Bairro Granja Do Torto

Granja Do Torto

É um bairro de Brasília, mais precisamente é localizado no distrito federal na área do Plano Piloto, que é região administrativa da cidade. É um dos bairros mais importantes da cidade, pois é onde se encontra o Residencial oficial do Torto. O local é parecido com zonas rurais, onde se encontra fazendas. É a residência do presidente da república apenas para fins de semana ou quando precisa de um local para relaxar e entrar em contato com a natureza, mas também já hospedou durante anos ex-presidentes.

Ao seu redor é possível encontrar uma granja nomeada torto, daí o nome do bairro ser Granja do Torto e também tem o fato de ser localizado ao redor uma fazenda chamada Fazenda Riacho Torto. Essa granja fornece para a região frangos, ovos, legumes e verduras. Essa área, hoje em dia, continua com o aspecto calmo do campo, o aroma de fazenda ainda faz presença por lá, mas o atual presidente não faz muito uso para a área, deixando-a apenas para os ex-presidentes residentes.

Em 2018 o governador do estado assinou um decreto que tem como objetivo tornar o local um instituto, com o nome “ Instituto Parque Granja do Torto”. Foi tomada essa decisão com base na modernização do local, melhorando a gestão. O Parque já existia no local e depois do decreto será administrado somente pelo instituto. O residencial onde permanece o presidente ainda não foi incluído ao decreto, mas tem sido uma das preocupações financeira, pois custa ao governo brasileiro cerca de R$840 mil por ano em contas para a manutenção do local.

É possível encontrar além da casa de campo, piscina, área de churrasco, um lago que foi criado artificialmente com um riacho, campo de futebol, uma quadra poliesportiva e também um heliponto para a locomoção do presidente. Essas áreas de lazeres são distribuídas em 37 hectares de terra e necessita de muitos empregados para fazer a mão de obra do local e mantê-lo com aspecto impecável.

Outras Sedes Residenciais Oficiais Em Brasília

O palácio da alvora é a sede oficial que o presidente reside desde 30 de julho de 1958. É um projeto do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e ele conseguiu destaque com essa obra, onde é considerada uma das mais belas da cidade. Nele é possível encontrar três andares, no primeiro andar encontramos locais onde podem receber pessoas para palestras, há também salões de jogos, a lavanderia do palácio e a parte administrativa do local. No térreo é o local onde o presidente usa para fazer pronunciamentos e manter contato direto com a população.

Palácio do Buriti teve sua inauguração em agosto de 1969, foi projetado pelo arquiteto brasileiro Nauro Jorge Esteves. Esse local é muito usado para efetuar reuniões dos presidentes com a câmara e fica na cidade de Buriti, mas também é considerada uma sede oficial do governo brasileiro, porém o presidente na época da inauguração não o utilizava como residência. É muito visitada por turistas devido a uma estátua da Loba Romana que é um presente de Roma para a inauguração do local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *