Cidades Litorâneas do Brasil: Turismo e Atrativos Para uma Viagem Dentro de Casa

O Brasil, desde os seus tempos de colônia, começou a ser povoado pelo litoral. Isso faz o país ter sua maior zona urbana localizada na costa, tendo diversas cidades praieiras tanto para moradia temporária (as casas de praia e visitação) como permanente. São muitas as cidades litorâneas do Brasil. Conheça algumas delas a seguir:

Cidades Litorâneas

Cidades Litorâneas

Belém – A capital do Estado do Pará é a primeira capital com uma parte de seu território banhada pelo mar. Como a cidade está mais próxima da linha do Equador, o clima de Belém é bem quente, seco e com sol intenso, sendo uma boa sugestão de roteiro de férias para quem quer curtir as praias e um pouco de sol o ano todo. O inverno da região é regado de chuvas torrenciais mas não é severo. A cidade é bem desenvolvida, oferecendo bons roteiros de restaurantes.

Imagem de Amostra do You Tube

São Luiz – São Luiz é a capital do Maranhão e uma das cidades mais ricas culturalmente. São inúmeros os festivais que envolvem tradições locais ao longo do ano. Para o turista, há boas praias e uma cidade com hospedagem considerada barata em relação às outras capitais do Brasil.

Fortaleza – A capital do Ceará é uma das que não faltam em qualquer turismo na região Nordeste, tanto em praias como em cidades importantes. A cidade traz como atrativos boas praias e locais famosos como a feira artesanal a beira mar que funciona todos os dias e o Beach Park, o maior parque aquático do Brasil.

Natal – A capital do Rio Grande do Norte é uma das cidades litorâneas mais visitadas do Brasil. Seus atrativos para turismo são suas dunas, o Morro do Careca que é possível descer e cair em uma pequena lagoa, a praia de Pipa e muitas outras famosas ao longo da sua região.

João Pessoa – As más línguas dizem que João Pessoa é uma cidade de Recife. A cidade paraibana tem muitos trabalhadores recifenses pela proximidade das duas cidades e por oferecer uma grande quantidade de emprego, já que é uma metrópole pequena e ainda possui muito para se expandir. A principal atração de João Pessoa é a praia de Tambaba, a única praia do Brasil que permite o nudismo. É isolada dos olhos dos curiosos e só se permite a entrada de pessoas totalmente sem roupa, em respeitos aos que são adeptos do nudismo e estão no ambiente.

Olinda – É a primeira capital de Pernambuco e famosa por possuir o maior carnaval de rua do Brasil. A cidade oferece mais de vinte praias próximas que podem ser visitadas com bons transporte público local.

Olinda

Olinda

Recife – Conhecida como capital do frevo, é a capital de Pernambuco e uma cidade com praias famosas. Temos próximas do centro local a praia de Porto de Galinhas e a de Boa Viagem, ambas conhecidas e famosas ao redor do mundo por suas belezas e por serem amplamente frequentadas o ano todo.

Maceió – A capital de Alagoas traz diversas boas praias para visitação. Uma delas é a Maragogi, que é um município próprio mas bem conhecido por ter uma vasta praia e de fácil acesso via Maceió.

Aracaju – A cidade é pequena mas nem por isso menos importante no Nordeste. A capital do Estado de Sergipe traz boas praias como a de Cuceira e Praia do Saco, todas com clima ameno e uma ótima pedida para descansar da agitação das grandes capitais.

Salvador – A capital da Bahia é amplamente conhecida ao redor do mundo por suas tradições como o Olodum, suas ladeiras e as baianas típicas que se vestem de vestido rodado posando para fotos. O carnaval de Salvador também é intenso e conhecido por seus trios elétricos que saem nas ruas em mais de cinco dias de festa no início do ano.

Vitória – A capital do Espírito Santo é uma das mais belas do Brasil. Possui ares de planejada e seus edifícios mostram o quanto ela é bacana tanto para visitar como para morar. É uma das mais caras também, tendo um alto valor de mercado de seus imóveis mas vale a pena o investimento dado a infra estrutura que o município oferece ao cidadão.

Rio de Janeiro – Não há cidade litorânea brasileira mais popular que Rio de Janeiro. A capital carioca já foi cenário de filme tradicional, animação, é conhecida no mundo todo e amplamente divulgada como cartão postal do Brasil. Na capital se pode conhecer os famosos Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a conhecidíssima praia de Copacabana, sendo “copa” para os íntimos.

Imagem de Amostra do You Tube

São Paulo – Apesar do que se valoriza nesta cidade litorânea é sua industrialização, São Paulo também é uma cidade de praias. Contudo, é sua zona urbana que chama mais a atenção pela boa quantidade de edifícios, empresas e uma noite agitada de muita festa e badalação.

Curitiba – A capital do Paraná é uma linda cidade e apresenta diversas coisas belas para se ver. É bela e adorada por seus moradores e traz como benefício de moradia, ser uma das mais seguras e urbanizadas do país. Chama a atenção por ser uma cidade com número baixo de zonas carentes e uma boa pedida para férias ou mudança permanente.

Florianópolis – Floripa para os íntimos é apenas uma das diversas praias frequentadas do Estado de Santa Catarina. O destaque do Estado mesmo é Blumenau, a cidade que sedia todos os anos a Oktoberfest e conhecida como a cidade brasileira mais alemã do país. Há ainda no mesmo Estado a Praia do Rosa, a praia Vermelha e outras que fazem o litoral catarinense ser bastante frequentado no verão por brasileiros e argentinos.

Porto Alegre – Lá na pontinha sul do país temos Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O clima frio faz da cidade ser um point da visitação, já que esta é a única cidade que possui a possibilidade de neve. O clima intensamente frio deixa a cidade um luxo para ser admirada e o bacana é que, sem querer, a cidade acaba abrindo possibilidades para os turistas que querem conhecer a neve, que não são poucos no país.

Um comentário

  1. adoro as cidades litorania do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>