Turismo em Cidades Mineiras

Carmo de Rio Claro

O magnífico município mineiro de Carmo de Rio Claro representa ótima opção para realizar turismo agropecuário. Inúmeras formas de negócios são realizadas no local, contribuindo explicitamente com as finanças do Estado. Sua população excede o número de 20 mil habitantes, segundo a última contabilização realizada oficialmente pelo IBGE. Seu principal afluente está na represa de Furnas, local no qual se reúnem diversos pescadores em busca de uma atividade esportiva tranquila em um autêntico clima mineiro, com muito sol de dia e alguns ventos fortes no período noturno. Vale ressaltar, que o artesanato também simboliza outro aspecto que constantemente faz com que turistas regressem ao local para comprar seus trabalhos autênticos, feitos pela população local. A religião também está presente na região. Existem diversas pequenas igrejas de religiões antagônicas (católica na maioria) que celebram cultos rotineiramente. Possui amplo valor histórico registrado claramente sobre sua origem a chegada dos portugueses que expulsaram os índios e formaram as primeiras colônias na região.

Ouro Branco

A cidade de Ouro Branco, apesar de pouco conhecida, é repleta de construções belíssimas, com grande importância histórica. Ela é lar de três igrejas que construídas durante o século dezoito: a Capela Santa Mãe dos Homens, a Igreja de Santo Antônio de Itatiaia, e a Igreja Matriz de Ouro Branco. Fundada por bandeirantes em busca de ouro, ganhou este nome por conta do ouro de coloração esbranquiçada que foi encontrado na região. Além das igrejas, a cidade também abriga a Casa de Tiradentes, as margens da Estrada Real. Também ao pé da estrada é possível acessar a Casa Sede da Fazenda Pé do Morro, tombada pelo IEPHA; e o conjunto arquitetônico da Capela de Santana. Não é apenas a arquitetura e a história que atraem na cidade, que também tem belezas naturais. A Serra de Ouro Branco é o marco sul da Região do Espinhaço, cadeia de serras que se estende até a Bahia.

Alfenas

Alfenas é uma cidade rural com economia deste setor em sua base, principalmente na agropecuária. Outubro é o mês mais ativo da região, pois acontece a Exposição Agropecuária e Industrial de Alfenas, com exposições de gado, máquinas agrícolas, novidades industriais e várias apresentações artísticas. Alfenas é uma cidade localizada no Sul de Minas, onde está localizada a famosa Represa de Furnas. A história da cidade começa quando Francisco Siqueira de Araújo e a sua família, no início do século XIX, doaram terras para a construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora das Dores e a São José. Ao redor da construção, logo surgiu o Arraial de São José de Alfenas, denominação que mais tarde foi mudada para Vila Formosa de Alfenas. Ainda por solicitação dos moradores, que alegavam o extravio de suas correspondências entregues na cidade de Vila Formosa de Goiás, o nome foi reduzido para Alfenas, evitando assim a troca de cartas entre as cidades. No município destacam-se, além da estrutura universitária e da sua economia dinâmica, o belo lago artificial de Furnas, com 149.89 Km². A beleza das terras que rodeiam as águas são um grande potencial para o crescimento do turismo. Ideal para pesca, para a prática de esportes náuticos e esportes em quadras de areia, com hotel fazenda, bons restaurantes e o Parque Manoel Pedro Rodrigues. Todos esses atrativos incluem Alfenas no Circuito Turístico Lago de Furnas. Os locais mais visitados são a Represa do Largo de Furnas e o Parque e Zoológico Manoel F. Pereira.

Alfenas

Alfenas

Alterosa

Há boatos de que o município de Alterosa foi um dos primeiros lugares que ganhou um povoado no Sul de Minas Gerais. Muitos tropeiros acampavam na região na qual hoje a cidade foi construída: a beira de um riacho nomeado posteriormente de Ribeirão São Joaquim. O início da povoação do local se deu com a chegada de um forasteiro português do Espírito Santo, que desenvolveu Alterosa com práticas comerciais ainda pouco vigentes naquele lugar. Como toda e qualquer cidade do Estado de Minas, Alterosa é bastante histórica, contendo construções antigas como igrejas, sobrados e antigas fazendinhas. No começo de sua criação duas igrejinhas haviam sido erguidas, juntos com um pequeno cemitério e uma prisão. Mais de trezentas casas marcaram o início de sua emancipação como cidade. Muitas delas exportavam bois, porcos, carneiros e fumo. Em 1943, um Decreto-Lei batizou a cidade de Alterosa. Seu nome tinha ligação com um relevo montanhoso que cercava o lugar, significando “cidade das montanhas – Alta Majestosa”.

Betim

A cidade de Betim está localizada no Estado de Minas Gerais e possui cerca de 370 mil habitantes. O município é nada menos que a quinta maior cidade do Estado. Falando de turismo, ele também é sede de varias atrações como, por exemplo, o evento Betim Rural, uma das maiores festas agropecuárias do Estado de Minas Gerais e está entre as maiores do Brasil. São sete dias de festa, e como principais atividade está o rodeio, a exposição de animais, concursos e shows. A festa abriga cerca de 200 mil pessoas e, com isso, abala positivamente a economia do local. Entre as atrações também temos a exposição Betim cristã, que é o concurso de arista de igrejas evangélica com o tema gospel. Exposição foi criada para a descoberta de novos talentos e está entre uma das maiores celebração de paz do estado. Localizado a 26 km da capital, Betim se tornou junto com inúmeras outras cidades parte da historia da capital, com lindas histórias e lendas. É uma cidade bela que abandonou o seu título de interiorana e passou a ser uma cidade sustentável.

Betim

Betim

Araguari

Logo ao norte do consagrado ponto histórico que é considerada toda a região do triângulo mineiro está localizado este município. Apesar de ser considerado novo perto de outros municípios históricos de Minas Gerais, possui relevância histórica, principalmente para os bandeirantes que chegaram ao local no final do século XIX. O Rio Jordão representa seu principal afluente fluvial. Diversos pescadores se reúnem para realizar pescas com ou sem caráter esportivo na região que é rica em diversas espécies de peixes naturais de água doce. Sua população atual excede a casa dos 100 mil habitantes. Justamente por estar situada ao lado de Uberlândia, possui grande atividade comercial, principalmente na área do agronegócio. Interessante notar que no centro de Araguari há diversas praças públicas para realização de entretenimento e confraternização entre os turistas. Seu centro comercial é extremamente amplo, há pelo menos diversas salas de cinemas. Suas casas de época também são ótimas atrações para quem aprecia arquitetura antiga.

Bocaiuva

Com 50 mil habitantes, este município é considerado como o maior entre todos existentes na região norte de Minas Gerais. O Rio Jequitinhonha banha constantemente suas terras, trazendo diversas belezas naturais que admiram logo ao primeiro olhar. Local indispensável para quem quer conhecer a legítima essência do interior mineiro. Interessante notar que a região existe desde a metade do século XVI, sendo considerada com uma das primeiras que foram colonizadas pelas expedições de espanholas e portuguesas dentro da região. Com os portugueses dominando a região, logo foi fundada a colônia que, consequentemente, ganhou a imagem do Senhor do Bonfim como grande povoador da região. Presença que constantemente é homenageada na região principalmente com a composição de artesanatos Interessante notar que esta região contribui consideravelmente para o bom andamento do PIB mineiro. Grande parte deste dinheiro é provinda dos dinheiros dos visitantes e turistas que contam com infraestrutura para os mais versos tipos de demandas turísticas.

Bocaiuva

Bocaiuva

Andrelândia

Quem almeja conhecer as riquezas do interior mineiro não pode perder a oportunidade de se instalar alguns dias na cidade de Andrelândia. Os principais patrimônios históricos estão, justamente, nos seus grandes casarões que são mantidos sobre tombamento do governo. Uma linda parte da Mata Atlântica fica totalmente evidenciada em diversos pontos da cidade com relevo alto fornecedor de visões panorâmicas admiráveis. Interessante notar que há poucas áreas planas dentro de todo o relevo da Andrelândia, uma grande característica de muitos municípios do interior mineiro. Os morros e montanhas predominam na região. Sua hidrografia é banhada, principalmente, pelo rio Grande, local no qual diversos turistas se reúnem para realizar pescas em um ambiente sereno que traz toda a tranquilidade almejada pelos legítimos pescadores. Vale ressaltar que, mesmo durante o inverno, há pouca ocorrência de chuvas. Transmite forte calor na maioria dos dias existentes no ano. Infelizmente representa uma cidade com alto índice de queimadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *