Cuiabá – Mato Grosso: A Cidade, Pontos Turísticos e Dados Importantes

Bem distante do litoral brasileiro temos a cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso. Uma linda cidade que merece, sem dúvidas, uma grande visita do turista inteirado em cultura e que curte conhecer uma bela cidade e curiosidades sobre a história do Brasil. Cuiabá é uma cidade antiga, já que tem sua fundação datada de 8 de abril de 1719 por Antônio Pires de Campos. A referência para dizer que é uma metrópole velha ou jovem são outros municípios brasileiros como Joinville, que surgiu no final dos século XIX e muitas outras que formam fundadas apenas no século XX. O que mais chama a atenção em Cuiabá é sua zona verde, por isso, para muitos guias de turismo, o apelido da metrópole é de “cidade verde”. Por lá, temos uma boa parte do Pantanal, uma região famosa no mundo inteiro por sua diversidade de espécimes de vegetais e animais. É um ótimo Estado para os amantes do ecoturismo visitarem sem qualquer compromisso e estes vão querer passar muito mais tempo do que apenas um fim de semana.

Dados Gerais de Cuiabá

A cidade de Cuiabá é a maior metrópole do Estado de Mato Grosso. Os últimos dados do IBGE informam que ela conta com uma média de 556.298 habitantes. Com sua beleza e desenvolvimento urbano esta é, merecidamente, uma das sedes da Copa do mundo FIFA de 2014, o que deve atrair muitos turistas para o local no evento (mas ela já atrai hoje!). Segundo dados históricos da região, a cidade foi moradia de índios da tribo Bororo. Estes tinham o costume de pescar usando uma flecha arpão na foz do rio Ikuiébo, afluente do Rio Cuiabá, o que acabou dando o nome a cidade. Cuiabá é como uma tradução de Ikuiébo para o português. A história de Cuiabá conta que os primeiros habitantes da região chegaram em busca de ouro ainda nos tempos dos bandeirantes. Povoadores de todo o Brasil e estrangeiros ocuparam as terras, que hoje deram origem ao Estado, para explorar minas e áreas ainda inóspitas que por muito tempo foram verdadeiras minas de ouro em uma região conhecida como Prainha. Infelizmente, tanta extração trouxe o fim do ouro no solo e a região foi, por muito tempo, abandonada por seus sugadores e deixou de evoluir.

Dados Gerais de Cuiabá

Dados Gerais de Cuiabá

O que fez Cuiabá crescer de novo por muito tempo foi o fácil acesso da cidade para o Pantanal, fonte de produtos e especiarias como frutas raras pelo Rio Cuiabá. Hoje, muitos dos visitantes da cidade ainda vão para ir até o pantanal e por isso, a cidade recebe muitos turistas o ano todo, já que o Pantanal é uma região considerada rara em riqueza verde do mundo. O que mais chama a atenção na cidade com certeza é sua beleza natural e por isso o Estado de Mato Grosso é tão querido. Confira algumas das belezas naturais que Cuiabá tem para oferecer:

Pantanal – Este, sem dúvida, é o principal ponto turístico da cidade. O Pantanal é uma região alagada que fica desta forma devido a um regime cíclico das águas que se repete da mesma maneira há mais de dois mil anos. Esta é nada menos que a maior e também a única superfície úmida do planeta com área tão grande e tão próxima de uma zona urbana, somando uma área de mais de 133 mil quilômetros quadrados. O fenômeno que forma o pantanal é bem interessante. Diversos rios se cruzam para formar o alagamento e formam junto, um ecossistema terrestre e aquático mais rico do mundo. Quando estes alagam, levam areia e outros detritos de uma parte à outra e quando a maré desce, eles deixam partes que eram baixas, mais altas. É interessante e com isso, podemos dizer que nada no Pantanal é igual: Dependendo do ciclo de um ano onde você poderia caminhar facilmente entre as algas, pode não ser mais possível. O Pantanal é de fácil acesso a quem for visitar a cidade. Basta ir pela BR 364 até Cuiabá e seguir as indicações em uma boa sinalização. Como é uma área preservada e de uma grande diversidade de animais como onça, é importante fazer o registro nos órgãos competentes antes de ir mata adentro pela própria segurança de quem está indo. Como é uma região alagada, o barco é a melhor pedida para visitação e pode ser de barco alugado com serviço de guias que vão mata adentro para mostrar o espaço.

Chapada dos Guimarães – O que você acharia de pontos de observação que medem mais de 900 metros de altura e um vento fraco e constante com temperaturas amenas no fim da tarde? Se você disse que ia adorar, não pode deixar mesmo de conhecer a Chapada dos Guimarães, uma atração verde em Cuiabá. O misto de verde desta chapada é formado por cerrado com matas de galerias e grotas que abrigam florestas. Há uma grande diversidade de ecossistemas que fazem a área ser usada para estudo e exploração de espécimenes, muitas delas descobertas nos últimos anos e que estão ainda em fase de estudo. Além de belas vistas nos altos da chapada, o turista também vai encontrar belas cachoeiras, como a Véu de Noiva que traz uma queda livre de nada menos que 75 metros.

Os Museus em Cuiabá

Não é só área verde (por mais que seja interessante) que o visitante de Cuiabá irá conhecer. Há diversos espaços que podem contar um pouco mais da história da cidade como o Museu de História Natural, o Museu de Antropologia, o Museu de Arte Sacra e o Museu Histórico de Cuiabá. Todos esses espaços são abertos todos os dias e possibilitam ao turista ver um pouco da cidade Para conhecer um pouco mais das tribos indígenas que ocuparam Cuiabá por muito tempo, os locais para se visitar são os museus Rondon e o Museu de Pedras Ramis Bucair. Ambos trazem uma boa quantidade de peças dos primeiros povos que ocuparam Cuiabá, bem como mapas e fotos históricas de quando a povoação pelos colonos e bandeirantes começou.

Os Museus em Cuiabá

Os Museus em Cuiabá

Compras em Cuiabá

Aos visitantes da capital de Moto Grosso, não pode faltar aquela boa e velha sacola de compras cheias para levar para casa. Em Cuiabá há boas lojas de compras de produtos artesanais indígenas, doces típicos e licores caseiros que é um produto típico da região.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *