. Visitantes enxergam a visão dos campos abertos repletos de frutas e flores que trazem colorido diferente ao ambiente. Ao observar o cenário no longínquo horizonte às pessoas possuem a chance de ter uma ideia de como tudo começou, quando fazendeiros chegaram ao local por volta da metade do século XVIII.
  • B: Estação Experimental de Fruticultura. Em poucos quilômetros da zona central turista podem encontrar o centro no qual acontecem pesquisas em níveis avançados, aplicadas por especialistas em determinar o nível de pureza das frutas de São Joaquim. Possível conhecer de perto como funciona o equipamento.
  • C: Cooperativa Sanjo. Trabalhadores de maça na região se organizaram no começo dos anos noventa do século XX e nos dias de hoje oferece inclusive estrutura para visitantes observarem os milhares de toneladas da fruta que saem do local por ano. Existe inclusive comércio de conveniência no qual os turistas podem fazer compras.
  • F: EXPONEVE. Local no qual os turistas podem deslumbrar de artesanatos feitos por artistas locais que ou que viajam até a região para aumentar as chances de venda. Também podem ser comprados produtos naturais da terra que possuem o selo de qualidade da cidade, respeitados inclusive no mundo internacional.
  • G: Festa Nacional da Maçã. No final do primeiro semestre acontece de forma anual o evento que tem como principal objetivo expor a qualidade das maças que são encontradas na cidade. Representa feira tradicional com valor superior a cinquenta anos.  Antes era centrada em diversos tipos de produtos e nos dias de hoje tem maior foco na variedade de maça, a fruta popular de São Joaquim.
  • H: Igreja Matriz São Joaquim. O local chama a atenção não apenas pode ser centro religioso como também por causa da arquitetura composta por pedra basalto extraída da região. De pé desde o ano de 1935, na parte interior os visitantes visualizam esculturas feitas por artistas conhecidos entre o público especialistas.
H: Igreja Matriz São Joaquim.

H: Igreja Matriz São Joaquim.

I: Monumento Manoel Joaquim Pinto. Local conhecido por causa das esculturas de pedras ou madeiras que remetem à memória dos primeiros soldados portugueses que chegaram para reconhecer o local em nome da coroa. Élson Outuki foi o artistas que trabalhou para fazer o formato com a matéria-prima própria da cidade. Quem tem dificuldades em encontrar o caminho pode seguir para a sede na qual se estabelece a prefeitura, o conjunto se encontra ao lado.

J: Mirante das Araucárias. Consiste em local que traz espaço às famílias fazem piqueniques em plano que traz possibilidade de deslumbrar grande campo visual. Visitantes ficam em limite superior do em cinquenta metros de altura. O frio do lugar não faz com que a demanda turística diminua, ao contrário, quando neva existem dezenas de conjuntos familiares brincando com o gelo.

H: Museu de Artes. Traz formas de artes distintas feitas por artistas catarinenses da atualidade e do passado. Representa maneira interessante para se atualizar sobre as formas de arte que fazem sucesso na cidade. Existem obras de nomes importantes no cenário nacional. Conforme o dia de visita os turistas não precisam dispor de valores financeiros para fazer a viagem turística.

I: Museu Histórico Municipal. Quem quer conhecer o valor da história local pode seguir de forma direta ao centro de história. Em poucos minutos de visita é possível ficar atualizado com informações diferentes sobre o local.

J: Culinária. São Joaquim, em Santa Catarina, consiste em local que traz variedades em termos de culinária capazes de agradar diferentes tipos de paladares, desde público jovem que aprecia pizza até restaurantes luxuosos que oferecem carta de vinho com variedades de produtos nacionais e internacionais. Existem casas que oferecem pão de queijo feito na hora para consumir e esquentar o corpo na cidade mais fria do país.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *